Dicas sobre carreira

Confira 3 passos para descobrir sua vocação profissional

outubro 8, 2021

Entre as principais dúvidas dos jovens e adolescentes está a de como escolher o curso certo ou uma faculdade para estudar. No entanto, antes mesmo de responder essa questão, é necessário descobrir a sua vocação profissional para garantir escolhas assertivas e uma carreira de sucesso.

Esse conhecimento vocacional é um passo importante, que facilita as tomadas de decisões futuras, relacionadas à área de atuação, curso e seleção da faculdade. Haja vista que, a instituição deve explorar ao máximo as capacidades dos estudantes para formar bons profissionais.

Pensando nisso, fizemos este artigo para ajudar você a descobrir a sua vocação profissional em 3 passos simples, porém, essenciais. Continue Lendo!

1. Tenha autoconhecimento

Para partir em busca da sua descoberta de vocação profissional é indispensável se conhecer bem. Algumas pessoas têm certas habilidades comparadas a outras, que podem ajudar a elencar algumas opções de carreiras. Inclusive, dentre essas habilidades se encontram alguns gostos pessoais que promovem mais prazer em determinada atividade.

Nesse sentido, faça uma autoavaliação, considerando tudo o que você faz com qualidade e, geralmente, tem algum reconhecimento por isso, como algo que colegas ou professores comentam, ou seja, o seu bom desempenho em determinada tarefa. É relevante levar em conta as atividades que mais ama fazer e que faria com facilidade todos os dias, assim como considerar o que mais detestaria fazer no dia a dia.

2. Mantenha-se por dentro das carreiras

As profissões, de modo geral, sofrem mudanças com o tempo, algumas mais e outras menos, porém, todas precisam se adaptar às novidades do mundo atual e se preparar para o futuro das novas gerações. Essa renovação faz com que algumas delas não fiquem extintas e que os profissionais continuem ativos no mercado. Contudo, muitos aspectos podem mudar ao longo dos anos.

Por isso, é tão relevante fazer pesquisas das profissões de mais interesse e entender a sua história na sociedade, ou seja, como ela surgiu, como era a atuação no passado, o que mais mudou de lá pra cá e o que se espera dos profissionais para os próximos anos. Essa contextualização lhe dá uma visão geral da carreira e possibilita você enxergar oportunidades ou aspectos que não são do seu interesse para o futuro.

3. Converse com profissionais da área

Por fim, mas não menos importante, converse com profissionais da área do seu interesse. Alguns estudantes ainda ficam em dúvida se preferem seguir nas áreas de humanas, biológicas ou exatas. Dessa forma, conversar com quem vivencia essas profissões diariamente pode ajudar na descoberta de sua vocação.

É interessante pautar alguns questionamentos mais pertinentes que lhe ajudem a se identificar ou não com a profissão e ouvir desse profissional como é a experiência na prática. Pode ser que vocês encontrem coisas em comum e isso deve ajudar na sua descoberta. Contudo, busque dialogar com diferentes especialistas para ter uma gama maior de opiniões.

De modo geral, esses passos vão ajudar bastante a descobrir a sua vocação profissional. Entretanto, para escolher o curso certo, considere as opções que acredita que mais vão lhe fazer feliz e buscar inovações na sua carreira. Além disso, analise as principais tendências do mercado, afinal, é relevante investir em profissões que tendem a crescer e ser valorizadas.

Agora que você já sabe os passos para descobrir a sua vocação profissional, que tal conhecer nossos cursos para ajudar na sua escolha?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.