Dicas sobre carreira

Vida profissional: por que é fundamental ter uma graduação?

setembro 5, 2019
vida profissional
Tempo de leitura 5 min
Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

A adolescência é marcada por mudanças e escolhas. O corpo já não é mais o mesmo e as provas escolares parecem estar a cada dia mais difíceis. Como se não bastasse, o vestibular está chegando e o jovem precisa fazer uma importante escolha: que carreira seguir? Escolher um curso universitário será o primeiro e mais importante passo dado na construção da sua vida profissional.

É importante lembrar que uma carreira é construída dia após dia. Mesmo os profissionais mais consolidados não devem ser considerar “seguros”. Para seguir o caminho do sucesso, é importante manter os padrões de qualidade e, para isso, a atualização constante é de extrema importância. Para “começar bem”, é necessário cursar uma graduação, que tornará você um especialista no assunto escolhido.

Se você está nessa fase e ainda se sente perdido quanto ao que fazer para se tornar um bom profissional, acompanhe nossas dicas.

O que é preciso para começar sua vida profissional? 

Como dissemos, o primeiro passo para iniciar a vida profissional é a escolha. É importante não se sentir pressionado a seguir a profissão que seus pais desejam para você, se ela não for ao encontro de seus reais interesses. Lembre-se de que você passará a vida toda trabalhando com o que escolher e, se estiver infeliz com o trabalho, dificilmente conseguirá ser um profissional completo.

Uma vez escolhida a profissão, é hora de buscar uma universidade para cursá-la. A qualidade do ensino deve ser levada em conta na hora de fazer essa escolha. Buscar faculdades que ofereçam diferenciais aos seus alunos é importante para se tornar um profissional de destaque. Todos os mercados são concorridos hoje em dia e as melhores posições ficam com os melhores profissionais. O curso universitário é o primeiro passo para fazer parte desse grupo.

Qual é a importância da graduação na vida profissional? 

vida profissional

Ser graduado já é, por si só, um grande diferencial para o profissional de hoje. O curso universitário traz muitas vantagens a partir do momento em que se ingressa no mercado de trabalho. Podemos, inclusive, citar algumas.

Acesso a oportunidades

Seja qual for o segmento, as empresas de hoje estão mais exigentes. O curso universitário se tornou uma obrigatoriedade para ocupar os melhores cargos. Você pode até conseguir trabalho se não for graduado, mas estará fadado a permanecer em posições de auxiliares ou assistentes, sem grandes chances de se desenvolver.

Possibilidades de crescimento

O desejo de todo profissional é crescer. Afinal, ninguém quer ficar estagnado, não é mesmo? Quem é graduado tem acesso a mais oportunidades de crescimento. Pode ser que, mesmo depois de formado, você comece a trabalhar em uma posição secundária. Entretanto, assim que surgirem as promoções internas na empresa, você terá acesso a elas, o que não acontece com profissionais de nível técnico.

Além disso, você pode se manter atento a novas oportunidades também em outras empresas. Quanto maiores as exigências para ocupar um cargo, melhores os salários, as responsabilidades e as possibilidades de crescimento pessoal e profissional. E, entre essas exigências está, sem dúvidas, o curso universitário.

Poder de escolha

O profissional graduado pode escolher onde atuar. Ele não depende de um cargo que o aceite em nível técnico. É como se todas as possibilidades do mercado se abrissem à sua frente e ele pudesse decidir por aquela que mais o completa. Além disso, basta fazer uma pós-graduação, para especializar-se em uma vertente da profissão escolhida.

Como desenvolver sua vida profissional de sucesso? 

É claro que o desenvolvimento na vida profissional não é uma “receita de bolo”, na qual basta seguir um passo a passo e o sucesso estará garantido. Como dissemos, a graduação é apenas a primeira etapa. Para ser um bom profissional, você também vai precisar de outros ingredientes. Quer exemplos?

Investimento

Você precisa estar disposto a investir em você, na sua formação. E isso não se resume ao curso universitário. Os melhores profissionais são aqueles que desejam aprimorar a si mesmos. Sendo assim, além dos estudos, você deve estar pronto para aceitar desafios a cada dia. Os estágios também são uma forma de investir em si mesmo, no seu aprendizado, ainda que o salário não seja atraente na maioria das vezes.

Desenvolvimento

Não pense que a sua vida de estudante acaba após a graduação. Nem mesmo a pós-graduação marca o fim da necessidade de continuar estudando. O bom profissional está sempre atento a tendências e mudanças no mercado da sua profissão e se mantém atualizado.

Por essa razão, cursos de especialização e reciclagem são sempre bem-vindos. Além disso, esteja sempre disposto a aprender em seu ambiente de trabalho. Lembre-se de que a prática é uma das melhores formas de conquistar a excelência.

Autoconfiança

Se você não confiar em si mesmo, como vai convencer as outras pessoas de que é bom o suficiente para ocupar determinado cargo? Por essa razão, a autoconfiança precisa ser desenvolvida durante a sua formação profissional. A escolha de uma faculdade que oferece ensino de qualidade é o primeiro passo para se sentir mais seguro e confiante.

Como a Faculdade da Polícia Militar pode te ajudar? 

A Faculdade da Polícia Militar busca oferecer sempre o melhor a seus alunos. Nossos cursos estão em constante revisão, para que os profissionais aqui formados já saiam atualizados e prontos para ingressar no mercado. Trata-se, portanto, de uma forma inteligente de começar a sua vida profissional.

O fato de ser uma faculdade militar não significa que ela se aplica apenas às pessoas que desejam seguir carreira nesse segmento. A carreira civil também é possível a partir das nossas formações. Porém, os moldes de ensino, ética e valores seguem os padrões militares, aliados a inovação e empreendedorismo. E o direcionamento para quem, de fato, busca atuar na Polícia Militar, acontece naturalmente.

Como se pode ver, a vida profissional passa por várias etapas e é preciso garantir a qualidade em cada uma delas. Estudar em uma boa faculdade é, sem dúvida, um grande passo rumo ao sucesso.

Se você deseja começar bem a sua vida profissional, entre em contato conosco e conheça nossos cursos.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário