Dicas sobre carreira

Como funciona o vestibular agendado e quais são as vantagens?

maio 24, 2019
vestibular agendado
Tempo de leitura 5 min

Não é fácil se organizar para fazer provas e participar de processos seletivos. Conciliar estudos, datas e horários diferentes para os exames pode ser desgastante, além de um enorme desafio. Por isso, muitas faculdades já aderiram ao vestibular agendado.

Estudantes que precisam trabalhar ou que têm outros compromissos que os impedem de flexibilizar o horário sofrem ainda mais com as provas que acontecem apenas uma ou duas vezes por ano. Quem tenta vários vestibulares também pode enfrentar problemas de ter dois processos seletivos no mesmo dia.

Se você está em alguma dessas situações, o vestibular agendado pode ser uma ótima solução. Continue a leitura deste post e entenda o que é e quais são as vantagens dessa modalidade de seleção!

O que é o vestibular agendado?

Os vestibulares agendados são muito parecidos com os tradicionais. Trata-se de uma prova na qual são cobrados assuntos referentes aos estudados durante o Ensino Médio. No geral, o número de perguntas e a estrutura das questões não diferem de outros exames.

A principal mudança é que essa prova pode ser marcada para o dia e o horário mais adequados para o candidato. Em alguns casos, também é possível escolher o local no qual a seleção será realizada.

Isso permite uma melhor organização dos horários, sem a necessidade de perder outros compromissos. Portanto, o recurso é muito importante para estudantes que trabalham ou moram em outras cidades e precisam viajar para realizar a prova.

vestibular agendado

Quais são as principais características do vestibular agendado?

Essa modalidade de prova acontece de acordo com as necessidades dos candidatos, ou seja, eles escolhem a melhor data e hora para fazer a prova. No geral, o exame é composto por questões de todas as disciplinas do Ensino Médio e uma redação. As perguntas costumam ser de múltipla escolha — ou seja, você deve marcar apenas uma opção correta.

O método varia de acordo com a instituição de ensino. Para saber como se preparar para a prova, consulte a secretaria ou o site oficial da faculdade e procure entender como funciona o processo. Outra dica importante é ler, com atenção, o edital de cada prova que você for fazer — dessa forma você recebe informações úteis sobre o processo de seleção.

É importante conferir, também, se a faculdade conta com um monitor que aplica as provas. Esse processo é necessário para evitar fraudes e garantir que tudo ocorra de maneira confiável.

O vestibular agendado é um diferencial, o que torna a seleção simplificada e permite que você tente outros exames pelo país. O processo representa uma forma de ingresso mais moderna, pois basta o interessado acessar o site ou ligar para a instituição, agendar a prova de acordo com as suas necessidades e comparecer na data marcada para fazer a avaliação.

Ao chegar ao local, o candidato será recebido por uma equipe especializada e conduzido até uma sala com ambiente tranquilo, sem estresse e outros incômodos sentidos pelos alunos que optam pelo vestibular tradicional.

Quais são as vantagens de optar por essa modalidade?

Entenda por que o vestibular agendado é uma das soluções mais interessantes para diversos perfis de alunos.

Liberdade de escolha

O principal benefício dos vestibulares agendados é a liberdade de escolher o melhor dia e horário para fazer o exame de seleção. Em muitos casos, as instituições marcam suas provas para as mesmas datas, a fim de impossibilitar os candidatos a participarem dos processos de faculdades concorrentes.

Com o agendamento, o futuro graduando pode montar seu próprio calendário de avaliações e evitar conflitos nas datas dos vestibulares que deseja fazer. Além disso, é possível tentar mais faculdades e aumentar as chances de conseguir uma vaga em um curso superior. Uma dica é escolher o horário em que você fica mais concentrado para ter melhor desempenho.

Mais tempo para estudar

O vestibular agendado pode ser feito depois das provas tradicionais. Com isso, você tem a grande vantagem de poder se preparar melhor para o exame. Aproveite o tempo extra para rever ou se aprofundar em algum conteúdo importante. Também é possível buscar questões do exame anterior e tentar solucioná-las no tempo determinado.

Assim, esse período adicional pode ser essencial para você sanar todas as suas dúvidas, conhecer mais o estilo da prova e o que a instituição gosta de cobrar. Isso garante mais tranquilidade e confiança para realizar o exame.

Prova com o mesmo nível de dificuldade

Talvez você imagine que, por ter mais tempo para aprender e ser uma prova agendada, o nível de dificuldade do exame seja maior ou que seja necessário estudar mais conteúdos. No entanto, as faculdades não tentam dificultar o processo seletivo apenas porque você escolheu essa modalidade de ingresso.

Esse tipo de vestibular tem o objetivo de facilitar a vida de quem tem pouco tempo disponível, por isso a prova mantém o grau de complexidade dos outros vestibulares. Sendo assim, é necessário estudar para as mesmas disciplinas do método tradicional.

Resultados mais rápidos

Os vestibulares tradicionais costumam demorar muito tempo para divulgar a lista de selecionados para as vagas. Isso causa ansiedade e impaciência em muitos candidatos. Por outro lado, as provas agendadas podem ser corrigidas mais rapidamente.

Em alguns casos, o resultado pode sair até poucos minutos depois da prova. Isso evita sentimentos de preocupação e angústia, permitindo que o vestibulando tente de novo ou comece a planejar seus próximos passos.

Completa autonomia

Todas essas vantagens dão mais autonomia para o futuro universitário. Afinal, o próprio aluno determina quando quer fazer a prova e elimina contratempos que possam surgir no dia. Isso evita atrasos e permite que você faça a prova com mais tranquilidade.

Aproveite a oportunidade também para organizar a agenda e a rotina de estudos. Dessa forma, a chance de ter sucesso e conquistar uma vaga no curso é ainda maior.

O vestibular agendado é uma modalidade muito utilizada por cursos de graduação. Ele dá a oportunidade dos próprios alunos se organizarem para conquistar uma vaga. Por isso, vale a pena escolher o melhor dia e horário e marcar o seu exame.

Se você se interessou pelo vestibular agendado e quer ter mais uma chance de ingressar em uma faculdade de ótima qualidade, não deixe de marcar a sua prova conosco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário