Dicas sobre carreira

Transformação digital: o que é e como se preparar?

outubro 29, 2019
transformação digital
Tempo de leitura 5 min

O mundo corporativo e o mercado de trabalho sempre foram dinâmicos e sofreram mudanças ao longo do tempo. No entanto, o que faz da transformação digital uma grande revolução é a velocidade.

A digitalização permitiu o rompimento de barreiras de tempo e espaço. Assim, fomos todos afetados pelas novas formas de consumo, comunicação, entretenimento e, claro, as empresas e o mercado também foram, pelas novas formas de negócio e trabalho.

Diante desse cenário, é essencial se preparar para a transformação digital e, neste post, vamos explicar como você pode fazer isso. Acompanhe!

O que é transformação digital?

Ao contrário do que muitos pensam, transformação digital não é a substituição do trabalho humano pelas máquinas e nem é só tecnologia. Trata-se de algo que vai muito além!

É fato que foram as novas tecnologias que permitiram esse cenário e que elas desempenham um papel central nele, mas a ideia de transformação digital engloba uma mudança na cultura das empresas, e no mundo corporativo como um todo, demandando também um novo mindset dos profissionais.

Ela advém do uso de ferramentas digitais na execução de tarefas, modificando os mais diversos processos em todos os setores de uma empresa, mas não isoladamente, e sim com um propósito de criar inovação e levar mais facilidade e conveniência ao consumidor.

Trata-se de uma mudança profunda na estrutura de uma organização, por meio da associação de tecnologias e formas de trabalho disruptivas. Isso resulta em modelos novos de negócio, favorecendo um novo perfil profissional e até novas profissões.

É evidente que a transformação digital impacta diretamente o mercado de trabalho — novas funções surgem, enquanto outras perdem a razão de existir. É a tecnologia transformando carreiras e profissões. É preciso estar preparado para ela!

Como se preparar para a transformação digital?

Dessa maneira, se a forma como as empresas se organizam mudou, naturalmente a forma como as pessoas exercem suas funções também, o que criou uma demanda por novas habilidades profissionais. Hoje, o mercado procura um profissional multidisciplinar, porém especialista na sua área, o que significa que a formação não é mais suficiente.

É preciso desenvolver habilidades e competências adicionais, pois é a partir delas que os profissionais são alocados em trabalhos e projetos. Destacamos aqui algumas delas!

Tenha um mindset de crescimento

Antigamente havia a crença de que era preciso sorte e talento para ser bem-sucedido, no entanto, com a velocidade do mundo digital, são aqueles que têm uma mentalidade progressiva que estão se destacando. Mas afinal, o que é mindset de crescimento? Ele se baseia na premissa de que todos nós somos capazes de nos desenvolver por meio do esforço e da experiência.

Assim, ter um mindset de crescimento é não se acomodar e estar em constante busca pelo aprimoramento, ser apaixonado por aprender. E o que isso tem a ver com a transformação digital? A inovação exige mais do que tecnologia, é necessário mudar a forma de pensar e de fazer as coisas.

Powered by Rock Convert

Trabalhe suas habilidades analíticas

Processos operacionais mecânicos e repetitivos estão sendo engolidos pela digitalização, o que é extremamente benéfico para as empresas, que otimizam suas rotinas operacionais e liberam seus profissionais para funções mais estratégicas. Com isso, diminui a demanda pelo perfil reativo, executor, e aumenta a busca por profissionais pró-ativos e com capacidade analítica.

Afinal, a tecnologia precisa estar alinhada aos objetivos de negócio e os dados obtidos automaticamente precisam ser corretamente analisados para que se transformem em vantagem competitiva para as empresas.

Busque o pensamento empreendedor

Muito se fala sobre a tal mentalidade de dono, ou pensamento empreendedor. Essa não é uma habilidade requerida apenas para quem quer comandar o próprio negócio; ela é bastante valorizada pelas empresas, que buscam funcionários com esse perfil.

Um colaborador empreendedor é aquele que busca melhorias para o seu trabalho, tanto formas de realizar suas tarefas da melhor maneira como de fazer com que isso efetivamente impacte o resultado final entregue ao cliente. Tem mentalidade de dono aquele que assume a responsabilidade de contribuir, com ideias inclusive, para o sucesso da empresa.

Atualize-se sobre as tendências de mercado

Em tempos de avanços tecnológicos, é muito importante ser um profissional antenado com o que acontece no mercado, afinal a cada dia surgem novas ferramentas e recursos. É fundamental saber o que tem funcionado em outras empresas do mesmo ramo e que pode ser implementado na realidade da sua empresa, por isso o benchmarking é um método tão utilizado.

No campo da tecnologia é preciso ir além do básico e atualizar-se não só sobre o que está implementado, mas também sobre o que está em desenvolvimento — inteligência artificial, automação inteligente, sistemas cognitivos, tecnologias vestíveis.

Não pare de estudar

Outro ponto crucial da transformação digital é que ela não para. Esqueça aquele modelo de trabalho em que após um certo tempo de experiência você deixa de absorver conhecimento para apenas passar sua experiência para os outros.

Em um mundo dinâmico e em constante inovação, mesmo os mais experientes profissionais sempre têm algo novo a aprender, uma nova ferramenta, metodologia ou forma de trabalhar. Design Thinking e SMART são algumas das metodologias em voga na atualidade, mas neste momento outras estão surgindo e quem não acompanhar ficará para trás.

Com isso, fica claro que, além de todas essas habilidades, a chave para se preparar para a transformação digital é a incessante busca pelo conhecimento, sem nunca deixar de estudar.

Como um movimento que vai além da tecnologia, a transformação digital afeta a forma como as empresas se estruturam, como se relacionam com seus clientes, como interagem com o mercado e como pensam suas estratégias de crescimento.

Assim, muda também a forma como esperam que seus funcionários realizem seus trabalho, exigindo do profissional de hoje e do futuro uma gama de habilidades específicas, como mentalidade empreendedora, capacidade analítica, mindset de crescimento, dentre outras. E são os profissionais mais preparados para a transformação digital que vão se destacar.

Se você curtiu este conteúdo, assine a nossa newsletter e receba por e-mail nossas novidades e muito mais informação sobre educação, formação profissional e dicas sobre carreira.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário