Dicas sobre carreira

Transferência de faculdade: quando fazer e como funciona a da FPM?

outubro 8, 2019
transferência de faculdade
Tempo de leitura 5 min

Fazer a transferência de faculdade é uma oportunidade para quem está insatisfeito com a instituição de ensino de origem, ou quer ficar mais perto para diminuir o deslocamento para o trabalho ou residência.

Além disso, outros motivos podem ser decisivos, como o elevado valor da mensalidade, o corpo docente pouco qualificado e a infraestrutura precária de laboratórios e bibliotecas.

O processo de transferência é simples: basta reunir a documentação necessária na escola de origem e solicitar outras informações na faculdade em que deseja manter a continuidade dos estudos até a formatura.

Por isso, se quiser saber como fazer a transferência de faculdade e como funciona na FPM, não deixe de ler este post!

O momento certo de fazer a transferência de faculdade

Decidir por fazer uma faculdade já é um grande passo, uma vez que a escolha por uma graduação já implica desistir de outras opções. Solicitar a transferência pode ser algo bem mais simples se comparado ao primeiro passo.

Por isso, independente dos motivos para mudar de faculdade, o aluno deve entender que não existe um momento certo para fazer a transferência, mas, quando acontece nos primeiros períodos, costuma ser menos traumática.

Isso porque a transferência de faculdade em períodos próximos da formatura pode atrapalhar a finalização do curso, principalmente devido às diferenças de matriz curricular, carga horária e tipos de estágios exigidos entre as instituições de ensino.

Além disso, no final do curso é comum a elaboração do trabalho de conclusão de curso, o que pode dificultar a conciliação com as disciplinas.

Portanto, o aluno deve observar se, nos primeiros quatro semestres, a faculdade o está motivando com novos conhecimentos, práticas de ensino diferenciadas, laboratórios e campos de estágios favoráveis, caso contrário é crucial buscar alternativas.

Por que fazer a transferência de faculdade

Os motivos podem ser pessoais e logísticos e impactar significativamente a vida do aluno. Além dos propósitos já mencionados, o estudante opta por solicitar a mudança para outra faculdade devido ao horário de aula.

Para aqueles que não se adaptam ao horário vespertino ou sentem muito sono no período da noite, é fundamental pensar na transferência para obter o máximo de aproveitamento nas disciplinas cursadas.

Esse fator pode ser, inclusive, o motivo da desistência do curso, e talvez a transferência para outra faculdade possa facilitar a organização da rotina escolar e a consequente melhoria do cotidiano do estudante.

Outros preferem pela mudança de escola, pois estão engajando em um novo emprego ou estágio que seria incompatível com o horário de aula na instituição de origem e, como essa oportunidade profissional é valiosa, a transferência é uma ótima alternativa.

Alguns estudantes também solicitam a transferência de faculdade pela possibilidade de financiamento, um dos fatores positivos para manter o indivíduo no sonho por um diploma de graduação.

Esse pode ser um dos pontos positivos para a nova faculdade, visto que o pagamento da mensalidade pode ser um desafio frente às outras despesas escolares, como aquisição de livros e aplicativos.

Atenção a todos os processos para transferência de faculdade

Após a verificação dos prós e contras dessa decisão, o aluno deve procurar a secretaria da instituição de origem, manifestando esse desejo e solicitando a documentação necessária para dar entrada na faculdade escolhida.

Alguns processos podem variar entre as faculdades, mas a realização da matrícula é condicionada à apresentação dos documentos de identificação, comprovação de endereço e das obrigações legais (título de eleitor).

Também são requeridos o histórico e a ementa das disciplinas cursadas a fim de comparar a carga horária, bem como uma declaração de conduta escolar, aquela relacionada a comportamentos dos alunos nesse ambiente.

Como escolher a faculdade da transferência

transferência de faculdade

Uma vez que o aluno está insatisfeito com a escola de origem é importante que ele escolha faculdades com condições melhores de estudo e prática profissional. Nesse sentido, vale a pena buscar referências sobre a faculdade.

Também é interessante averiguar sobre o credenciamento da faculdade no Ministério da Educação, o ranqueamento perante as demais faculdades e a aceitação dos futuros formandos no mercado de trabalho.

Outro ponto fundamental é conversar com amigos e parentes que conhecem estudantes que cursam essa faculdade e quais são as impressões sobre os processos, os professores e os serviços diferenciados. Os campos de estágios curriculares e extracurriculares devem ser avaliadas.

Saiba como funciona a transferência na FPM

Atualmente, a instituição de ensino está facilitando o processo de transferência do novo aluno, porém é preciso ficar atento para não perder o prazo, que geralmente acontece no início dos semestres.

Durante esse período, o aluno interessado deve apresentar fotocópia e original do CPF, documento de identidade, título de eleitor e comprovante de comparecimento nas eleições ou de justificativa, certidão de nascimento ou casamento (ou da averbação em caso de divórcio).

Também é exigida a certidão de conclusão do ensino médio, certificado de reservista (homens) e comprovante de endereço para efetuar o cadastro e formalizar a matrícula na escola escolhida.

O histórico escolar é um dos documentos que facilitarão o processo de aproveitamento dos estudos, isentando o aluno de frequentar disciplinas já cursadas na instituição de origem. Após o deferimento das disciplinas cursadas na instituição de origem, o aluno optará por se matricular naquelas que ainda não frequentou considerando as disciplinas previstas na matriz curricular.

Portanto para que o estudante possa ingressar na FPM além das documentações apresentadas acima é preciso disciplina, organização e comprometimento para se dedicar até a formatura.

Fazer transferência de faculdade é um passo importante e necessário quando a instituição de origem não oferece condições ideais de ensino, ou quando a logística da mudança impactará positivamente no aspecto pessoal e profissional do estudante. O importante, além da escolha de uma faculdade melhor, é a dedicação em prol do desejo de concluir a tão sonhada graduação.

E você, ficou interessado em solicitar a transferência para a FPM? Então, veja a documentação necessária!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário