Dicas sobre carreira

4 dicas imperdíveis para trabalhar em casa

Maio 8, 2020
trabalhar em casa
Tempo de leitura 6 min

Trabalhar em casa tem sido a estratégia para diversos tipos de serviços, incluindo o segmento da educação. No entanto, ainda é um desafio para muitos indivíduos fazer o home office.

Isso acontece devido à frustração entre a expectativa de estar livre do ambiente das grandes corporações com a realidade de necessitar de mais disciplina, postura, inteligência emocional e organização para não perder a produtividade.

Soma-se a isso o fato de conciliar os afazeres domésticos com a possibilidade de interagir frequentemente com os demais habitantes da casa e perder o foco do trabalho em casa.

Contudo, executar atividades profissionais no conforto da residência é uma excelente oportunidade de amadurecimento pessoal e familiar. Por isso, selecionamos para você algumas dicas imperdíveis. Leia agora!

Conheça os benefícios de trabalhar em casa

As tarefas profissionais executadas a distância apresentam muitos benefícios , a começar pela redução de custo e tempo com deslocamento, diminuição do gasto com refeições realizadas fora de casa, investimento em vestuário, entre outros.

Para alguns indivíduos, é interessante também do ponto de vista de ficar mais tempo com a família, menor possibilidade de desenvolver estresse nas relações trabalhistas presenciais e possibilidade de conciliar com outras atividades que melhorem o bem-estar físico e emocional.

Veja a seguir outros benefícios de trabalhar em casa.

Conforto

Quando se tem oportunidade de trabalhar em casa, a primeira vantagem que vem à cabeça é o conforto, que vai desde a escolha da iluminação do ambiente até o tipo de poltrona para essa finalidade.

Também é possível observar a eliminação dos transtornos com o trânsito intenso, assim como os sons perturbadores das áreas comerciais e até mesmo o nível de estresse desenvolvido no ambiente de trabalho.

Outro fator importante, mas que deve ser considerado conforme as regras estabelecidas com a gerência, é o horário de trabalho. Em alguns casos, é possível iniciar as atividades a qualquer hora do dia, desde que as metas diárias sejam cumpridas.

Praticidade

A praticidade é outro aspecto bem avaliado por aqueles que desejam fazer home office ou já se acostumaram com essa modalidade de serviço. Todavia, esse quesito carece de organização e disciplina do trabalhador.

As rotinas serão práticas e otimizadas se o indivíduo fizer um planejamento do preparo das refeições, destinar um horário para as tarefas domésticas e fizer acordo com os demais moradores sobre a rotina da casa.

A disciplina é outro ponto fundamental para alcançar a praticidade no cotidiano home office, pois as metas profissionais e pessoais devem ter um equilíbrio para não sobrecarregar os funcionários que trabalham em casa.

Novas perspectivas

Muitas pessoas optam pelo teletrabalho quando vislumbram outras oportunidades dentro da empresa, fator que pode ser um diferencial tanto pelo amadurecimento do profissional quanto pelo desenvolvimento de outra atividades.

Outros indivíduos escolhem essa modalidade de serviço devido à mudança na estrutura familiar, como a chegada de um novo membro, adoecimento dos familiares idosos ou limitação provisória para se deslocar ao trabalho.

Powered by Rock Convert

Em todas as situações, é possível visualizar boas perspectivas do home office e como isso será providencial naquele momento, funcionando também como um teste de compatibilidade do indivíduo com o serviço virtual.

Dicas para trabalhar em casa

Definidos pelo teletrabalho com a empresa, os indivíduos nessa situação precisam desenvolver ou aprimorar algumas habilidades. Veja quais são elas.

1. Escolha um ambiente apropriado

O indivíduo em home office deve ter um ambiente apropriado para executar adequadamente suas funções. Isso significa destinar ou adaptar um cômodo da casa para essa finalidade.

Em algumas situações, a empresa fornece todos os equipamentos e acessórios para montagem do home office enquanto em outras apenas é estabelecido um recurso financeiro inicial para aquisição de computadores e móveis de escritório.

De qualquer forma, é imprescindível transformar o ambiente para fins profissionais, com iluminação adequada, ventilação apropriada, decoração condizente com a proposta, entre outras questões.

2. Defina o horário de trabalho

Muitos indivíduos que trabalham em casa se sentem vigiados por eles mesmos e frequentemente ultrapassam o horário acordado com a gerência, causando transtornos profissionais e desentendimentos pessoais na família.

Por isso, é fundamental organizar a rotina e definir o período de trabalho condizente com as tarefas que devem ser entregues no horário comercial ou aquelas que serão desenvolvidas ao longo dos dias de atividade profissional. Em algumas situações, é importante que o profissional planeje também seu horário de estudos.

Para tanto é aconselhável estabelecer o tempo médio que será gasto para cada atividade do dia, considerando o intervalo para refeições e, ao finalizar todas as responsabilidades, deve-se “fechar” o escritório até o dia seguinte.

3. Evite distrações

Como vivemos em um mundo tecnológico, existem diversos aparelhos que podem nos informar a todo momento as principais notícias, verificar mensagem nos grupos de aplicativos ou dar dicas de eventos interessantes.

Soma-se a isso que o fato de trabalhar em casa permite distração dos filhos, dos animais de estimação e tantas outras situações cotidianas que influenciarão constantemente a eficiência das atividades.

Por isso, é essencial, para conciliar trabalho e tarefas domésticas, determinar evitar essas distrações fazendo acordo com os familiares ou mantendo-se distante no ambiente do escritório para que isso não comprometa os prazos dos compromissos profissionais.

4. Estipule metas

A regularização do teletrabalho varia conforme as atividades e o porte da empresa, por isso não existe uma regra aplicável a todos os segmentos. Enquanto alguns trabalhos são avaliados por contatos virtuais com fornecedores e atividades no software específico, outros prezam pela produtividade nos estudos para o desenvolvimento pareceres técnicos.

Se as metas forem requisitos a serem avaliados pelo empregador, recomenda-se que o indivíduo se organize de forma a cumpri-las conforme as orientações da gerência imediata.

Contudo, se não existir essa recomendação, é aconselhável que o trabalho em casa seja avaliado mediante uma comparação de produtividade nos dois ambientes já vivenciados pelo funcionário. Se o teletrabalho estiver aquém das expectativas, é fundamental rever os elementos influenciadores e verificar formas resolver esse problema.

Trabalhar em casa pode ser tão ou mais produtivo que as atividades no ambiente da empresa. A partir do momento em que se conhecem os benefícios e a oportunidade de teletrabalho seja concretizada, é interessante estabelecer um ambiente apropriado dentro da residência bem como regras de convívio com os demais habitantes para que o processo flua conforme as expectativas de todos.

E você, gostou do nosso texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a disseminar informações interessantes!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário