Dicas sobre carreira

Por que vale a pena trabalhar com educação? Descubra neste post

janeiro 28, 2020
trabalhar com educação
Tempo de leitura 6 min

É bem provável que em algum momento de sua trajetória escolar, você tenha pensado na possibilidade de trabalhar com educação. Pode ser até que você tenha percebido um aumento considerável no número de profissionais e que novos formatos que surgem a cada ano na educação digital, refletindo se realmente vale a pena investir nessa área. Acertamos?

Nas próximas linhas, você vai conhecer as principais vantagens do mercado educacional atual, opções de carreira, empregabilidade, áreas de atuação e o que você precisa fazer para se destacar de forma estruturada e profissional. Vamos abordar também os desafios e as diferenças da educação no mundo digital e no mundo off-line.

Quer saber mais sobre essa profissão que vai muito além das salas de aula? Então se prepare que é sobre isso que nós vamos falar neste post.

Quais são as principais vantagens da área?

O mercado educacional é um dos mais versáteis que existe. É possível atuar desde a educação infantil até o ensino universitário. Mas você sabia que, além dessas áreas já conhecidas, também é possível diversificar e se destacar em outras bem menos concorridas?

Essa é a primeira vantagem da área: as diversas opções de carreira que ela oferece. Vamos conhecê-las?

Educação corporativa

A educação corporativa atua com treinamentos dentro de empresas. Geralmente são de curta duração e com foco no desenvolvimento de habilidades específicas para seus colaboradores.

É uma excelente oportunidade para o profissional formado em pedagogia, por exemplo, e que tenha conhecimento em áreas correlatas à atuação empresarial.

Gestão escolar

Outra área que também oferece muitas oportunidades, mas que ainda está dentro daquilo que conhecemos por educação, é a gestão escolar, ou seja, todo o trabalho administrativo das escolas, preparação de projeto pedagógico, e até mesmo questões disciplinares estão envolvidas nessa área.

Organizações não governamentais (ONGs)

As ONGs são entidades sem fins lucrativos e que atuam nas mais diversas áreas sociais — uma delas é a educação. O profissional que escolher essa opção, poderá elaborar projetos educacionais focados em melhorar a qualidade do ensino nas regiões mais carentes.

Editoras

Outra boa opção e que muita gente nem sabe que existe, é o trabalho nas editoras. Afinal, os livros, apostilas e boa parte dos materiais utilizados em sala de aula precisam de alguém que faça todo esse trabalho de pesquisa, elaboração e a escrita em si, para que ele possa exercer seu papel primordial: apoiar o educador e seus alunos.

É possível, ainda, atuar em diversas outras áreas e carreiras na educação. Isso é definido a partir do autoconhecimento de seus dons, habilidades e vontades. Pode ser que você tenha um talento nato para o ensino, mas que não queira trabalhar dentro de uma sala de aula. Talvez você tenha perfil para trabalhar com a educação digital. Vamos falar sobre isso daqui a pouco.

Outra vantagem do trabalho com educação é a alta taxa de empregabilidade. Em um estudo recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível notar uma alta de 37,5% no crescimento de empresas ligadas à educação entre os anos de 2013 a 2017. Ou seja, mais oportunidades para os bons profissionais do mercado.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Como se preparar para o trabalho com educação?

trabalhar com educação

Vantagem é o que não falta para o profissional bem preparado e disposto a desenvolver seus talentos. Mas é necessário mais que boa vontade, é preciso saber o que fazer e como fazer. Por esse motivo, preparamos uma sequência de informações valiosas que vão te auxiliar nesse processo de preparação. Vamos lá?

Escolher bem uma graduação

Escolher uma boa graduação, bem como uma instituição de ensino que preza por qualidade, é essencial para o seu sucesso profissional. Analisar se o curso é bem-conceituado, quem são os professores e suas habilitações, e a matriz curricular do curso, pode fazer toda a diferença depois, no momento de iniciar sua carreira.

Realizar um plano de carreira

Tenha um plano de carreira que funcione para você! Anote todas as informações e crie um roteiro do que é necessário fazer para alcançar seus objetivos. Qual a área escolhida por você, segmento de atuação, qual o seu perfil profissional e de seus futuros alunos e até mesmo locais em que você almeja trabalhar.

Aperfeiçoar-se em um segundo idioma

Não é de hoje que ter um segundo idioma é fator decisivo de contratação. Mas esse conhecimento não envolve apenas causar uma boa impressão, não! Ele pode abrir portas e trazer oportunidades incríveis para a sua carreira. Quem sabe até palestrar em uma universidade estrangeira ou grande empresa internacional?

Principais desafios e com superá-los

Claro que, como em toda área, a educação também tem seus desafios, mas é possível superá-los tendo alguns cuidados em sua preparação.

Já sabemos que o mercado é amplo, diverso e com boa aceitação de novos profissionais, até porque a demanda é grande. Ao mesmo tempo, isso provoca um aumento na concorrência: mais vagas, mais profissionais disputando essas mesmas oportunidades. Tendo isso em mente, fica mais fácil se preparar para esses desafios.

As dicas anteriores são ótimos exemplos de como fazer isso. Uma boa graduação conta muitos pontos. Um plano de carreira bem elaborado direciona seus passos. Um segundo idioma te coloca à frente. Quer mais? O próximo tópico pode te ajudar. Olha só!

Como se destacar no mercado de trabalho?

O profissional na era digital

A era digital veio e ficou. A educação tecnológica criou uma nova geração sedenta pelo novo, o que permite ao educador passar da sala de aula para as telas dos smartphones. Alguns deles, faturando alto com o seu trabalho na internet.

O ensino tradicional e a carreira

A carreira no ensino tradicional também sofreu algumas alterações — e isso é algo bom. Com a crescente demanda por tecnologia e inovação, o profissional que levar o digital para a sala de aula de forma sistemática e bem elaborada, terá papel de destaque na profissão.

E então, trabalhar com educação é para você? Vamos relembrar alguns pontos para não deixar dúvidas:

  • inúmeras áreas e carreiras;
  • alta empregabilidade;
  • oportunidades para vários tipos de perfis;
  • possibilidade de ganhos acima da média para os que se destacarem.

Agora ficou ainda mais fácil decidir, não é?

Se você gostou, compartilhe esse post em suas redes sociais. Assim, você já ajuda aquele amigo ou amiga que também está em dúvida se trabalhar com educação é realmente uma boa opção. Nós já sabemos a resposta!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário