Dicas sobre carreira

Conheça os 7 tipos de aprendizagem e identifique o seu

abril 17, 2020
tipos de aprendizagem
Tempo de leitura 6 min

Saber identificar os tipos de aprendizagem pode ser determinante para que você estude de maneira satisfatória e consiga pensar em um futuro profissional promissor.

Antes de chegar ao curso superior, existe um longo caminho a percorrer — e a superação de todas as etapas que nele aparecem. Esses períodos exigem práticas de estudos adequadas.

Descobrir as habilidades que existem em você é algo que auxiliará seus estudos. Essas características podem — e devem — ser desenvolvidas ano a ano, afinal, expandir suas aptidões é essencial para que obtenha sucesso no ensino superior e na vida profissional.

Quer conhecer os tipos de aprendizagem e descobrir qual é o seu? Continue lendo este artigo!

Conheça alguns tipos de aprendizagem e suas características

A forma de aprender conteúdos é uma característica subjetiva. Por isso, é importante que cada pessoa se observe para descobrir em qual maneira de aprender ela se encaixa. É importante analisar as soft skills e as hard skills, ou seja, os comportamentos e as competências técnicas, respectivamente.

Para que você tenha as informações necessárias para se autoavaliar, é fundamental conhecer os tipos de aprendizagem. Veja alguns deles na sequência.

1. Corporal-cinestésica

A inteligência corporal-cinestésica é identificada nas pessoas que têm habilidades corporais e precisão em tudo que realizam. Seus reflexos são rápidos e precisos e sua linguagem corporal destacada. Essas pessoas apresentam habilidades físicas muito específicas que podem ser detectadas facilmente, por exemplo, força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, destreza nos membros superiores e inferiores e coordenação motora fina aguçada.

Alguns indivíduos desfrutam dessas habilidades para exercerem atividades que geram neles grande satisfação. Profissionais que atuam como cirurgiões, atletas, dançarinos, atores e construtores, geralmente, são pessoas portadoras desse tipo de inteligência.

Nesses casos, é indicado que, no processo de ensino e aprendizagem desses educandos, sejam inseridos trabalhos manuais, atividades de construção e montagem e afazeres em que eles possam utilizar a coordenação motora fina.

2. Espacial

As pessoas que detêm o estilo espacial têm grande foco em territorialidade e em objetos. Seu olhar é voltado para perceber as situações por meio do visual. Os indivíduos portadores da habilidade espacial observam os detalhes de tudo que está à sua volta. Algumas pessoas absorvem os conhecimentos usando a memória fotográfica e aprendem melhor quando o assunto é apresentado por meio de mapas mentais, gráficos, figuras e outras formas visuais.

Normalmente, os seres com habilidade espacial têm, também, afinidade com temas relacionados a cores, pinturas, ambientes e outras temáticas. Essas competências podem direcionar esses indivíduos para trabalhar como arquitetos, decoradores e profissionais de marketing visual, por exemplo.

3. Interpessoal

Essa habilidade é típica dos indivíduos com tendência a conviver e a trabalhar em tudo que se refere ao social, são pessoas que apresentam inteligência emocional. Esse estilo de aprendizagem é percebido em pessoas muito atenciosas, que gostam de se relacionar e têm práticas de solidariedade.

Powered by Rock Convert

Demonstram atenção por meio de feedbacks, estimam realizar trabalhos em grupo, sempre querem apresentar sua contribuição referente ao assunto abordado e são pessoas éticas.

Nós: essa é a palavra que se destaca na vida dos que são sociáveis. Normalmente, essas pessoas se voltam a áreas como serviço social, relações públicas e liderança religiosa ou política e a profissões como professor.

4. Intrapessoal

Pessoas que portam esse estilo de aprendizagem costumam ser introspectivas e muito reservadas. Além disso, tendem a dar atenção aos problemas, às emoções e aos sentimentos das outras pessoas. Costumam realizar suas atividades individualmente, por serem tímidas. Têm um potencial de avançar quando estudam sozinhas e não gostam de ser interrompidas.

A habilidade intrapessoal desperta na pessoa um grande poder de concentração. Geralmente, responde muito bem às atividades de raciocínio lógico, gosta de escrever e de pesquisar. Em alguns casos, reconhece que precisa melhorar socialmente. Tende a seguir profissões como psicólogo, filósofo e autor.

5. Linguística

A inteligência linguística é manifestada por indivíduos que se identificam com as linguagens orais e verbais. São leitores assíduos, expressam-se com muita facilidade e transmitem suas ideias de forma bem esclarecedora. Aprender outros idiomas é uma prática prazerosa, pois lidam muito bem com o aprendizado e até são capazes de retransmiti-lo.

As habilidades linguísticas fazem com que os estudantes memorizem melhor os assuntos quando lidos em voz alta. Costumam ter um vocabulário rico e se interessam em buscar novos conhecimentos. Essa inteligência está relacionada diretamente à comunicação. Por isso, o futuro profissional de pessoas com essas características normalmente acontece em áreas como educação e jornalismo.

6. Lógico-matemática

As disciplinas com as quais a pessoa inserida nesse grupo mais se identifica no período de estudo são as que trabalham com cálculos, como matemática e física. É um aprendiz lógico, sua mente é muito ágil, resolve problemas de raciocínio lógico com muita tranquilidade e gosta de analisar gráficos e tabelas.

No meio dos amigos, costuma ser conhecido como o mais inteligente em matemática e até compartilha os conhecimentos com os que demonstram interesse em aprender.

No ramo profissional, tende a se tornar professor de matemática ou de física. Também costuma atuar como estatístico, contador, arquiteto, engenheiro, economista, profissional de sistema da informação, entre outras profissões.

7. Musical

A habilidade musical ou auditiva é típica das pessoas que têm seu processo de aprendizagem acelerado quando relacionado a sons, como músicas, aulas via áudios e explicação oral. Acredite! Muitas pessoas com habilidade musical conseguem estudar ouvindo música e absorvem os conhecimentos com muita propriedade.

Esses indivíduos têm o ouvido sensível para perceber e aprender notas musicais, timbres, ritmos e aprendem a tocar vários instrumentos com facilidade. Profissões relacionadas são as de cantor, compositor, produtor musical, maestro e professor de música.

Realizar uma autoanálise para detectar as habilidades que existem em você é o caminho mais indicado para tomar decisões acertadas. Neste artigo, você conheceu algumas delas. É interessante que identifique qual(is) existe(m) em você, pois detectar essas competências pode nortear bem a construção de um esquema de estudo eficiente. Como consequência, você poderá alcançar resultados positivos em todo o seu processo de aprendizagem e, também, no período universitário.

Gostou de conhecer sobre os tipos de aprendizagem e aprender como detectar o seu? Agora, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a esquematizar melhor os métodos de estudo deles?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário