Educação em Saúde

Teleconsulta: conheça mais sobre a união entre tecnologia e consultas de saúde

agosto 28, 2020
teleconsulta
Tempo de leitura 3 min

A teleconsulta tem ganhado grande visibilidade devido a possibilidade de otimização do atendimento ao paciente, principalmente diante dos novos desafios como a falta de profissionais clínicos e a pandemia do novo coronavírus.

Sendo uma das ferramentas da telessaúde, a teleconsulta será viabilizada por meio de recursos tecnológicos que propiciam uma avaliação clínica a distância para facilitar a comunicação com os pacientes.

Quer saber mais sobre a teleconsulta? Então, fique por dentro dessa estratégia clínica!

Entenda o que é teleconsulta

A teleconsulta ou consulta remota é o atendimento clínico mediado por plataformas digitais, que asseguram a relação profissional e paciente, mesmo não sendo na forma presencial.

Sendo assim, parte de uma necessidade do paciente em se comunicar com o profissional, que apurará os problemas conforme o relato do paciente e dos resultados de exames digitais laboratoriais e radiológicos, quando tiver, e fará o plano das condutas.

Para tanto, é preciso definir previamente como será a teleconsulta, qual plataforma será utilizada, quais situações clínicas que poderão ser resolvidas via atendimento virtual, entre outras questões.

Saiba como as teleconsulta funcionam

As teleconsultas necessitam de agendamento prévio, utilizando plataformas seguras de comunicação eficiente entre o profissional clínico e o paciente. Ademais, todo o raciocínio lógico para levantamento das hipóteses diagnósticas serão realizados e discutidos com o paciente.

Após estabelecida a conexão via plataforma escolhida (aplicativos de mensagens, utilização de videoconferências etc), os profissionais iniciarão o procedimento e poderão ser auxiliados por outros colegas de profissão, caso necessário.

A partir do relato do paciente, os profissionais interpretarão o problema, analisarão os exames de acompanhamento ou aqueles já solicitados e decidirão fazer a prescrição de medicamentos em receitas digitais ou recomendarão o encaminhamento às unidades de emergência.

Powered by Rock Convert

Conheça os benefícios da teleconsulta

A teleconsulta beneficiará tanto os profissionais quanto os pacientes. De um lado, observa-se mais atendimento dos profissionais e otimização das consultas virtuais, principalmente quando não é possível realizar na forma presencial.

Além disso, questões que envolvam acompanhamento periódico das doenças crônicas, retorno para apresentação dos resultados de exames, entre outras questões dessa natureza, são eficientemente realizadas via consulta remota.

Assim como, para os pacientes que necessitam da opinião de uma especialista, a teleconsulta viabilizará essa situação, o que não ocorreria ou seria significativamente impactada se a consulta fosse presencial.

Como a teleconsulta é uma proposta relativamente recente é importante que o estudante, ao escolher uma faculdade, verifique se essa metodologia já foi inserida na matriz curricular dos cursos oferecidos.

Aprenda sobre os maiores desafios da teleconsulta

Como qualquer inovação em saúde, a teleconsulta ainda desperta incertezas e inseguranças entre os profissionais e pacientes, pois não é possível adaptá-la rapidamente ou inserir alguns serviços.

Desse modo, é importante entender que existe um perfil profissional que conseguirá atuar dessa maneira. Alguns profissionais não desejarão migrar para essa finalidade, da mesma forma que os pacientes também não se sentirão seguros nessa situação.

Além dessa primeira barreira, existe a parte tecnológica, ou seja, mesmo que se consiga viabilizar uma teleconsulta por aplicativos, é preciso ter ao menos um celular, algo que não é a realidade para todos.

A teleconsulta é a modalidade de atendimento virtual que veio para otimizar os processos assistenciais, facilitando o acesso a profissionais de saúde e trazendo outros benefícios. No entanto, requer além do treinamento dos profissionais e dos pacientes para lidar com essa modalidade de atendimento, que sejam atendidas também os preceitos do relação médico paciente, sigilo das informações e outras questões respaldadas pelos critérios de ética profissional. Portanto, apesar de promissora, a implantação da teleconsulta depende da superação de alguns desafios.

E você, gostou do nosso texto? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber novidades em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário