Dicas sobre carreira

Curso Tecnológico vale a pena? Confira suas características

abril 1, 2022

Para entender se o curso tecnológico ou curso superior de tecnologia vale a pena, é necessário considerar quais são os seus objetivos profissionais e acadêmicos. Você já sabe? Afinal, quem se interessa por esse grau de ensino costuma querer entrar no mercado de trabalho mais rapidamente. É o seu caso?

Além do curso tecnológico, você tem como opções o bacharelado ou a licenciatura, que têm uma carga horária mais longa.

Percebeu como é importante saber quais são as suas pretensões para decidir se o curso tecnológico vale a pena? Sabemos que decidir o futuro é algo muito importante para a vida de qualquer pessoa. Por isso, fizemos este artigo com informações sobre esse grau de ensino. Confira!

O que é o curso tecnológico?

Primeiro, saiba que o curso tecnológico tem diploma com validade nacional e é tão válido quanto os diplomas de bacharelado ou licenciatura. Sendo assim, você pode acessar o Portal MEC (Ministério da Educação) e conferir a página referente aos Cursos Superiores de Tecnologia disponíveis, através do Catálogo 2016 (versão atualizada) com a relação de todos eles.

Logo, o graduado (tecnólogo) pode seguir com uma pós-graduação ou mestrado, se assim desejar. Como qualquer outro curso de graduação, também exigem o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio curricular obrigatório para aprovação final. 

O curso tecnológico existe desde a década de 1960, mas somente nos anos de 1990, ganharam espaço no panorama do ensino superior brasileiro.

O curso superior de tecnologia ou tecnológico surgiu para suprir uma necessidade do mercado de trabalho, com o tempo de graduação reduzido, capacitando profissionais para as demandas atuais.

Quais são as vantagens do curso tecnológico?

Como foi possível perceber, o curso tecnológico pode ser mais vantajoso para quem tem foco específico no mercado de trabalho, afinal:

  • dependendo do curso, a duração está entre 2 a 2,5 anos (1600 a 2400 horas, por exemplo), acelerando o ingresso na vida profissional;
  • costuma apresentar mensalidades mais baratas;
  • acompanha a dinâmica do setor produtivo e as demandas da sociedade, segundo o MEC;
  • oferece alta taxa de empregabilidade;
  • a formação é de tecnólogo;
  • oferece diploma válido e igual ao de bacharelado ou licenciatura.

Como você viu, o curso tecnológico possui características específicas que se diferenciam do bacharelado e da licenciatura. Entretanto, não existem hierarquias entre as opções, já que a melhor escolha varia conforme os objetivos de cada estudante.

Se o que você busca ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, o curso superior de tecnologia é uma boa opção.

Então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre curso tecnológico e se vale a pena ingressar em um deles? Conforme mencionado, a decisão mais adequada depende dos seus interesses e necessidades. Por isso, é importante se conhecer e ter focos definidos. Isso ajuda a evitar frustrações nas decisões.

Quer continuar aprendendo mais sobre isso? Aproveite para conferir quais profissões estão em alta no momento!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.