Dicas sobre carreira

Simulado de vestibular: por que pode ajudar para a prova?

julho 16, 2019
simulado de vestibular
Tempo de leitura 6 min

Ingressar em uma faculdade é o sonho de muitas pessoas, tanto estudantes que finalizaram o ensino médio quanto profissionais que desejam se qualificar ou mudar de carreira. Por isso, é importante ter uma boa preparação nos estudos e buscar formas de aumentar a produtividade. Para isso, vale a pena investir no simulado de vestibular.

Essa é uma estratégia bastante comum e muito utilizada durante a preparação para Enem, vestibulares em geral e, até mesmo, concursos públicos. Entretanto, muitos vestibulandos não conhecem os benefícios que isso traz e deixam de fazer essas provas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar de que forma um simulado auxilia nos estudos e ajuda a conquistar ótimos resultados na prova. Continue a leitura e entenda!

Compreensão do formato das questões

As provas seguem determinados formatos de questão, geralmente objetivas, com apenas uma alternativa correta. Para facilitar esse momento, é importante que o estudante esteja habituado ao estilo das perguntas, pois isso auxilia o raciocínio na hora de escolher as alternativas.

Como o simulado de vestibular é desenvolvido com base no estilo das provas aplicadas pela faculdade, o estudante tem a oportunidade de compreender como elas funcionam, como são os enunciados e de que forma os conteúdos são cobrados.

Caso não encontre opções de simulados da faculdade que você deseja, procure as provas anteriores aplicadas para treinar a resolução de questões. Dessa forma, você também verifica os assuntos mais cobrados e organiza o seu cronograma de estudos da melhor forma.

Preparação psicológica para a prova

Um dos problemas comuns entre os candidatos é o nervosismo durante a prova, que costuma resultar nos “brancos” na hora de resolver as questões. Como ela é a porta de entrada para a faculdade, é comum ficar ansioso e sentir certa pressão psicológica durante a aplicação do vestibular.

Isso é normal, afinal, são várias questões que devem ser resolvidas em curto espaço de tempo, em um ambiente que você não conhece, e cujo resultado terá impactos diretos no seu planejamento de carreira.

Porém, se não souber lidar com esse problema, isso pode influenciar negativamente o resultado. Como o simulado de vestibular é estruturado seguindo os padrões da faculdade, inclusive as regras de aplicação, você terá a oportunidade de se familiarizar com a situação. Como consequência, você conseguirá ficar mais calmo e tranquilo no dia da prova.

Mapeamento de competências

Mapear competências e identificar as matérias de maiores dificuldades é importante ao organizar a rotina de estudos, para que você tenha tempo de se dedicar aos conteúdos e melhorar o seu desempenho no vestibular.

Entretanto, identificar quais são essas matérias nem sempre é fácil, mas o simulado pode ajudar. Após conferir o resultado, é possível verificar as áreas em que houve mais erros e conteúdos sobre os quais você não tem conhecimento suficiente.

Essa autoavaliação é importante para reorganizar a rotina e focar na revisão das disciplinas de maior dificuldade. Como o vestibular também envolve a concorrência por vagas, é fundamental buscar formas de melhorar o seu desempenho para se destacar em relação aos outros candidatos.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Melhoria na gestão do tempo

Durante o vestibular, é preciso responder diversas questões, copiar as alternativas corretas para o gabarito e, muitas vezes, elaborar uma redação. Desse modo, o candidato deve saber como fazer uma boa gestão do tempo para que consiga realizar todas as tarefas com tranquilidade.

Para isso, é preciso resolver o simulado como se estivesse no dia da prova, com atenção ao tempo. Assim, você consegue definir as melhores estratégias sobre como organizar a solução de questões. Por exemplo, algumas pessoas preferem começar pelas matérias em que têm mais facilidade e pulam as perguntas que não sabem a resposta para retornar ao final.

Outros gostam resolver a prova em ordem, sem pular questões. Além disso, alguns optam por fazer a redação antes das perguntas, enquanto outros fazem a ordem inversa. Não existe uma fórmula certa: o segredo é encontrar a forma que lhe traz mais segurança e tranquilidade.

Durante a aplicação do simulado, aproveite para conferir o tempo necessário para preencher o gabarito e passar a redação a limpo. Lembre-se de que essas tarefas devem ser realizadas dentro do horário normal de prova, sem minutos adicionais.

Memorização da matéria

simulado de vestibular

O simulado de vestibular é uma estratégia importante para memorização da matéria. Para isso, ao conferir a resposta de cada questão, você deve consultar a justificativa, mesmo quando acertar — não se esqueça de que, em alguns casos, o acerto é resultado de um “chute”, então esse é um cuidado importante para compreender a matéria.

Além disso, isso ajuda na retenção de memória, principalmente por abordar a matéria de uma forma diferente e estimular o raciocínio para encontrar a solução. A maior vantagem é que, mesmo quando você erra a questão, isso vai colaborar com o aprendizado.

Normalmente, depois de identificar o erro e a explicação para a alternativa correta, isso fica gravado na memória e, ao abordar novamente o conteúdo, será mais fácil lembrar dele e evitar novos enganos ao responder uma pergunta sobre o tema.

Potencialização dos estudos

Com todos os benefícios citados, os simulados ajudam a potencializar os estudos, pois abrangem diversos pontos importantes durante a preparação. Além disso, a solução de questões é uma técnica fundamental para revisar as matérias estudadas.

Essas provas também permitem que o estudante faça uma autoavaliação sobre o seu desempenho, garantindo tempo hábil para fazer as adaptações no cronograma de estudos a fim de melhorar o desempenho.

Para isso, é importante que os simulados façam parte da rotina. Não adianta fazer a prova somente uma semana antes do vestibular, por exemplo. Organize o seu calendário e tente participar de, pelo menos, um por mês, com um tempo de folga até o dia do vestibular, para que seja possível realizar os ajustes no seu plano de estudos.

Como vimos, o simulado de vestibular é uma estratégia importante para a sua preparação e traz diversos benefícios para o estudante. Aplicando essa técnica, você otimiza os estudos para garantir o melhor desempenho na prova e conquistar a vaga no ensino superior.

Gostou deste artigo? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer as opções de cursos e as formas de ingresso na Faculdade da Polícia Militar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário