Dicas sobre carreira

7 seriados para profissionais da saúde que vão mudar sua visão profissional

março 20, 2020
séries para profissionais da saúde
Tempo de leitura 6 min

Quem não gosta de assistir a uma boa série ou um filme para conhecer mais sobre determinadas profissões? Hoje, diversas séries para profissionais da saúde estão a um clique em nossos serviços de streaming e podem nos ajudar.

Utilizar esse tipo de entretenimento auxilia em diversas situações, como lidar com pessoas (pacientes e colegas de trabalho), refletir sobre nossas escolhas, ajudar nas tomadas de decisão, entre outras.

E claro, além disso, assistir a um bom roteiro, com histórias fascinantes e que podem atingir, de certa forma, a nossa realidade do que vivemos. Afinal, a área da saúde requer muito cuidado naquilo que fazemos diariamente.

Mas, afinal, quais são essas séries? Nós listamos algumas delas e vamos explicar por que você precisa começar a assistir hoje mesmo. Confira!

1. Grey’s Anatomy 

É praticamente impossível falar de séries para profissionais da saúde e essa não estar no topo da nossa lista. Quem é apaixonado por um bom roteiro, com enredos de grandes reviravoltas e muita emoção, a história protagonizada por Meredith Grey (Ellen Pompeo) é uma grande recomendação.

A série, que está ao ar há mais de 15 temporadas, acompanha a personagem desde sua entrada no programa de residência com outros quatro jovens. Com passar do tempo, ela enfrenta uma série de desafios da profissão, com pacientes e familiares que precisam de atenção necessária de um médico.

Quem trabalha na área médica, principalmente em emergências e cirurgias, necessita ter um lado mais humano e emocional para lidar com diferentes momentos, sejam eles, mortes, doenças severas, acidentes e até mesmo problemas familiares. Grey’s Anatomy é um pacote cheio para ensinar o papel do médico nesses momentos.

A trama ainda fica mais forte com a morte de muitos personagens, na maioria das vezes, personagens principais. Ela foi criada por Shonda Rhimes e, no ano de 2020, vai para sua 17ª temporada e com potencial para muitas outras. Com a compra da ABC pela Disney, ela estará hoje no serviço streaming Disney+. 

2. Dr. House

Se você gosta de séries médicas com casos inacreditáveis, Dr. House é uma excelente pedida. Seguindo a linha de raciocínio da série anterior, ele mostra o relacionamento de um médico que precisa lidar com situações e momentos desafiadores e, ao mesmo tempo, com sua própria personalidade, que, em um primeiro momento, não é nada fácil.

O personagem principal e que leva o título da série, Dr. Gregory House (Hugh Laurie), é um famoso médico de Nova Jersey, EUA, que, apesar de ter um dom brilhante para a área da Medicina, muitas vezes é questionado por sua personalidade mal humorada, sarcástica e narcisista. Isso faz com que, muitas vezes, seu talento seja colocado em dúvida.

A série foi finalizada em 2012, mas teve 8 temporadas; foi marcada por grande audiência e repercussão ao longo do mundo inteiro. É possível assistir a Dr. House no Amazon Prive e na televisão aberta, pela Rede Bandeirantes.

Powered by Rock Convert

3. The Good Doctor

A história do Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore) é também bem parecida com a da protagonista de Grey’s Anatomy, sempre com grandes desafios para superar seu crescimento profissional, mas com um grande diferencial: o personagem é autista.

Por esse motivo, ele é, a todo momento, cobrado de forma agressiva, principalmente por colegas, e necessita provar constantemente seu talento. Hoje, em sua terceira temporada, The Good Doctor é de grande audiência para o canal CBS e no Brasil, transmitido pelo serviço streaming Globo Play.

4. Chicago Med

Essa série é marcada pelas histórias dos pacientes, baseadas em fatos reais, com narrativas envolventes que envolvem médicos, enfermeiros e seus familiares. Na quinta temporada, a série faz sucesso desde 2017 no canal NBC.

Além disso, o diferencial de Chicago Med é que ele é um spin-off de outras séries do mesmo canal, como Chicago Fire, que é encabeçada por uma equipe de bombeiros resolvendo casos, também baseados em fatos reais. Em alguns momentos, as histórias das duas séries se cruzam.

5. Sob Pressão

Até então falamos de séries norte-americanas, mas o Brasil também tem séries para profissionais da saúde. Sob Pressão mostra a realidade dos hospitais públicos brasileiros e traz à tona o desafio que é para os médicos operar nas condições existentes.

A série é protagonizada por Marjorie Estiano, com sua Drª. Carolina Alencar, que trabalha em um hospital público carioca com Dr. Evandro Moreira, personagem de Júlio Andrade. Ambos precisam lidar não só com os desafios da Medicina, mas com escassez de produtos, excesso de pacientes, corrupção da gestão hospitalar pública, além da crise de segurança pública brasileira.

De enorme sucesso, a quarta temporada já está encomendada para ser produzida e deve chegar em 2020. Além disso, ano passado teve sua primeira indicação ao Emmy Internacional, maior premiação da televisão para Marjorie Estiano como melhor atriz. A trama é exibida na TV aberta Rede Globo, mas também está disponível em seu serviço streaming, Globo Play.

6. Code Black

Assim como a série anterior, Code Black mostra os desafios de profissionais que trabalham com baixos recursos financeiros, escassez de equipamentos, medicamentos e até mesmo de médicos e enfermeiros.

A série, que que foi ao ar de 2015 a 2018 pelo canal CBS, é um retrato da realidade da saúde pública americana e foi idealizada a partir do documentário de Ryan McGarry. Code Black significa código negro, que é quando o hospital atende com superlotação.

7. Nip/Tuck

Essa série foge um pouco dos seriados para profissionais da saúde que já apresentamos. Criada por Ryan Murphy, vencedor de grandes premiações americanas, as histórias são de casos de cirurgia plástica que nem sempre ocorrem da forma desejada. Ela é uma crítica à busca exagerada pela beleza e sempre com um teor de discussão de temas sociais. No Brasil, podemos assistir à série pelo Globo Play.

É sempre muito importante buscarmos mecanismos diferentes de aprendizados sobre a realidade da área de Medicina, que muitas vezes é mascarada pelo glamour da profissão. Assistir a seriados para profissionais da saúde mostra não somente os desafios da Medicina e da Enfermagem, mas também as questões sociais que envolvem as profissões.

E aí, o que achou? A qual delas você vai assistir primeiro? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e convide amigos para acompanharem suas maratonas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário