Dicas sobre carreira

5 aplicativos para planejar a rotina de estudos com facilidade

julho 9, 2019
rotina de estudos
Tempo de leitura 6 min

A revisão diária dos conteúdos aprendidos em sala de aula pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para quem não tem uma rotina de estudos eficiente. A falta de organização e a dificuldade de concentração são muito comuns na hora do estudo.

Essas situações costumam ocorrer no momento de estudar sozinho e podem aumentar a ansiedade ou causar frustração em qualquer pessoa. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande auxiliar no processo de gestão do tempo e organização das tarefas. Além disso, é importante saber que cada indivíduo assimila o conteúdo de forma diferente.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a ter uma rotina de estudos mais eficiente com o apoio de alguns aplicativos. Boa leitura!

Quais são as vantagens de criar uma rotina de estudos?

Nosso cérebro trabalha com todo tipo de associação, como sensações, lugares e horários. Por isso, quando montamos uma rotina de estudos, nosso corpo relaciona aquela situação à necessidade de foco e concentração.

Conheça as principais vantagens de se organizar e ter um bom cotidiano de estudos.

Aumentar a produtividade

Com organização e um bom cronograma de estudos, você procrastina menos na hora de estudar. Além disso, é possível moldar a rotina de acordo com as suas necessidades, dando mais ênfase aos conteúdos que você sente mais dificuldade em aprender.

Alternar a forma de estudar e fazer pausas regulares também é importante para a sua produtividade. Um estudo mais dinâmico torna o dia a dia mais produtivo, além de melhorar o seu bem-estar pessoal.

Melhorar a concentração

Por funcionar de maneira condicionada, o cérebro humano entende que o horário de estudar exige toda a concentração do momento. A mente precisa de tempo e revisão para que a memória seja fixada e possa ser usada quando necessário. Por esse motivo, não é interessante iniciar os estudos na véspera de uma prova.

Esteja sempre concentrado no seu plano de estudos e não pule nenhum dia. Ao tornar essa prática um hábito regular, você treina o cérebro para assimilar as matérias com mais eficiência e aumenta as chances de fazer uma boa prova.

Permitir a revisão dos conteúdos

Revisar o conteúdo é muito importante, porém, muitas pessoas não conseguem executar essa ação por falta de tempo. A revisão permite ficar em dia com as informações e não se esquecer de nenhum detalhe dos assuntos estudados.

Com uma rotina bem estabelecida, você pode traçar mapas para revisar conteúdos semanalmente, evitando que as matérias se acumulem. Isso permite que você tenha uma nova chance de entender um assunto que não ficou bem esclarecido.

Quais aplicativos podem ajudar a estabelecer uma rotina de estudos?

rotina de estudos

Ao desenvolver o hábito do estudo, você vai saber em quais matérias têm mais facilidade e a quais deve se dedicar mais. Para isso, é interessante utilizar os recursos tecnológicos disponíveis. Confira os melhores aplicativos disponíveis para dispositivos móveis que ajudam a criar uma rotina de estudos.

1. Evernote

Esse aplicativo funciona tanto em smartphones quanto em computadores. O Evernote ajuda a organizar tanto os estudos quanto o trabalho e a rotina pessoal. A plataforma permite criar tarefas, anotações, agendar compromissos, entre outros. Além disso, o aplicativo disponibiliza um espaço para armazenar e organizar documentos, fotos e arquivos.

2. Pomodoro Challenge

O Pomodoro Challenge é um aplicativo que ajuda a fazer uma boa gestão do tempo, além de acompanhar a sua produtividade. Ao monitorar o seu desempenho, a ferramenta permite identificar em quais horários e dias da semana você é mais produtivo. Também é possível criar um feedback sobre a sua eficiência ao longo do tempo.

Por ser baseado na Técnica Pomodoro, o aplicativo evita que você passe muitas horas seguidas estudando. Sem fazer nenhuma pausa, o rendimento e a saúde podem ficar prejudicados. Por outro lado, perder tempo com distrações excessivas pode afetar o aprendizado.

Dessa forma, o objetivo é que você faça pequenos intervalos de 5 minutos a cada bloco de 25 minutos de estudo. Esse tempo pode ser adaptado de acordo com as suas necessidades, e o próprio aplicativo ajuda a definir o período ideal de estudo e descanso.

3. TodoIst

O TodoIst é um aplicativo versátil, online e intuitivo. Ele funciona como uma ferramenta de organização de listas de tarefas e projetos. A plataforma permite que colocar todos os compromissos não organizados do seu dia.

Assim, é possível registrar tudo o que precisa da sua atenção e manter o arquivo salvo em apenas um lugar. Com isso, você pode analisar item por item e definir prioridades. A grande vantagem é que você não deixa nada importante passar e nem precisa confiar apenas na memória para lembrar das obrigações.

O aplicativo também garante que a adição de tarefas será a mais rápida possível. Isso permite uma boa usabilidade e você não perde tempo com ações desnecessárias e que podem atrasar a rotina.

4. Wunderlist

Essa ferramenta também possibilita criar listas para organizar as tarefas do dia a dia. O interessante é que é possível definir temas e dividir as obrigações em grupos menores, o que permite uma boa visualização dos afazeres.

Quando um imprevisto acontece, a atividade não realizada fica marcada em vermelho. Também é possível configurar as listas de forma que uma nova tarefa possa ser criada toda semana.

O aplicativo também deixa que um ou mais deveres sejam marcados com estrela. Isso significa que ele é prioridade e deve ser realizado com urgência. Outro benefício é que as listas podem ser compartilhadas com outras pessoas e os conteúdos podem ser filtrados por meio de hashtags.

5. Pocket

O Pocket facilita a rotina de estudos porque guarda e organiza conteúdos para ler posteriormente. Para isso, basta baixar uma extensão e compartilhá-la com o navegador para salvar todos os links que precisar.

O aplicativo é muito útil para trabalhos em grupo, pois permite enviar artigos, imagens, vídeos, entre outros arquivos, para seus amigos. A ferramenta também entende o seu comportamento e preferências e passa a oferecer notícias que considera relevantes. Você também pode recomendar conteúdos interessantes para outras pessoas.

Um estudo de véspera não tende a ser eficiente. Afinal, o cérebro necessita de tempo e repetição para adquirir conhecimento e transformar a memória de curto em longo prazo. Para isso, é importante ter uma rotina de estudos e tornar esse hábito regular. Lembre-se de que a prática leva ao sucesso!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura e confira 7 ótimas dicas para ter mais disciplina nos estudos.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário