Educação em Saúde

Rotina de estudos: como ela ajuda a se preparar para o ENEM

março 18, 2019
Tempo de leitura 6 min

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige do estudante muita organização e dedicação. Uma rotina de estudos bem estruturada auxilia no cumprimento dessa tarefa e garante um melhor desempenho.

Essa prova está se tornando cada vez mais importante: o resultado pode ser usado para substituir o vestibular ou complementar a nota para entrar na faculdade, além de permitir o acesso a programas como Fies e Prouni. Portanto, é fundamental se planejar da melhor forma para estudar.

Para ajudar, preparamos este conteúdo explicando como a criação de uma rotina de estudos traz benefícios e ensinando a organizá-la da melhor forma. Continue a leitura e se prepare para cair nos estudos!

Quais benefícios uma rotina de estudos proporciona?

Na hora de se preparar para o Enem, muitos estudantes se esquecem de montar uma estratégia de estudos, acreditando que basta dedicar algumas horas por dia ou por semana para ter sucesso no exame. Porém, é preciso muita preparação e dedicação, além da criação de uma rotina que traz diversos benefícios nesse momento.

Desenvolvimento do hábito de estudar

Quando uma tarefa é incluída na sua rotina e você a cumpre com certa periodicidade, o seu corpo e a mente acostumam-se com essa atividade e, com o tempo, ela se torna um hábito. É a repetição de determinados comportamentos que faz com que o cérebro se acostume e realize-os de forma natural.

Como consequência, a mente passa a associar os horários definidos para estudar e os ambientes escolhidos com a necessidade de se concentrar. Desse modo, além de criar um bom hábito, você também conseguirá ter melhor rendimento durante os períodos de dedicação. Outro ponto importante é que, depois de desenvolver esse hábito, fica mais fácil mantê-lo durante a faculdade.

Facilidade para organizar os compromissos

O dia a dia envolve diversas tarefas, como ir à aula, trabalhar, frequentar cursos e outras atividades. Encaixar os estudos no meio de tantas funções pode ser difícil e, muitas vezes, esse compromisso acaba ficando para trás. Entretanto, ao criar uma rotina para estudar, ela passa a fazer parte da sua agenda.

Assim, você conseguirá organizar seus compromissos da melhor forma, mantendo a disciplina para não prejudicar os estudos. Isso também evita problemas como falta de tempo e atrasos constantes nas matérias que devem ser revisadas. O acompanhamento dessa rotina permite que você analise seu desempenho e mantenha o foco.

Melhor aproveitamento dos intervalos

Quando se fala em estudar para o vestibular ou para o Enem, um erro muito comum é associar bons resultados com horas intermináveis de foco e concentração, esquecendo-se da importância dos intervalos. Ao criar uma rotina organizada, é preciso ter horas para descansar a mente e relaxar.

Esse é o momento para se alimentar, ir ao banheiro e aproveitar algumas distrações, como o celular. Na verdade, ter intervalos bem estruturados ajuda a manter o foco durante os períodos de dedicação e, com o tempo, essa rotina fará com que você consiga aproveitar o tempo de descanso da melhor forma e retornar aos estudos com mais energia para se concentrar na tarefa.

Potencialização do aprendizado

Com uma rotina bem organizada, você consegue potencializar os resultados durante os estudos. O corpo e a mente condicionados aos horários estabelecidos facilitam a manutenção da concentração e a absorção dos conteúdos.

Além disso, sabendo as matérias que devem ser estudadas e quais são os seus objetivos para cada dia, você não perde tempo organizando esses detalhes, partindo direto para as horas de dedicação. Desse modo, você aumenta a produtividade e utiliza o seu tempo da melhor forma.

Como organizar uma rotina de estudos eficiente?

Depois de compreender a importância e os benefícios que uma boa rotina traz para os estudos, é preciso saber como organizá-la corretamente. Existem algumas dicas que vão ajudar, conforme mostraremos a seguir.

Crie metas e objetivos

A definição de objetivos auxilia a manutenção do foco, que é uma das grandes dificuldades dos estudantes. Crie metas de curto, médio e longo prazo, para que você consiga visualizar a sua evolução e ter mais ânimo para continuar essa jornada.

Por exemplo, a meta de longo prazo é absorver todo o conteúdo indicado no edital da prova do Enem. Os objetivos de curto prazo podem ser:

  • revisar determinada matéria;
  • conseguir um desempenho bom em simulados;
  • finalizar algumas disciplinas.

Porém, é importante sempre ser realista, de acordo com o tempo disponível, para não se frustrar.

Saiba qual é a sua forma de aprendizado

Um ponto muito importante para organizar uma rotina de estudos eficiente é identificar a melhor forma de aprendizado. Algumas pessoas conseguem absorver melhor os conteúdos lendo a matéria, enquanto outras preferem assistir a videoaulas ou precisam escrever resumos para fixar as informações. Encontrar o método ideal é essencial para potencializar os estudos e ter mais eficiência.

Outro ponto importante é a escolha do horário de melhor rendimento. Alguns estudantes conseguem se concentrar mais pela manhã, enquanto outros apresentam um ótimo rendimento no período noturno. Portanto, sempre que for possível, leve isso em consideração na hora de montar a sua rotina.

Organize os materiais de estudo

Para planejar bem a rotina, é interessante organizar todos os materiais de estudo. Monte uma lista com todo o conteúdo que deve ser revisado e separe livros, cadernos, apostilas e demais itens que serão usados no seu dia a dia.

Se for possível, tenha um lugar específico para estudar e mantenha-o organizado. Um ambiente adequado para estudar facilita a concentração e, tendo todos os materiais por perto, você aproveita melhor o tempo disponível.

Monte um cronograma

Depois de definir suas metas e organizar todos os materiais de estudo, monte um cronograma para acompanhar a sua evolução. Para isso, primeiro é necessário estabelecer o seu tempo livre, para saber quais horas podem ser dedicadas à preparação para o Enem.

Em seguida, monte um calendário e preencha as datas e horários livres com as matérias que devem ser estudadas. Deixe, também, alguns espaços em aberto para revisar a matéria ou, caso tenha imprevistos durante a semana, possa repor o conteúdo. Revise-o periodicamente e faça eventuais ajustes se for preciso.

Além disso, ao criar uma boa rotina de estudos, você levará esse hábito para a faculdade e terá mais facilidade para se adaptar às exigências do ensino superior. Isso é fundamental para conseguir se destacar e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas postagens! Certamente elas vão ajudar a manter sua rotina de estudos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário