Dicas sobre carreira

É possível fazer uma renda extra online? Confira 9 possibilidades

agosto 11, 2020
renda extra online
Tempo de leitura 6 min

A crise financeira do Brasil afeta também aqueles cidadãos que têm seus projetos de vida e, algumas vezes, torna-se difícil mantê-los.

Mas não precisa desistir dos sonhos por causa de dificuldades financeiras. No tempo das tecnologias avançadas, são inúmeras as formas de se ter uma renda extra online.

Vamos apresentar para você alguns serviços remotos, como afiliação digital, aprender marketing digital etc. Esses trabalhos você pode realizar em casa ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à internet.

Você vai ficar bem informado sobre diversos serviços online que vão fazer um diferencial no seu orçamento. Continue lendo para conhecer!

1. Afiliação digital

Criar um negócio na internet é uma boa decisão para pessoas que buscam uma renda extra escrevendo blogs, por exemplo, porém, apenas criar conteúdos e não saber divulgá-lo não é o suficiente para melhorar os seus recursos financeiros.

Para alavancar a sua criatividade de conteúdos, você vai precisar de anunciantes, os chamados afiliados digitais. Isso mesmo! Você precisa de um programa de afiliados para que eles divulguem o seu blog ou site na internet, sobretudo, se você ainda está dando os primeiros passos no seu negócio.

Os programas de afiliados são os responsáveis pela monetização de sites. Mas primeiro vamos entender o que é monetização de sites. Bem, trata-se de uma prestação de serviços de publicidade feita por empresas que realizam aluguel ou venda de espaço publicitário na internet. A pessoa que utiliza o espaço locado recebe os valores de acordo com a performance da campanha publicidade. 

Utilizando o programa de afiliados, por meio de anúncios colocados no seu site ou blog, você pode indicar ou vender serviços e produtos de terceiros. Esses serviços são recompensados com comissões que ocorrem devido aos anúncios realizados.

2.  Marketing digital

Aprender sobre marketing digital vai abrir um leque de oportunidades de trabalhos online para você. No mundo tecnológico e dinâmico, o marketing digital é o conjunto de ferramentas digitais e tecnológicas que é implementado por meio de diversos canais, como mídia paga, SEO, email e outros.

É necessário conhecê-los e saber utilizá-los para desenvolver uma marca de valor, captar clientes e se conectar com um público-alvo. Entender sobre marketing digital dá oportunidade de trabalhar como freelancer em empresas que oferecem essa modalidade. Lembrando que, se desejar, você tem a oportunidade de trabalhar em mais de uma empresa.

3.  Pesquisas online

Para trabalhar online com resposta de pesquisas é necessário, primeiramente, criar um email específico para esse tipo de atividade, pois as suas demandas de pesquisa vão chegar por esse meio de acesso. O seu trabalho é fazer avaliações de diversos serviços, como produtos, serviços, atendimentos etc.

Por meio da internet você procura uma empresa especialista em realizar esse tipo de tarefa, cadastra-se e verifica os procedimentos de trabalho. As pesquisas respondidas dão direito a pontuações que se acumulam e podem ser convertidas em prêmios, benefícios e em dinheiro que pode ser recebido via PayPal.

4.   Produção de textos para marketing de conteúdo

Trabalhar com produção de textos pela internet é um serviço refinado e sério. Para escolher esse ramo é preciso entender muito bem sobre escrita e interpretação, pois tem uma metodologia a ser seguida por meio da pauta. Os freelancers são pessoas que trabalham com redação para empresas que prestam serviços a clientes. É uma forma de ganhar dinheiro para pagar as contas.

Powered by Rock Convert

Funciona assim: o cliente pede para a empresa fazer um texto sobre determinado assunto, a empresa confecciona uma pauta com todas as informações que devem estar na redação que vai ser elaborada pelo freelancer (redator). O freelancer recebe por cada texto produzido, que terá valores diferenciados de acordo com seu tamanho e tipologia. Requer dedicação, agilidade e responsabilidade, pois os trabalhos têm prazos para serem entregues. Entretanto, é uma opção excelente para ter uma renda extra online.

5.   Vendas de imagens 

Se você sabe fazer fotos de qualidade e tem uma câmera de alta resolução, pode vender suas fotos e ganhar um dinheirinho extra. Existem sites, como Dreanstime, Fotolia e iStockPhoto que valorizam esse tipo de trabalho e costumam comprar, pagando certa porcentagem por unidade.

Cada empresa tem sua porcentagem de pagamento. A Dreamstime oferece comissões de 15% e 45%. A Fotolia paga a porcentagem de 20% e 65%. Os valores são calculados conforme alguns requisitos e exigidos pelas empresas.

6.  Loja virtual

As vendas pela internet se tornaram uma “febre” e, grande parte delas oferece um preço mais acessível em comparação ao valor das lojas físicas. Por isso, esse tipo de negócio está crescendo a cada dia. Com três recursos você monta a sua loja: estoque de produtos, site e administrar bem as publicações.

É importante escolher formas de pagamentos que sejam favoráveis a você e aos seus clientes. Decida também sobre a forma de entrega. Se vai fazer venda para fora do estado, é importante pensar sobre o frete, se será pago ou isento. Lembre-se também das formas de divulgação, pois esse trabalho deve estar sempre atualizado e atento às perguntas e comentários de clientes.

7.  Influenciador digital

Para ser influenciador digital você precisa ter muitos seguidores nas redes sociais. Requer dedicação e atenção ao serviço, visto que normalmente, os serviços são prestados para grandes empresas.

Empresas renomadas, startups e marcas bem conhecidas contratam o digital influencer para postar os seus produtos e serviços, com o intuito de alcançar um grande número de possíveis clientes. O seu trabalho é utilizar os produtos da empresa e publicar nas suas fotos e legendar divulgando. O site Hype factory pode orientar você a fazer contato com empresas que realizam esses serviços.

8.  Assistente virtual

Trabalhar como assistente virtual é prestar serviços burocráticos, como atividades de assistente administrativo, mas também tem outras especialidades como finanças, administração, emitir notas fiscais, responder a emails, controle de fluxo de caixa etc.

São trabalhos que você pode realizar em casa ou em qualquer lugar que tenha internet. Você pode encontrar esse tipo de trabalhos nas plataformas Workana, UpWork e Indeed. Acessando os sites, você terá várias sugestões de forma de trabalhos, áreas para atuar, instruções sobre pagamentos etc.

9.  Designer gráfico

Ter ideias inovadoras e bem modernas vão fazer você ganhar um dinheirinho como designer gráfico. As empresas desejam nas suas lojas coisa inovadoras e você pode fazer esse diferencial.

Conhecer algumas ferramentas de técnicas de edição é essencial para começar a trabalhar. Procure sites que ofereçam esse tipo de serviço e não esqueça que para sua habilidade ser reconhecida, é necessário apresentar um portfólio ou fazer um teste. O site da empresa vai proporcionar mais informações sobre como a empresa procede com os seus freelancers.

Percebeu como existem diversos meios de receber renda extra online? Em tempos de finanças difíceis, você pode optar por alguns desses trabalhos remotos que as empresas oferecem para quem quer contribuir com elas e ainda ganhar um dinheiro adicional para investir nos seus diversos projetos de vida. Leve-os com seriedade e terá bons resultados.

Foi útil para você conhecer formas diferenciadas de trabalhar online para melhorar as finanças? Convidamos você a assinar a nossa newsletter para receber outros artigos relevantes.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário