Dicas sobre carreira

O papel do profissional de educação física na reabilitação física de pacientes

setembro 4, 2020
reabilitação física
Tempo de leitura 3 min

A reabilitação física é um processo essencial para a recuperação muscular e óssea, porém requer diagnóstico e acompanhamento profissional. Profissionais de educação física, além de trabalhar no mercado fitness, podem atuar de forma corretiva e preventiva nos pacientes que necessitam de reabilitação.

Essa é uma das responsabilidades desse profissional, que tem formação acadêmica e conhecimentos necessários para atuar na terapia individual dos indivíduos que sofrem lesão muscular e trabalhar nos grandes centros esportivos.

Quer saber mais sobre as atribuições do profissional de educação física nos processos de reabilitação? Então, confira as informações a seguir!

As principais causas de lesões físicas

A lesão física é o resultado de uma inflamação desencadeada por movimentos incorretos, repetitivos e que desgastam gradativamente os músculos, afetando inclusive a estrutura óssea e a contração muscular.

Devido ao processo inflamatório, é normal sentir dor ao movimentar os músculos ou uma sensação dolorosa incômoda e constante, prejudicando as atividades da vida diária e impedindo novos treinos.

As lesões são comuns nos atletas em função do esforço contínuo e repetitivo, mas ocorrem também em indivíduos que estejam realizando atividades físicas de forma incorreta ou sem supervisão profissional.

O papel do profissional de educação física no tratamento de lesões e na reabilitação

O graduado em educação física é um dos profissionais de grande responsabilidade para identificar os tipos e gravidade das lesões, estabelecer um tratamento corretivo e preventivo e acompanhar a evolução clínica do paciente.

Um dos tratamentos de grande relevância e que pode ser solicitado pelo profissional é o Pilates, que tem aplicabilidade preventiva importante no contexto do aparecimento das lesões.

Powered by Rock Convert

O profissional fará alguns testes para identificar o local mais afetado, poderá indicar novos exames e, dependendo da situação clínica apresentada, orientará sobre reabilitação antes ou após um procedimento cirúrgico.

Existem lesões que afetam outras estruturas ósseas importantes que demandam por cirurgias, enquanto outras podem ser tratadas com exercícios condicionados e supervisionados.

Nos casos cirúrgicos, a reabilitação é crucial para o processo de recuperação óssea e muscular, tornando o profissional de educação física mais adequado para acompanhar os passos para retorno gradual do condicionamento físico do paciente.

A escolha do melhor curso de Educação Física

Ser um excelente profissional de educação física dependerá de diversos fatores: cursar uma graduação de excelência, destacar-se durante a jornada acadêmica, realizar estágios extracurriculares e desenvolver habilidade de comunicação e escrita, além da capacitação profissional propriamente dita.

O estudante que opta por cursar Educação Física com o propósito de atuar na reabilitação de pacientes deve pesquisar sobre:

  • as disciplinas que são ministradas;
  • a carga horária;
  • os professores atuantes na área;
  • as oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

O futuro profissional também deve investigar sobre as parcerias firmadas entre a faculdade e os locais para estágio, além da percepção dos alunos veteranos sobre o curso.

O aluno também precisa se dedicar integramente à graduação, frequentar outros cursos sobre oratória, inglês, entre outros, para se tornar um profissional requerido pelas principais empresas e clínicas de reabilitação e esporte.

A reabilitação física é uma das responsabilidades do profissional de educação física , que deve diagnosticar adequadamente uma lesão, instituir tratamentos preventivos e corretivos e acompanhar periodicamente o paciente. Para tanto, é essencial cursar uma boa faculdade de Educação Física, além de aperfeiçoar outras habilidades que serão demandadas ao longo da carreira.

Gostou das informações? Quer saber mais sobre o curso de Educação Física? Então, entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário