Educação Física

Como é a atuação do profissional de educação física na reabilitação física?

fevereiro 19, 2021

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um profissional de educação física não se limita em atuar apenas nas escolas e nas academias. Nesse sentido, o profissional é muito importante em outras áreas, como na reabilitação física de pacientes em diversas ocasiões, podendo, inclusive, trabalhar junto com um fisioterapeuta.

Afinal, um profissional de educação física é essencial para estimular a saúde e bem-estar de pessoas de todas as idades. Por isso, ele exerce um papel indispensável em vários casos de reabilitação. Portanto, a profissão, além de estimular as práticas esportivas, é capaz de ajudar na socialização e autoestima das pessoas.

Entenda mais através desta leitura sobre essa forma de atuação dos profissionais de educação física na reabilitação e pacientes. Acompanhe!

O que faz um profissional de educação física?

Um profissional de educação física tem o objetivo de orientar sobre atividade física ou esporte. Vale ainda lembrar que, a sua atuação pode ser em qualquer lugar e com pessoas de várias idades, bem como com diversas necessidades.

Por isso, o profissional é importante em outras áreas da profissão, além da vida escolar ou academias. Afinal, idosos, pessoas com deficiências ou pós- cirúrgicos, podem precisar de um profissional de educação física para uma determinada orientação.

Como é o trabalho na reabilitação física?

A profissão exige bastante conhecimento do corpo humano, inclusive de como ele deve funcionar de um modo saudável para, assim, criar a rotina de atividades mais adequadas para cada pessoa. Nesse sentido, o profissional pode trabalhar com a reabilitação física de pessoas em diversas situações. Algumas delas são:

  • retomada de movimentos;
  • recuperação pós-operatória e de lesões;
  • prevenção de doenças e dores;
  • e outros problemas físicos ou ortopédicos.

Sendo assim, entre os campos de atuação para esse profissional, também estão os hospitais ou as clínicas de reabilitação física. Porém, mesmo nesses ambientes, geralmente, vai trabalhar com o condicionamento físico do paciente. Contudo, respeitando as limitações da pessoa e a necessidade do momento.

Quais são os resultados esperados?

O resultado alcançado vai depender do nível de gravidade da situação do paciente, bem como o quanto invasivo foi algum procedimento que ele se submeteu. No entanto, de modo geral, a reabilitação física tem como principal objetivo, condicionar o corpo do paciente para que volte ou passe a ter autonomia.

Pessoas que ficaram muito tempo acamadas ou crianças que sofrem com algum problema de movimentação, podem passar por esse tipo de reabilitação. Os efeitos são positivos, pois permite desenvolver de forma mais independente na máxima funcionalidade do corpo.

Por fim, o trabalho do profissional de educação física pode contar com a contribuição de outros profissionais, como os fisioterapeutas. A reabilitação física, comumente, necessita de uma atuação multiprofissional com várias medidas para ajudar o paciente a recuperar ou a manter a sua funcionalidade ideal, como física, sensorial e outras. Por isso, os profissionais precisam interagir com foco na independência do paciente.

Você tem interesse em trabalhar com educação física, principalmente na área da reabilitação? Então, entre em contato conosco para saber mais sobre essa e outras profissões. Inclusive, para conhecer a nossa instituição.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.