De acordo com pesquisas do IBGE, existem mais de 15 milhões de desempregados no Brasil atualmente. São inúmeros fatores que influenciam tais dados, mas investir na capacitação profissional continua sendo uma das principais alternativas para driblar esse tipo de situação e conseguir se estabelecer no mercado de trabalho.
Você sabia que, existem algumas profissões no Brasil em que a demanda é elevada, mas falta o número suficiente e principalmente a qualificação necessária para o preenchimento das vagas? É o caso de profissionais de TI (Tecnologia da Informação), especialistas em marketing digital, farmacêuticos, demais cargos de apoio à saúde, e muito mais.
Essas informações, por si só, já deixam claro a importância da qualificação profissional para que seja possível ter uma carreira mais promissora. Mas ainda temos muitos outros motivos que evidenciam isso. Quer saber mais? Continue a leitura!
1. Oportunidades melhores
A capacitação profissional é adquirida por meio de investimento financeiro e de tempo. Assim, é natural que muitos precisem abdicar de inúmeras atividades recreativas, por exemplo, para poder se dedicar à qualificação. Tudo isso torna o indivíduo mais valioso para as empresas contratantes, que tendem a oferecer oportunidades e uma remuneração à altura da qualificação de cada um.
Tenha em mente que todas as profissões são importantes e merecem ser respeitadas. Mas quando uma empresa se dispõe a pagar mais por um colaborador e a oferecer cargos que exigem mais confiança, além de um nível de dificuldade elevado, significa que o investimento deve ter bons resultados.
2. Tornar-se mais competitivo
Nem todos gostam de competição. Seja qual for a sua opinião sobre o assunto, o fato é que ela existe, especialmente no mercado de trabalho. Assim, para aumentar a busca por melhores oportunidades de trabalho, é indispensável que você faça sua parte e reúna o máximo de conhecimento e experiência possíveis acerca de uma determinada área profissional.
Desse modo, sua vantagem competitiva é elevada e os empregadores podem ter um olhar mais positivo ao considerar você para ocupar determinada vaga. Além disso, podem priorizá-lo nessa escolha, o que há possibilidade de envolver aumento da proposta salarial e um conjunto de outros benefícios.
3. Ampliar a rede de contatos
Remuneração é um ponto importante, mas não é o único motivador na carreira profissional. A rede de contatos construída ao longo desse caminho, que pode ser ampliada com a qualificação profissional, é benéfica para o estabelecimento de amizades no trabalho, o que ajuda a torná-lo mais feliz e produtivo.
E ainda, essa ampliação da rede de contatos, contribui para que mais pessoas conheçam suas competências profissionais e serve também como um processo de indicação para possíveis propostas de trabalho. Além do mais, é sempre importante ficar por dentro do mercado e dos projetos desenvolvidos por meio dos contatos criados.
Conseguiu entender a importância da qualificação profissional? Para atingir esse objetivo, investir em uma graduação, e posteriormente procurar por estágios e cursos complementares, são os melhores caminhos para ter um maior desenvolvimento na carreira.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Nos siga nas redes sociais para continuar acompanhando nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!
No Comments