Dicas sobre carreira

Quais são as principais áreas de atuação da Biomedicina?

março 11, 2019

Quem está na faculdade ou vai prestar vestibular quer logo saber se a profissão escolhida possibilita um vasto campo no mercado de trabalho. Com cerca de 33 áreas de atuação, o curso de Biomedicina é um dos mais procurados — em razão justamente das amplas oportunidades.

Muito além dos laboratórios clínicos, a profissão pode ser exercida em diferentes campos, da indústria à tomografia computadorizada, passando pelas análises ambientais e estéticas, ou seja, você poderá escolher a área de acordo com o seu perfil.

Com o objetivo de auxiliá-lo nessa empreitada, vamos mostrar, neste post, um panorama sobre a Biomedicina, o mercado e as tendências da área. Confira!

Como é o mercado de Biomedicina?

O biomédico é o profissional responsável pelas pesquisas na área da saúde tanto para humanos quanto em animais e plantas. A carreira é promissora e está em plena expansão no Brasil em razão do aumento na expectativa de vida das pessoas.

Dessa maneira, mais exames são necessários tanto quanto vários cuidados preventivos, como por meio do auxílio de vacinas. São aspectos que ajudam a profissão a obter cada vez mais novas aberturas no mercado de trabalho.

Apesar de muita gente confundir, vale a pena deixar claro que a Biomedicina se difere da Medicina. Enquanto a primeira forma profissionais que se dedicam a identificar e estudar microrganismos causadores de doenças, a segunda forma médicos, únicos profissionais que podem realizar diagnostico clínico e receitar medicamentos, entre outras ações.

De modo geral, ambas as profissões se entrelaçam, mas a Biomedicina é mais voltada para a pesquisa e análises laboratoriais, ou seja, é um aspecto importante para você saber em que realidade estará sendo inserido.

Quais são as tendências e projeções da área?

Como mencionado acima, a Biomedicina é um curso de graduação que oferece grandes oportunidades aos futuros profissionais. Sabendo que as pessoas estão investindo cada vez mais em qualidade de vida, o mercado só expande e abre novas oportunidades a cada dia.

A Biomedicina conta com empregos na iniciativa privada ou pública: hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias, docência ensino superior, bancos de sangue, entre outros.

Para você ficar ainda mais bem informado, veja agora algumas das principais áreas de atuação do biomédico.

Análises clínicas

Atuar em análises clínicas é um mercado que sempre abre oportunidades para a profissão, principalmente por conta do movimento que aumenta dia após dia. Como a população está vivendo mais, a necessidade de exames laboratoriais sempre é uma realidade.

Nesse meio, o biomédico vai assumir a gestão técnica dos exames, ficando responsável técnicos por todas as fases de execução dos exames , incluindo os laudos apresentados. Além disso, executará os procedimentos como um todo, coordenando as atividades com o objetivo de garantir credibilidade nos resultados por meio de processos sistematizados de garantia de qualidade.

Reprodução humana

As clínicas de reprodução humana também concentram várias oportunidades destinadas aos biomédicos. Isso porque o profissional faz o estudo dos gametas, identificando possíveis problemas de infertilidade, além de realizar a preservação dos materiais genéticos.

Muitos casais enfrentam o problema e querem métodos alternativos, por isso a área vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e ainda atende a pessoas de bom poder aquisitivo, ou seja, sempre haverá mercado aberto.

Ambiental e industrial

Indústrias de saneamento, prefeituras e governos estadual e federal necessitam de biomédicos que desenvolvam análises físico-químicas e microbiológicas para atestar a qualidade da água fornecida à população.

Na área industrial, o profissional fica responsável pela elaboração de soros, vacinas, reagentes e outros produtos que auxiliam na saúde do trabalhador. O objetivo é sempre contribuir com a qualidade de vida, evitando riscos de acidentes, prejuízos ocasionados por enfermidades ou até mesmo problemas em áreas confinadas sem as precauções necessárias.

Pesquisa científica

Entre as áreas de atuação da Biomedicina, uma bem promissora é a de pesquisa científica, ou seja, quando você concluir a graduação já pode emplacar em uma pós-graduação, seja especialização, mestrado e futuro doutorado.

Dessa maneira, a sua formação vai ficar bem sólida, abrindo oportunidades tanto nos estudos quanto na docência, ou seja, é uma boa oportunidade para quem gosta dos ares acadêmicos. Você poderá desenvolver trabalhos específicos em várias áreas, como hematologia, parasitologia, biologia molecular, imunologia, bioquímica, entre outras varias.

Biologia molecular

Nessa área, o profissional vai realizar a coleta de materiais, além de analisá-los, destinando os pareceres técnicos necessários.

A biologia molecular avançou imensamente nos últimos anos em razão das novas tecnologias, ou seja, os exames estão cada vez mais sofisticados e com uma excelente precisão, auxiliando tanto na prevenção de muitas doenças genéticas como no diagnóstico além de determinar a carga viral em várias doenças infecto-contagiosas.

Perícia criminal

Biomédicos também podem atuar na investigação de crimes por meio de concurso público na Polícia Civil ou Científica. Dentro da segurança pública, o profissional vai atuar nos laboratórios do Instituto de Criminalística, analisando evidências, como vestígios de sangue, tecidos humanos, entre outros.

Inclusive, os profissionais colaboram com as perícias, elaborando relatórios que auxiliam nas investigações e ajudam no esclarecimento dos crimes.

Estética

Uma área bem promissora na Biomedicina é a da estética. Como é muito valorizada pelas mulheres, os profissionais poderão atuar nos procedimentos procedimentos como intradermoterapia, peelings químicos e mecânicos, passando pelos preenchimentos e laserterapia.

O biomédico está apto, ainda, a realizar outros tipos de abordagens, como acupuntura e eletroterapia, sempre valorizando o bem-estar do paciente.

Banco de sangue

Os bancos de sangue também são locais que necessitam de pessoas formadas em Biomedicina para realizar o processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos.

Além disso, o biomédico é responsável por assumir e executar as sorologias e os exames pré-tranfussionais, sendo capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.

Por que fazer Biomedicina?

Analisando o nosso post, você viu apenas algumas das dezenas de áreas aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, ou seja, mercado é o que não falta nessa profissão.

Portanto, faça mais pesquisas sobre as áreas de atuação da Biomedicina e prepare seus documentos para a matrícula na faculdade! Assim, sua carreira poderá ser promissora, com bons empregos e qualidade de vida.

Além disso, escolher uma profissão alicerçada em seu perfil faz toda a diferença tanto no processo de aprendizado quanto na motivação para encarar os desafios da vida.

E aí, ficou estimulado a cursar Biomedicina? Quer ingressar em uma faculdade top? Então entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.