A programação é uma das áreas de atuação da tecnologia da informação, que consiste na técnica do desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos. O programador, que é um profissional muito requisitado e bem remunerado no mercado, é o profissional responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção de softwares, tanto de uso pessoal, como empresarial.
O sistema que gere toda a estrutura tecnológica de atendimento dos hospitais, bancos, supermercados e de outros empreendimentos de grande porte e que jamais podem ficar fora do ar, são construídos e mantidos pelos programadores.
Quer saber mais sobre a rotina desse profissional e sobre as perspectivas do mercado de trabalho? Então, continue a leitura!
O que faz um programador?
Um aplicativo de celular, por exemplo, tem uma estrutura com design específico, com diversos comandos e funcionalidades, escrita com diferentes códigos de programação, tais como Python, JavaScript, C#, Scala, R, Objective-C, HTML e CSS, entre outras.
Assim, o programador é o profissional responsável por essas estruturas de softwares, aplicativos e sites por meio das linguagens de programação, criando o layout e os comandos necessários para colocar o projeto em pleno funcionamento, testando sua funcionalidade e corrigindo os erros e bugs apresentados.
Como é o mercado de trabalho para o programador?
O mercado de trabalho para os programadores é muito promissor, com oportunidades de bons salários e valorização desses profissionais. Veja, a seguir, algumas possibilidades de emprego para os programadores:
Agências de marketing
O programador que deseja trabalhar com marketing, ao programar um site, por exemplo, deve priorizar desde o início, a estrutura do projeto e seu impacto diante das ações de marketing, considerando as landing pages, as estratégias de SEO e também um design e interface agradáveis aos clientes.
Hospitais
As instituições hospitalares precisam contar com softwares robustos e eficientes, uma vez que, todos os dados de pacientes e procedimentos precisam de um gerenciamento rápido e livre de erros. Dessa forma, um dos campos de atuação do programador pode ser na prestação de serviços e criação de softwares e aplicativos para a gestão hospitalar, aliando tecnologia e saúde.
Bancos
As instituições financeiras também são empresas de grande porte que contam com sistemas complexos, necessitando de softwares bem codificados e eficazes, além de aplicativos com linguagem clara e bom funcionamento, sendo uma outra área possível para a atuação profissional do programador.
Como se tornar um programador?
Por mais difícil que possa parecer, iniciar na programação não é nenhum mistério. Para se tornar um profissional da área, existem cursos de graduação, como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, entre outros.
Portanto, o programador é aquele que escreve toda a estrutura de aplicativos, softwares e websites, além de realizar os testes e corrigir os erros de codificação para que todo o projeto funcione perfeitamente. Essa é uma profissão em alta no mercado, com um vasto campo de atuação e boa remuneração.
Gostou de aprender mais sobre a rotina de um programador? Tem alguma dúvida sobre essa profissão? Fale Conosco!
No Comments