As profissões na área da saúde, além de promover o cuidado integral aos pacientes, devem estar em constante evolução para oferecer atendimentos diferenciados e efetivos, conforme as novas demandas.
Isso significa que é fundamental o conhecimento clínico constante, aprimoramento de técnicas de acolhimento ao paciente, investimento em tecnologia e gestão de pessoas, como também em economia da saúde.
Quer saber mais sobre as tendências nas profissões na área da saúde? Então, não perca as informações que daremos a seguir!
Atendimento humanizado
Entender a complexidade clínica, medicamentosa, psicológica e socioeconômica é uma das responsabilidades de quem pratica o atendimento humanizado, considerando o indivíduo mais do que sua doença.
Isso porque, no ímpeto de fazer um diagnóstico preciso para a condição clínica do paciente, muitos profissionais não se atentam para outros fatores influenciadores do processo.
Por isso, diversas instituições estão capacitando os profissionais de saúde e adotando técnicas diferenciadas, como o prontuário afetivo, que descreve as preferências emocionais e subjetivas do paciente para facilitar a adesão ao tratamento.
Teleconsulta
A teleconsulta é uma tendência que veio para ficar e que apresenta diversas vantagens para os envolvidos. Para o paciente, elimina o tempo de deslocamento ao consultório, evita a contaminação nos ambientes de saúde e pode contar com o horário reservado ao atendimento pelo profissional.
Para o profissional de saúde, a teleconsulta distribui as atividades ao longo do dia, evita estresse na sala de espera do consultório e otimiza os atendimentos, em virtude da organização do tempo.
Os custos com recursos tecnológicos são menores para todos os envolvidos e em casos mais complexos, o profissional orienta o encaminhamento para unidades clínicas de pronto atendimento.
Uso de softwares
Foi-se o tempo em que os profissionais anotavam as queixas do paciente em formulários e guardavam diversas fichas em gaveteiros que se acumulavam nos consultórios, clínicas e hospitais.
A grande tendência atualmente é o armazenamento em prontuários eletrônicos, em que é possível ter um panorama rápido da condição clínica do paciente, visualizar as percepções dos demais profissionais, incluir exames e acompanhar a evolução do estado de saúde.
A inserção de prontuários eletrônicos foi fundamental para apurar de forma coletiva, os principais problemas de saúde por região, o levantamento dos medicamentos utilizados, dentre outros dados relevantes.
Uso de aplicativos para monitoramento da saúde
A evolução tecnológica também foi aplicada de forma eficiente para as profissões da área da saúde. Nesse sentido, a adaptação da internet das coisas e big data para contexto clínico é mais uma contribuição da estratégia tecnológica.
Com o uso de aplicativos em celulares, é possível monitorar o estado clínico do paciente, inserir informações coletadas em tempo real para serem encaminhadas aos profissionais de saúde, como também ser notificado para usar o medicamento no horário correto.
Os aplicativos são úteis para aferir temperatura, pressão arterial, monitorar nível de oxigenação, glicose sanguínea, entre outras diversas funcionalidades, a depender da demanda de cada paciente.
Conhecer as principais tendências para as profissões na área da saúde é importante para se adequar às demandas, como o atendimento humanizado, uso da internet das coisas aplicadas ao contexto clínico, inserção de prontuários eletrônicos e softwares de gestão, entre outras possibilidades. No entanto, ressalta-se que a capacitação contínua e o desenvolvimento das técnicas gerenciais também devem ser consideradas.
E você, gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, e fique por dentro de novidades!
3 Comments
[…] de enfermeiro deve se preparar para uma profissão cheia de possibilidades e diversidades. Afinal, o campo da saúde é cada vez mais abrangente e conta com esse tipo de profissional em vários setores. Por isso, as áreas de enfermagem crescem […]
[…] uma maneira de se destacar no mercado de trabalho, que tende a ficar mais exigente e precisando de profissionais capacitados para recuperar as consequências geradas pela crise do […]
[…] de TI (Tecnologia da Informação), especialistas em marketing digital, farmacêuticos, demais cargos de apoio à saúde, e muito […]