Outros

4 tendências para as profissões na área da saúde

abril 19, 2021

As profissões na área da saúde, além de promover o cuidado integral aos pacientes, devem estar em constante evolução para oferecer atendimentos diferenciados e efetivos, conforme as novas demandas.

Isso significa que é fundamental o conhecimento clínico constante, aprimoramento de técnicas de acolhimento ao paciente, investimento em tecnologia e gestão de pessoas, como também em economia da saúde.

Quer saber mais sobre as tendências nas profissões na área da saúde? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

Atendimento humanizado

Entender a complexidade clínica, medicamentosa, psicológica e socioeconômica é uma das responsabilidades de quem pratica o atendimento humanizado, considerando o indivíduo mais do que sua doença.

Isso porque, no ímpeto de fazer um diagnóstico preciso para a condição clínica do paciente, muitos profissionais não se atentam para outros fatores influenciadores do processo.

Por isso, diversas instituições estão capacitando os profissionais de saúde e adotando técnicas diferenciadas, como o prontuário afetivo, que descreve as preferências emocionais e subjetivas do paciente para facilitar a adesão ao tratamento.

Teleconsulta

A teleconsulta é uma tendência que veio para ficar e que apresenta diversas vantagens para os envolvidos. Para o paciente, elimina o tempo de deslocamento ao consultório, evita a contaminação nos ambientes de saúde e pode contar com o horário reservado ao atendimento pelo profissional.

Para o profissional de saúde, a teleconsulta distribui as atividades ao longo do dia, evita estresse na sala de espera do consultório e otimiza os atendimentos, em virtude da organização do tempo.

Os custos com recursos tecnológicos são menores para todos os envolvidos e em casos mais complexos, o profissional orienta o encaminhamento para unidades clínicas de pronto atendimento.

Uso de softwares

Foi-se o tempo em que os profissionais anotavam as queixas do paciente em formulários e guardavam diversas fichas em gaveteiros que se acumulavam nos consultórios, clínicas e hospitais.

A grande tendência atualmente é o armazenamento em prontuários eletrônicos, em que é possível ter um panorama rápido da condição clínica do paciente, visualizar as percepções dos demais profissionais, incluir exames e acompanhar a evolução do estado de saúde.

A inserção de prontuários eletrônicos foi fundamental para apurar de forma coletiva, os principais problemas de saúde por região, o levantamento dos medicamentos utilizados, dentre outros dados relevantes.

Uso de aplicativos para monitoramento da saúde

A evolução tecnológica também foi aplicada de forma eficiente para as profissões da área da saúde. Nesse sentido, a adaptação da internet das coisas e big data para contexto clínico é mais uma contribuição da estratégia tecnológica.

Com o uso de aplicativos em celulares, é possível monitorar o estado clínico do paciente, inserir informações coletadas em tempo real para serem encaminhadas aos profissionais de saúde, como também ser notificado para usar o medicamento no horário correto.

Os aplicativos são úteis para aferir temperatura, pressão arterial, monitorar nível de oxigenação, glicose sanguínea, entre outras diversas funcionalidades, a depender da demanda de cada paciente.

Conhecer as principais tendências para as profissões na área da saúde é importante para se adequar às demandas, como o atendimento humanizado, uso da internet das coisas aplicadas ao contexto clínico, inserção de prontuários eletrônicos e softwares de gestão, entre outras possibilidades. No entanto, ressalta-se que a capacitação contínua e o desenvolvimento das técnicas gerenciais também devem ser consideradas.

E você, gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, e fique por dentro de novidades!

You Might Also Like

3 Comments

  • Responder Conheça as áreas da Enfermagem com mais oportunidades - maio 3, 2021 at 9:53 pm

    […] de enfermeiro deve se preparar para uma profissão cheia de possibilidades e diversidades. Afinal, o campo da saúde é cada vez mais abrangente e conta com esse tipo de profissional em vários setores. Por isso, as áreas de enfermagem crescem […]

  • Responder Futuro da educação: o que esperar pós-pandemia? - julho 5, 2021 at 6:26 pm

    […] uma maneira de se destacar no mercado de trabalho, que tende a ficar mais exigente e precisando de profissionais capacitados para recuperar as consequências geradas pela crise do […]

  • Responder Por que investir em qualificação profissional? Veja 3 motivos - setembro 1, 2021 at 1:50 pm

    […] de TI (Tecnologia da Informação), especialistas em marketing digital, farmacêuticos, demais cargos de apoio à saúde, e muito […]

  • Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.