Dicas sobre carreira

Conheça as principais profissões que estão em alta

setembro 27, 2019
profissões em alta
Tempo de leitura 6 min

Decidir qual curso fazer na faculdade não é tarefa fácil, mas conhecer as profissões em alta no mercado atual pode ajudar a definir a melhor graduação. Mais do que isso, a escolha ideal deve combinar satisfação pessoal e retorno financeiro.

Afinal, o sucesso está diretamente relacionado com excelência e, para se destacar na carreira, não basta escolher uma profissão que ofereça altos salários — é necessário optar por aquela que atende às suas aspirações pessoais.

Neste post, você vai conhecer os cursos em alta e entender como fazer a melhor escolha profissional. Boa leitura!

Por que estar atento às mudanças no mercado?

As transformações no mercado de trabalho são cada vez mais comuns. Antes, o que levava vários anos para mudar, agora pode se tornar obsoleto em poucos meses. Isso acontece graças às novas tendências e tecnologias presentes na sociedade.

Elas permitem aprimorar o processo produtivo e modernizar o trabalho de diferentes profissionais. Assim, quem não está preparado para acompanhar essas transformações pode ficar para trás e perder vantagem competitiva diante dos concorrentes.

Tecnologia, mobilidade, processos de onboarding modernos, novas culturas organizacionais, benefícios flexíveis, como trabalho home office, entre outras opções, são atributos que marcam o ambiente de trabalho atual. Essas características são essenciais para que as empresas consigam manter suas equipes produtivas e motivadas, além de atrair novos talentos.

Novas formas de hierarquia, diferentes opções tecnológicas e a diversidade crescente no ambiente empresarial representam apenas algumas das transformações que empregadores e profissionais têm vivido para se adaptar e sobreviver.

Quais são as profissões em alta para os próximos anos?

Conheça as profissões em que você pode investir e obter retorno nos próximos anos.

Cientista da computação

O cientista da computação atua basicamente como programador ou desenvolvedor. Ele é capaz de criar desde ferramentas simples, como aplicativos financeiros para organizar as despesas pessoais, até programas complexos de processamento de informações ou de gerenciamento de produção, por exemplo.

O profissional pode trabalhar em equipes de desenvolvedores, criando softwares de acordo com as necessidades dos clientes. Também é comum atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de empresas dos mais variados segmentos.

Enfermeiro

profissões em alta

O enfermeiro é responsável por gerir equipes e tem como base o cuidado com as pessoas. O objetivo é assegurar o bem-estar e o conforto do paciente durante todo o tratamento. Entre as suas funções, estão a comunicação entre pacientes e médicos, administração de medicamentos e realização de curativos.

É comum o enfermeiro trabalhar em órgãos como hospitais, clínicas e postos de saúde. Também é possível prestar atendimento na residência de pacientes, nos programas de saúde da família, além de atuar em empresas na área ocupacional.

Biomédico

O profissional de Biomedicina estuda as causas, faz o diagnóstico e contribui até mesmo com a cura de doenças. Boa parte do trabalho diário ocorre com pesquisas e análises. Ele identifica alterações em amostras de sangue, tecido humano, líquidos corporais e outros materiais biológicos que podem ser analisados em laboratório.

As novas descobertas científicas impulsionam ainda mais a carreira. Diagnóstico e tratamento de doenças, pesquisas de terapias genéticas, tratamento de infertilidade e a necessidade de desenvolver ou melhorar vacinas são alguns exemplos.

Tecnólogo em logística

O tecnólogo em logística é capaz de trazer lucratividade aos negócios e atender a clientes de forma eficiente e ágil. O profissional também consegue identificar as ferramentas apropriadas para cada etapa da cadeia de suprimentos.

O graduado na área sabe planejar e gerir estoques, selecionar e identificar fornecedores, atuar frente aos processos de compras e executar qualquer prática comum ao setor logístico.

Analista de marketing

Esse profissional é responsável por cuidar das análises de estratégias e resultados de marketing dentro das empresas. Em geral, ele é contratado para desenvolver os métodos nos meios digitais, o que é cada vez mais requisitado pelas organizações que querem ganhar mais espaço no mercado.

Além disso, o analista de marketing mensura os resultados das estratégias e elabora novos meios de conquistar clientes, de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo.

Engenheiro

A Engenharia, de maneira geral, apresenta muitas possibilidades para quem se forma na área. O profissional não é único, pois essa ciência engloba diversas atividades, que podem tratar desde hardwares e softwares até genética, animais, meio ambiente e assuntos relacionados a outras áreas.

É muito comum que os engenheiros entrem no mercado de trabalho em uma posição de gerência. Além disso, empresas dos mais diversos segmentos precisam de engenheiros em seu quadro de funcionários.

Como escolher uma carreira de sucesso?

Agora que você já conhece as profissões em alta, é importante avaliar alguns pontos antes de decidir qual a melhor carreira para você. Isso aumenta as chances de se manter satisfeito com o trabalho e ter sucesso profissional.

Interesses

Primeiro, é importante fazer um exercício de autoconhecimento. Para isso, você deve se perguntar sobre seus interesses, suas características e valores. Também é necessário fazer uma reflexão sobre o futuro:

  • qual estilo de vida você deseja ter?
  • Em que tipo de ambiente gostaria de trabalhar?
  • Com qual perfil de pessoa você tem interesse em conviver?

Outra dica é começar pela área em que você tem interesse. Depois, veja as opções de curso, o que faz o profissional e as áreas de atuação.

Afinidade profissional

Você já deve ter visto alguns testes vocacionais na internet. Eles são um bom ponto de partida para descobrir afinidades e seu perfil profissional, mas existem alternativas mais completas e eficientes disponíveis.

Uma opção é fazer um processo de avaliação e orientação de carreira com um profissional capacitado. Além de ter os conhecimentos necessários para auxiliar seu processo de decisão, ele oferecerá uma experiência muito mais personalizada. Para isso, procure um psicólogo especializado em orientação vocacional.

Reconhecimento

Ter uma profissão reconhecida na sociedade é uma das principais maneiras de motivar e alcançar conquistas profissionais, pessoais e financeiras. Isso reflete na sua produtividade e vontade de buscar resultados com mais foco e dedicação, visando ao sucesso na carreira.

Independentemente da área que você escolher, as profissões em alta têm um ponto em comum: é preciso ir além das competências técnicas básicas. Hoje, o mercado busca profissionais diferenciados, que apresentem habilidades de relacionamento como comunicação, gestão, liderança, capacidade de resolver conflitos e trabalho em equipe.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre educação!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário