Dicas sobre carreira

5 dicas de ouro para aumentar a produtividade nos estudos

abril 23, 2019
produtividade nos estudos
Tempo de leitura 7 min
Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Quem se prepara para vestibulares e Enem procura manter uma rotina de estudo que pode ajudar com esses objetivos. Porém, nem sempre conseguimos nos organizar de maneira eficiente — aí nossa produtividade nos estudos cai e logo a desmotivação chega.

Mas tenha calma, afinal, programar um cronograma também é motivo de pesadelo para muitos adultos já formados. Então, conte com nossa ajuda para desenvolver as melhores práticas de estudo. Neste post, mostraremos em 5 dicas como aumentar sua produtividade para ser aprovado na faculdade da sua escolha. Boa leitura!

1. Organize seu espaço

O primeiro passo precisa começar pelo local em que você estuda. Se você ainda não tem um ponto fixo para isso, aproveite para providenciá-lo. Ter um ambiente adequado para se sentar, focar, ler, analisar e estudar suas anotações e exercícios é fundamental para ter mais produtividade.

Cada pessoa tem seu próprio modo de organização, mas isso não deve ser motivo para ter um espaço bagunçado onde nada que é necessário todos os dias é encontrado. Veja algumas dicas simples que você deve aplicar, mantendo seu estilo e ajeitando seu local de estudos:

  • em seu computador, deixe uma pasta exclusivamente para seus documentos de estudo, diminuindo o tempo de procura por informações que precisa;
  • use palavras-chave para identificar pastas no computador, facilitando a localização de arquivos;
  • deixe em cima da sua mesa somente aquilo que você usa o tempo todo, como lápis, borracha, canetas, marcadores, rascunhos e livros;
  • aqueles itens que são usados de vez em quando podem ser guardados em caixas, prateleiras, gavetas e armários;
  • use separadores e suportes que ajudem na organização de materiais simples, como canetas, papéis de rascunho e clips de papel.

2. Liste e priorize as atividades

produtividade nos estudos

Prepare uma lista com todas as atividades que você precisa desenvolver. Aqui deve ser incluído tudo, desde os afazeres domésticos até os passeios semanais. Se você estuda em outro período — seja terminando o ensino médio, seja fazendo um curso de línguas — ou realiza trabalhos de estágio, voluntário ou de jovem aprendiz, todas essas tarefas também precisam constar nessa lista.

Isso porque as prioridades precisam ser estabelecidas para que você consiga organizá-las e melhorar sua produtividade nos estudos. É importante que junto dessa lista conste os horários das tarefas e a quantidade de vezes que elas são feitas por semana.

Depois que tiver tudo anotado, comece a distribuir nos dias e nos horários as atividades listadas. Ao desenvolver seu calendário dessa forma, ficará perceptível se você tem tempo de sobra ou se está acumulando muitos afazeres. E esse ponto é essencial para aumentar sua produtividade nos estudos, uma vez que um estudante cansado absorve pouco conhecimento!

Equilibrar trabalho e estudo é um dos desafios da vida de universitário. Então, tenha certeza de apenas se compromissar com aquilo que você pode cumprir, visando seu calendário de tarefas e as prioridades do que será feito.

3. Escolha um horário

Cada pessoa é diferente e, apesar as convenções sociais, muitos estudantes são mais produtivos à noite ou de madrugada. Também há aqueles que acordam muito dispostos e sentem bastante energia durante o dia. Independentemente de qual seja o seu ritmo, é bom pensar nele e usá-lo a seu favor para aumentar a produtividade nos estudos.

Deixe as atividades mais difíceis e exigentes para o horário que você se sente mais disposto e produtivo. As funções mais simples e menos complexas podem ser deixadas para o final desse período, garantindo que o tempo seja melhor aproveitado.

4. Evite procrastinar

Pode parecer que estamos chovendo no molhado, mas a procrastinação é uma grande ofensora à produtividade nos estudos — por isso precisamos falar dela. Afinal, não adianta seguir todas as dicas, se, quando chega o momento, qualquer coisa serve de distração.

Aquelas poucas horas reservadas para os exercícios acabam virando longos períodos intermináveis que são intercalados com um episódio de série, uma mensagem no grupo de WhatsApp ou um vídeo de gato no YouTube.

Então, para aumentar a produtividade nos estudos, é preciso ter organização até para a preguiça. Veja algumas sugestões para ajudar nesse momento:

  • use bloqueadores de sites para evitar distrações com redes sociais e jogos;
  • cerque-se de tudo que possa ajudar a concentrar, como músicas relaxantes ou grupo de estudos com amigos;
  • se você é uma pessoa que se entedia facilmente, pense em um cronograma mais dinâmico, em que diferentes temas são encaixados, mas ainda conversam entre si — estudar geografia e história ou literatura e redação são alguns exemplos de matérias com assuntos em comum;
  • se a procrastinação também for resultado de cansaço mental, dá para reduzir a pressão estudando por meio de séries da Netflix, assistindo a algo que ajude a relaxar a mente e, dependendo do tema, reter conhecimento enquanto se diverte.

5. Diga não mais vezes

Ter disciplina na educação é essencial, porém, muitas vezes nosso maior problema para ter mais produtividade nos estudos nem é esse. Muitos estudantes ainda moram com os pais e parentes responsáveis por seu sustento e é comum que eles tenham afazeres domésticos e algumas responsabilidades além dos estudos.

Mesmo que este não seja seu caso, com certeza já aconteceu de alguém solicitar algo e você, sem jeito para dizer não, acabou aceitando o compromisso. É sempre bom ajudar os outros, principalmente se a colaboração é para nossa própria família e residência. Entretanto, é preciso deixar claro que sua rotina de estudos deve ser respeitada.

Então, dizer não é fundamental para respeitar os compromissos que você assumiu consigo mesmo, focando nos estudos para ser aprovado no vestibular. Veja algumas dicas para ter mais confiança ao dizer não:

  • antes de dizer não, pergunte se a solicitação pode ser feita em outro momento, ao invés de ser justo quando você está lendo ou fazendo exercícios;
  • apresente alternativas para a solicitação — hoje você levará o lixo para fora, como foi pedido, mas nos outros dias você vai se programar para realizar a tarefa em um horário mais adequado;
  • se nenhuma alternativa funcionar, diga não com bastante educação;
  • apresente suas motivações baseando-as em fatos concretos, como seu calendário de estudos e horários programados.

Lembre-se de que você não está simplesmente dizendo não, você está priorizando seu futuro e aprendizado. Então, não tenha receio de dizer não para as pessoas. Isso demonstra maturidade e responsabilidade — basta manter a educação e usar argumentos lógicos sobre sua jornada de estudante.

Bônus: Utilize aplicativos

Não podemos deixar os aplicativos de fora das nossas dicas para ter mais produtividade nos estudos. Afinal, as tecnologias servem para nos ajudar no que mais precisamos. Veja alguns apps que ajudam nos estudos:

  • Walk Me Up: este app tem versão para Android e iOS e é excelente para quem tem dificuldade em sair da cama. Ele funciona como despertador, mas só para de tocar quando identificar que o smartphone está se movimentando — mostrando que você realmente saiu da cama e acordou;
  • Wünderlist: este é um ótimo aplicativo para organizar tarefas. Ele pode ser compartilhado com amigos (se você faz grupo de estudos) e sincroniza com o e-mail, incluindo tarefas automaticamente;
  • Flipd: esconde notificações do seu celular, evitando aquela sensação de urgência que temos ao ver alguns avisos na tela do smartphone;
  • Offtime: se apenas tirar as notificações não é suficiente, talvez o Offtime seja ideal para você. Ele bloqueia os aplicativos que mais atrapalham, como as redes sociais, além de impedir que algumas pessoas da agenda entrem em contato.

Quando nos preparamos para o vestibular, pensamos em investir na carreira fazendo um curso de graduação. Porém, o preparo para o mercado de trabalho começa antes, já na organização da rotina de leitura e exercícios. Ter mais produtividade nos estudos ajudará na sua profissão, tornando você uma pessoa bem preparada para planejar e organizar suas tarefas.

Sabemos como a rotina do vestibular pode ser cansativa, por isso sempre compartilhamos dicas pensando em estudantes como você. Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário