Educação Física

Como seguir a carreira de preparador físico? Descubra!

março 9, 2021

Em tempos de grande interesse pela vida saudável, o preparador físico tem sido muito requerido para auxiliar no planejamento e organização dos exercícios e da melhor maneira de evitar lesões musculares.

Além dessas atividades, o preparador físico atua nos clubes esportivos, nas academias de ginástica, nas escolas públicas e privadas, nos cursos específicos para a área, entre outras possibilidades.

Por isso, se quiser seguir carreira de preparador físico, entenda mais sobre essa profissão e fique por dentro!

O que é preciso para se tornar um preparador físico?

Hoje em dia, é comum as pessoas se basearem nas celebridades das redes sociais e confiar que elas estão divulgando as informações verdadeiras sobre tipo, intensidade e frequência dos exercícios físicos.

Além disso, os exercícios repassados não são adequados para qualquer pessoa, principalmente aquelas que já possuem outras doenças, têm histórico de lesão muscular, entre outras particularidades.

Acontece que somente os profissionais graduados em educação física estão legalmente habilitados para elaborar um plano de exercícios, conforme o perfil ósseo muscular da pessoa. Dependendo do tipo de atividade, os fisioterapeutas também estão autorizados.

Além disso, para seguir a carreira de preparador físico, é fundamental se atualizar constantemente e fazer cursos de especialização, conforme o tipo de atuação desejada pelo profissional.

O que se aprende para se tornar um preparador físico?

O curso de educação física – bacharelado é composto de disciplinas básicas que englobam anatomia humana, bioquímica, estudo das células e tecidos, além do bom funcionamento dos órgãos e tecidos.

Também se aprende nessa graduação sobre o movimento das articulações, as principais complicações nesse contexto e quais são as estratégias terapêuticas mais utilizadas para cada situação apresentada.

Para facilitar o aprendizado, as faculdades oferecem os estágios curriculares, que são fundamentais para aprimoramento do conteúdo desenvolvido em sala de aula.

Outras disciplinas do curso de educação física se relacionam à gestão de negócios, administração financeira, empreendedorismo, planejamento estratégico, e também disciplinas de caráter optativo.

Como é a rotina do profissional?

O preparador físico, independentemente de sua área de atuação, começa o dia orientando os pacientes sobre a rotina diária. Se esse profissional estiver atuando em academia, na reabilitação física, o trabalho será no sentido de aumentar a performance e diminuir o risco de lesões musculares.

Quando o preparador físico estiver trabalhando em clubes esportivos, ele também otimizará o desempenho dos atletas, elaborando planos individuais diferenciados, conforme os períodos de competição e descanso.

Para aqueles que atuam como personal trainer, a rotina começa bem cedo, por meio do acompanhamento dos alunos, seguindo as preferências e necessidades de cada um, pois as prescrições devem ser individualizadas, podendo fazer exercícios ao ar livre ou na academia.

Seguir carreira de preparador físico é interessante, desde que o futuro estudante entenda as responsabilidades desse profissional, conheça as disciplinas do curso e aproveite os estágios curriculares e extracurriculares, para se destacar nesse concorrido mercado de trabalho. Também, é fundamental aprimorar os conhecimentos por meio dos cursos de especialização e de gestão.

E aí, ficou interessado nessa graduação? Então, entre em contato conosco e saiba como ingressar no curso de educação física!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.