Dicas sobre carreira

Postura e imagem profissional: qual a importância e como adquirir?

abril 7, 2020
Postura e imagem profissional
Tempo de leitura 5 min

Ser bom naquilo que você faz é importante, mas, para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho, é preciso esforçar-se bastante para deixar impressões positivas, independentemente do lugar em que você esteja. Assim, saiba que o cuidado com a postura e imagem profissional é fundamental para que você alcance seus objetivos no meio empresarial. 

Este assunto desperta seu interesse? Então, continue a leitura. Neste artigo, você entende a importância de uma boa postura e imagem profissional e ainda como adquiri-la. Ao final, explicamos quais fatores prejudicam a forma como seus colegas e demais profissionais enxergam você. Acompanhe agora!

Descubra a importância da postura e imagem profissional

Como dissemos, zelar pela postura e imagem profissional é o caminho para que você ganhe destaque no mercado de trabalho e conquiste as oportunidades que sempre quis. Afinal, constantemente somos julgados, seja no trabalho ou na vida pessoal e, por mais que tentemos acreditar no contrário, a primeira impressão é a que fica.

É preciso que nos preocupemos não só com a aparência física e o desempenho profissional, mas também com hábitos e comportamentos do dia a dia, pois nossas ações e atitudes estão intrinsecamente ligadas à credibilidade que transmitimos às pessoas que nos rodeiam.

Veja como adquirir uma boa postura e imagem profissional

Neste tópico, relacionamos dicas indispensáveis para que entenda como causar uma boa impressão antes mesmo de fazer a sua escolha profissional e elaborar o currículo para o primeiro emprego. Confira!

Seja pontual

Ser pontual significa saber honrar seus horários e compromissos, além de ter respeito com as pessoas que contam com você no ambiente de trabalho. De certo, imprevistos ocorrem e, eventualmente, você poderá atrasar-se para o trabalho ou até ausentar-se. O importante, nesses casos, é avisar seus colegas e superiores o mais rápido possível para evitar mal entendidos.

Além disso, ser pontual significa também cumprir prazos de entrega de tarefas e projetos. Para preparar-se para qualquer contratempo, vale a pena apostar em uma gestão de tempo eficaz, listando suas prioridades, estabelecendo metas e organizando seus horários.

Evite ao máximo falar mal das pessoas

A maledicência torna o ambiente profissional pesado e extremamente nocivo. Infelizmente, alguns profissionais tendem a falar mal de outros, instaurando um clima desagradável, com conversas maldosas, que geram conflitos entre os demais. Evitar completamente esse tipo de situação é a saída para manter uma boa postura e imagem profissional.

Mantenha a organização sempre

Manter a organização, seja no trabalho, em casa, ou durante os estudos, vai lhe ajudar a conquistar os objetivos que você tem, seja quais forem. Saiba que essa habilidade é altamente requerida no mercado de trabalho e fundamental para garantir uma postura e imagem profissional admiráveis.

Portanto, é preciso mostrar que você sabe cumprir prazos, como mencionamos acima, e tem controle sobre as tarefas que desempenha, sabendo gerenciar sabiamente uma alta demanda de trabalho, por exemplo.

Powered by Rock Convert

Abuse da boa educação

Pessoas educadas causam sempre uma boa impressão, pode reparar! Além disso, contribuem para um clima positivo no ambiente profissional, tornando tudo mais leve e agradável. Assim, recomendamos que você abuse da cordialidade e do bom humor, mas tenha cuidado para não exagerar nas brincadeiras e deixar algum colega constrangido.

Cumprimente as pessoas, agradeça a ajuda e diga “por favor” sempre que precisar do auxílio de alguém. Isso fará toda a diferença na sua postura e imagem profissional!

Mantenha a discrição das vestimentas

Outro ponto importante para a construção de uma boa postura e imagem profissional é discrição de suas vestimentas. Falamos que a primeira impressão é a que fica, lembra-se? Nesse sentido, por mais que os outros aspectos acima sejam relevantes, o zelo com a sua aparência não deve ser deixado de lado.

Recomendamos que atente às suas roupas, cuidando para não transparecer que é uma pessoa desleixada. É preciso vestir-se de acordo com o ambiente ao qual você está inserido, respeitando as normas da empresa e, principalmente, a função que exerce.

Invista em marketing pessoal

Você sabe o que é marketing pessoal? É uma estratégia que usa conceitos do marketing tradicional para fortalecer a postura e imagem profissional, focando sempre na promoção pessoal. A prática pode lhe ajudar a mostrar suas competências, conquistar a confiança de colegas e gestores e ainda melhorar a sua autoestima.

Para realizar o marketing pessoal, é interessante manter um perfil no LinkedIn constantemente atualizado, envolver-se em projetos extracurriculares, participar de eventos na área em que pretende atuar e ainda investir em qualificação profissional.

Ouça as pessoas atentamente

É bom quando somos ouvidos, não é? Especialmente quando alguém nos escuta ativamente e demonstra que nossas opiniões são valorizadas. Sabendo disso, é preciso ouvir mais do que falar também no ambiente profissional, a fim de mostrar aos outros que você está disposto a aprender e compreender o próximo.

Entenda quais fatores prejudicam a reputação profissional

Entendeu como melhorar sua postura e imagem profissional? Como pode verificar, é preciso esforçar-se para deixar uma impressão positiva no mercado de trabalho e cultivar bons relacionamentos sempre.

Para que você saiba exatamente o que fazer e não errar, precisamos listar quais atitudes prejudicam sua reputação no ambiente empresarial. Atente aos itens abaixo para não errar!

  • tenha cuidado com vestimentas inadequadas;
  • atente aos erros de português;
  • evite ao máximo postagens comprometedoras nas redes sociais;
  • evite utilizar o celular durante o expediente constantemente;
  • mascar chicletes durante reuniões ou apresentações;
  • mostrar-se inflexível e arrogante;
  • abusar do álcool em festas, almoços e confraternizações em geral;
  • falar mal de gestores para colegas de trabalho.

Agora que você já entendeu a importância e a forma de adquirir uma boa postura e imagem profissional, pode começar a pensar em estratégias para ter uma reputação excelente, não é verdade? Saiba que a educação militar pode lhe ajudar com isso, afinal, instituições militares têm por objetivo formar profissionais completos e preparados para todos os desafios do mercado de trabalho e da sociedade. 

Você tem mais alguma outra dica sobre postura e imagem profissional? Deixe um comentário neste post. Queremos saber a sua opinião sobre o assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário