Dicas sobre carreira

Por que fazer faculdade? 6 razões para apostar no ensino superior

dezembro 21, 2018
Tempo de leitura 6 min
Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Muitas pessoas se perguntam: por que fazer faculdade? É normal ter dúvidas sobre decisões importantes para nosso futuro e, quando se trata de estudos e carreira, elas podem definir condições de vida fundamentais, como estabilidade financeira e satisfação profissional.

Porém, não tenha medo de se arriscar e empreender nessa caminhada. Para mostrar que fazer faculdade é a melhor escolha, separamos 6 razões para cursar o ensino superior. Boa leitura!

1. Crescimento profissional

O crescimento profissional é um dos motivos por que fazer faculdade é necessário. Para quem está ingressando na vida adulta, há muita competitividade pelas vagas de emprego. Ao cursar uma faculdade, você ganha um diferencial perante os demais, acrescentando conhecimento e técnicas importantes para o seu desempenho profissional.

Para aqueles que já estão no mercado de trabalho, fazer faculdade proporciona melhores chances de promoção e ascensão social. Isso também tem ligação com a competitividade do mercado de trabalho.

Muitos profissionais cresceram em suas carreiras por meio de suas experiências no próprio trabalho. Entretanto, sentem-se estacionados em determinado patamar da hierarquia. Isso acontece justamente porque lhes falta um conhecimento complementar que somente o ensino superior proporciona.

Ainda assim, há profissões em que nem mesmo a melhor das experiências pode proporcionar o que a faculdade ensina. É o caso de quem faz carreira em Medicina, Direito e Psicologia, por exemplo, que exigem a conclusão de uma faculdade e credenciamento em órgãos regulatórios — o que só pode ser feito mediante diplomação no curso correspondente.

2. Carreira sólida

Você já deve imaginar que a faculdade solidifica a carreira de quem já tem uma profissão escolhida, como o caso de alguém que trabalha em academia há anos, mas está cursando Educação Física agora. E você está certo.

Porém, para quem está dando os primeiros passos em sua carreira profissional, o ensino superior também é uma base solidificadora. A prática aliada à teoria permite o fortalecimento de competências e conhecimentos fundamentais.

Métodos de ensino, como Aprendizagem Baseada em Problemas, são aplicados em sala de aula para garantir o pleno desenvolvimento intelectual do aluno. Com isso, ele fica bem preparado para qualquer desafio profissional que surgir, inclusive o empreendedorismo da própria carreira.

Além disso, ao concluir o ensino superior, os objetivos profissionais tornam-se mais fáceis para serem alcançados. Isso porque fazer faculdade é a base propulsora para atingir bons cargos, conquistar benefícios importantes e receber promoções atraentes no mercado de trabalho.

3. Enriquecimento cultural

Se ainda está pensando “por que fazer uma faculdade?”, o enriquecimento cultural pode ser sua resposta. O ambiente acadêmico proporciona o contato direto com várias pessoas, de diferentes culturas e origens. Dessa forma, sua inteligência social e emocional se fortalece.

Além disso, a convivência diária com essa diversidade de pessoas expande os horizontes do aluno, transformando-o em uma pessoa mais sábia, compreensiva e empática, características essenciais para cargos de liderança de equipe, por exemplo.

Outra questão é a rotina desenvolvida durante o ensino superior. É necessário organizar os estudos para ter tempo de realizar todas as atividades curriculares e ainda fazer o estágio. Essa adaptação na rotina já prepara o aluno para sua profissão, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

Há, ainda, as oportunidades de intercâmbio, que só podem vir se você estiver estudando. Conhecer, viver e estudar em outro país é um enriquecimento cultural sem igual. Essa experiência no exterior pode ser utilizada no currículo profissional e conta como diferencial importante na busca por ótimas posições de trabalho.

A experiência diversificada adquirida no exterior alia-se ao conhecimento de uma segunda língua — fator que é fundamental para um bom profissional.

4. Estabilidade financeira

Ter uma educação de ensino superior é fundamental para conquistar a tão sonhada independência e estabilidade financeiras. O crescimento profissional e a solidificação de carreira são os grandes responsáveis por isso.

As empresas gostam de recompensar seus melhores profissionais e isso inclui aqueles que escolheram cursos de graduação para investir na carreira. O motivo é simples: as companhias entendem que a pessoa que busca conhecimento está mais bem preparada para ajudar no crescimento dos negócios.

Além de tudo, quem faz faculdade acaba conhecendo especializações para seu curso, já se preparando para uma futura pós-graduação ou mestrado. Ao adquirir cada vez mais conhecimento acadêmico, as chances de estabilidade financeira e boas colocações aumentam.

5. Investimento pessoal

Outro motivo do porquê de fazer uma faculdade é investir em você mesmo. Todos nós temos capacidade, sonhos e objetivos. O ensino superior é a melhor forma de desenvolver nossas competências e alcançar as metas, realizando nossos sonhos.

Nesse sentido, fazer uma faculdade amplia sua visão de mundo, abrindo portas e oportunidades para desempenhar suas atividades de trabalho, mas também conhecer e se conectar com diferentes pessoas. Além disso, as recompensas pelo investimento feito são grandes.

Essas recompensas vão além de boas posições no mercado de trabalho e um salário satisfatório, veja:

  • melhor entendimento do mundo;
  • mais capacidade de racionalização;
  • melhor resolução de problemas;
  • autossuficiência intelectual;
  • maior poder de decisão;
  • mais capacidade de análise crítica;
  • ganho de desenvoltura e expressão pessoal.

6. Desenvolvimento de networking

O conceito de networking é ser uma rede de conexão entre pessoas que tenham conhecimentos e profissões afins, para que, assim, consigam se fortalecer e ter boas oportunidades de trabalho. Nisso se encaixam os colegas de sala de aula, amigos feitos durante o tempo de graduação e, claro, os professores e mestres do curso.

Além disso, durante os anos de faculdade essa mesma rede de pessoas irá ajudar no desenvolvimento da disciplina para estudar. Ter disciplina nos estudos faz com que as aulas sejam mais proveitosas e que o conhecimento seja absorvido por completo.

É muito comum que, ao fazer uma faculdade, você se depare com minicursos, palestras e seminários que lhe apresentarão para importantes profissionais da sua futura profissão. Isso já pode conectá-lo a empresas e oportunidades de trabalho, assim como chances de participar de pesquisas e projetos científicos.

Já sabe por que fazer faculdade e onde esse sonho vai começar a se tornar real? Escolher onde vai cursar o ensino superior também não é uma tarefa fácil. Essa é uma decisão de futuro, mas que garante ótimos benefícios, como investimento pessoal, qualificação profissional e enriquecimento cultural.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhar de perto todas as novidades sobre cursos superiores, dicas de estudo e mercado de trabalho!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário