Educação Física

Como funciona a pesquisa em Educação Física? Entenda!

março 24, 2021

A pesquisa em educação física visa proporcionar novas descobertas científicas importantes na área. É através dela que surgem novos tópicos para discussão, que aprimoram as informações em todos os sentidos. Trata-se de uma das formas mais qualificadas de construção do conhecimento em uma área que está em constante expansão.

Vale ainda lembrar que, a educação física se encontra atrelada a diversas outras áreas, como saúde e humanas, e é por isso que tais pesquisas, ao mesmo tempo que expandem essa área, ajudam também na evolução em outros segmentos. Embora nem tanto se ouça falar, quem decide se dedicar a essa frente de pesquisa, certamente terá um grande universo de descobertas para explorar.

Quer entender melhor como funciona a pesquisa em educação física? Acompanhe abaixo nosso artigo especial sobre o assunto.

Como funciona, afinal, essa pesquisa?

Toda pesquisa aborda uma problemática e busca soluções para ela com base em evidências e estudos de cunho científico. Assim, ainda que nem todo problema tenha, de fato, uma solução definitiva, a partir desses estudos é possível modificar nossas práticas em busca de resultados melhores. Na educação física, tais estudos estão relacionados a habilidades motoras, rendimento, performance, capacidade física e outras questões correlatas.

Quais os tipos de pesquisa em educação física?

Não existe uma fórmula universal para a realização de pesquisa. Elas se classificam em alguns modelos diferentes, que visam abordagens distintas. Podemos citar alguns exemplos:

Abordagem experimental

Esse método visa estabelecer uma relação de causa e efeito. Assim, manipula as variáveis, a fim de submetê-las a uma espécie de teste, a partir do qual se obterá resultados que, quando repetidos, representam uma possibilidade ou probabilidade. As proporções são estudadas com a intenção de estabelecer critérios mais embasados.

Abordagem correlacional

Normalmente, é um tipo de pesquisa que antecede a abordagem experimental. Nesse caso, as variáveis não são manipuladas, mas somente estudadas no sentido de reconhecer as relações entre elas, excluindo-se as de causa e efeito. Não há interferência, apenas observação e análise.

Estudo de caso

Escolhe-se uma situação real e relevante associada ao tema para estudá-la mais a fundo. Trata-se de uma forma de reconhecer o curso de determinada questão em todas as suas vertentes e trabalhar com possibilidades em paralelo. Tal estudo pode ajudar na solução posterior de casos similares, muito comuns quando se trata de educação física.

Survey

O termo em inglês pode ser livremente traduzido como “pesquisa”. Pode parecer óbvio, mas trata-se de uma espécie de entrevista. Nela, são coletadas diversas opiniões de determinado público, por meio de um questionário validado, a fim de traçar padrões e estabelecer ações plausíveis diante de certos questionamentos que podem surgir.

Por que realizar tais pesquisas?

Profissionais de educação física podem se beneficiar muito das pesquisas. Elas funcionam como uma espécie de direcionamento, que norteia decisões diante de situações até mesmo inesperadas. Há ainda aqueles que desejam se tornar um profissional de pesquisa, devendo, para isso, aprofundar-se ainda mais nos estudos.

A pesquisa em educação física visa ajudar profissionais da área e alunos a terem seus problemas solucionados. Estamos falando em evolução e segurança, já que trata-se de um ramo que, ainda que indiretamente, lida com questões relacionadas também à saúde e integridade das pessoas.

E você? Está pensando em estudar educação física? Entre em contato conosco e conheça o nosso curso!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.