Dicas sobre carreira

Você sabe o que é IGC do MEC? Confira neste post!

julho 3, 2020
o que é igc
Tempo de leitura 6 min

Uma das principais dificuldades enfrentadas ao decidir o futuro profissional é escolher a faculdade. Existem diversos critérios que devem ser avaliados pelos estudantes e são divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Você sabe o que é o Índice Geral de Cursos (IGC)?

Ele reflete informações importantes sobre a instituição escolhida, então vale a pena conhecer o índice, saber como ele é composto e por que ele é tão relevante na hora de escolher onde fazer faculdade.

Para esclarecer o assunto, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Continue a leitura e se informe!

O que é IGC e o que revela sobre as instituições de ensino?

O IGC é um índice que indica a qualidade da instituição de ensino, baseado na média ponderada dos cursos de graduação e pós-graduação. Ele classifica a instituição com uma nota que vai de 1 a 5, e é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo MEC. Isso acontece após a publicação das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Esse indicador é bastante completo, pois sintetiza diversos critérios de avaliação dos cursos e instituições de ensino. Por isso mesmo, ele não deve ser confundido com os demais índices disponíveis. Veja quais são:

  • Enade — é um indicador que avalia o rendimento dos estudantes do primeiro e do último ano do curso;
  • Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) — compara o resultado apresentado no início e no término do curso para determinar qual foi o valor agregado pela graduação, baseado no Enade;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) — combina informações do Enade e do IDD, além de avaliações referentes à infraestrutura da instituição, recursos didático-pedagógicos, corpo docente e outros dados sobre os cursos;
  • Conceito do Curso — é feito por uma avaliação do MEC realizada presencialmente e que pode confirmar ou modificar o CPC (é obrigatório quando o CPC for 1 ou 2 e opcional nos demais casos).

Como essa nota é calculada e o que significa?

Agora que você sabe o que é IGC, é importante entender como é feita essa avaliação e quais critérios são utilizados no cálculo para determinar a nota da faculdade. Veja a seguir!

Média dos últimos 3 CPCs

Outro critério utilizado é a média dos CPCs obtidas nos últimos 2 anos, considerando os cursos avaliados e o número de matrículas de cada um deles. Como o Enade é considerado no CPC, ele também traz impactos no IGC.

Média da pós-graduação 

Os programas de pós-graduação strictu sensu são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, a última nota obtida em avaliação trienal será considerada, considerando escala compatível e ponderada com o volume de matrículas em cada curso.

Distribuição dos alunos de graduação e pós-graduação

Por fim, o IGC considera como é feita a distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino ofertados pela instituição — graduação ou pós-graduação. Se não houver alunos suficientes para avaliação, a consulta do IGC retornará o resultado com a sigla SC, que significa “sem conceito”.

Onde é possível descobrir o IGC de uma faculdade?

A pesquisa sobre o ICG das instituições de ensino está disponível pelo portal e-MEC. Ele fornece diversas opções de pesquisa: pelo nome da instituição, nota mínima, cursos e outros dados que sejam relevantes para estudantes e instituições.

Powered by Rock Convert

Nos resultados da consulta, o estudante também tem acesso aos dados completos sobre a instituição, basta clicar na lupa que aparece na última coluna. Nele, você consegue acessar informações como:

  • detalhes da instituição de ensino;
  • cursos disponíveis e campus;
  • atos regulatórios da instituição;
  • processos realizados no e-MEC;
  • ocorrências registradas.

Como o portal permite acessar os cursos ofertados pela instituição de ensino, você também pode consultar as notas do ENADE, do CPC, do IDD e o conceito do curso, além do Conceito Institucional (CI).

O que é o CI?

Em alguns casos, ao pesquisar a faculdade, você não encontra a nota do IGC, mas tem ao acesso ao CI. Ele é o resultado da visita realizada pelo MEC que poderá confirmar o IGC ou alterá-lo. Esse conceito é divulgado a cada 3 anos, seguindo a mesma avaliação de 1 a 5.

Nesse momento, além dos aspectos considerados no IGC, o órgão também verifica outras questões, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as políticas dos cursos e a gestão da instituição.

Qual a importância de verificar o IGC de uma instituição de ensino antes de escolhê-la?

O IGC traz uma avaliação profunda sobre os diversos aspectos da instituição, considerando os demais indicadores, os resultados obtidos pelas avaliações dos estudantes e as características da faculdade. Entre os principais fatores, podemos citar a qualificação dos professores, organização da instituição, estrutura ofertada aos alunos e outros requisitos que impactam diretamente o aprendizado.

Portanto, quanto mais alto o IGC, maior a qualidade da instituição. Assim, os cursos mais confiáveis contam com avaliação a partir de 3, sendo que o ideal é contar com faculdades que tenham conceito 4 ou 5.

Por outro lado, os cursos com nota baixa — 1 ou 2 — passam por avaliações mais rigorosas do MEC. Isso pode gerar penalidades com fechamento de cursos ou perda do credenciamento da instituição. Além disso, os conceitos mais baixos podem retirar oportunidades dos alunos, já que tem a possibilidade de suspender o acesso da faculdade a programas como:

  • financiamento estudantil (Fies);
  • bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ou seja, além de garantir a qualidade do curso, uma boa avaliação também aumenta as chances de acesso a programas importantes para os estudantes, viabilizando a inscrição no ensino superior.

Agora que você já sabe o que é IGC e como ele é calculado, verifique as avaliações da instituição de ensino para definir onde cursar a faculdade. Dessa forma, é possível escolher uma opção de qualidade para concluir a graduação e desenvolver uma carreira de sucesso.

Achou este conteúdo interessante? Se você deseja acompanhar outras dicas sobre o ensino superior e carreira, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog diretamente na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário