Dicas sobre carreira

Nursing Now: por que todo profissional de Enfermagem precisa conhecer

junho 5, 2020
nursing now
Tempo de leitura 6 min

Como linha de frente da saúde, a Enfermagem é um dos grandes pilares para a defesa da vida. Os profissionais da área são responsáveis, muitas vezes, pelo primeiro contato com o paciente e auxiliam no processo de tratamento. Mesmo com todas essas qualidades, ela não está isenta de passar pelos desafios que rondam o meio.

Falta de acesso a equipamentos, pouca qualificação e até carência de mão de obra são só alguns dos problemas enfrentados pela categoria no País e indicam que, quando o assunto é Enfermagem, ainda temos muito o que caminhar.

Nesse contexto, campanhas como a Nursing Now pretendem trazer um foco para as principais questões que afligem a profissão, além de procurarem implementar medidas para seu aperfeiçoamento. Conheça um pouco mais sobre essa iniciativa e como ela está sendo implementada no Brasil.

O que é Nursing Now?

Com o objetivo de trazer mais destaque para os profissionais de Enfermagem no mundo, a Nursing Now é uma campanha para a autonomia da categoria que desenvolve iniciativas que valorizam o que a atividade traz para as pessoas e como ela ajuda para que todos tenham acesso à saúde de qualidade.

Para isso, foram pensadas diversas estratégias de acordo com cada país participante da campanha de modo a implementar melhorias para a categoria e para que cada profissional de torne um enfermeiro de sucesso.

Entre elas, destacam-se as práticas para o reconhecimento da importância da Enfermagem, investimentos em qualificação e estratégias para que ela possa ocupar mais espaços.

Qual é a história da campanha?

A campanha foi desenvolvida em uma parceria entre o governo do Reino Unido, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Conselho Internacional de Enfermeiros. Tem como patrona a duquesa Kate Middleton e representa uma série de iniciativas para celebrar um ano importante para a categoria. Em 2020, é comemorado o Ano Internacional da Enfermagem.  

Por isso, a meta principal da Nursing Now é trazer para o foco de governadores e líderes dos 30 países participantes, incluindo o Brasil, a importância desses profissionais para a saúde.  

Por que o ano de 2020?

Em 2020, faz 200 anos do nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada a Mãe da Enfermagem. Ela teve um papel importante, sendo a primeira enfermeira profissional do mundo. Foi pioneira nas técnicas de cuidado com pacientes que conhecemos hoje e foi uma grande líder do seu tempo.

Como é a campanha no Brasil?

Duas instituições são responsáveis por trazer a campanha Nursing Now para o Brasil. A primeira é o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) e a segunda é o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, setor vinculado a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Powered by Rock Convert

Na data de 24 de abril de 2019, ocorreu o lançamento da campanha no País. Porém, as principais decisões sobre como ela seria aplicada aconteceram um pouco antes, em Brasília, no Conselho Federal de Enfermagem.

Nesse evento, foram definidos os focos para o programa no Brasil. As três diretrizes foram acertadas de acordo com as principais necessidades para a melhoria das condições de trabalho do enfermeiro. Elas são:

  •  investimentos no foco da educação e aperfeiçoamento dos profissionais da enfermagem visando à liderança;
  • desenvolvimento das condições de trabalho da categoria;
  • aplicação de práticas inovadoras e concretas que tenham base em evidências científicas.

A intenção é que até o fim de 2020 todas essas metas sejam cumpridas e que possam possibilitar uma nova visão a respeito da classe de profissionais de Enfermagem. Essa nova imagem deve servir não só para a população, como também para que os governantes enxerguem que a categoria está adequada a participar de todas as discussões que envolvam a saúde pública.

Quais são as dificuldades da Enfermagem no Brasil?

Fica evidente que, ao longo da história do País, iniciativas para a vida saudável da população passaram por diferentes diretrizes. Uma das mais significativas foi a implementação de um Sistema Único de Saúde, o SUS, programa que visa garantir que todos os brasileiros possam ter acesso às melhores condições para seus cuidados.

No entanto, apesar de o Brasil ter um programa pioneiro no acesso ao direito básico da saúde, alguns dos profissionais essenciais para a efetividade do sistema não recebem a valorização devida. É o caso da Enfermagem: de acordo com o Cofen, são mais de dois milhões de empregados atuantes em diversos hospitais e centros de saúde do País. Esses trabalhadores estão divididos em três categorias: enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Muitos desses funcionários necessitam de um bom currículo, além de um preparo emocional para lidar com as diferentes situações do setor da saúde. Entre as dificuldades encontradas por eles, está a quantidade de atividades que exigem horas de dedicação. Eles, inclusive, trabalham em emergências ou unidades de terapia intensiva e precisam se acostumar não só com a rotina pesada, mas também com longos plantões.

A situação piora um pouco para aqueles que trabalham em hospitais e postos públicos e precisam lidar com todas as deficiências desses locais, como a falta de material e a superlotação, adversidades que não impedem que o trabalho seja bem feito.

Até agora, mostramos como a campanha Nursing Now está sendo implementada no País. Uma iniciativa mundial que visa mostrar qual é a importância da Enfermagem para mundo. Quando se trata de saúde, é importante entender que diversos profissionais são responsáveis por tornar esse direito disponível para todos. Enfermeiros, técnicos e auxiliares são, geralmente, a linha de frente para enfrentar os diversos contratempos que afligem a todos.

Isso mostra a importância dessa categoria que, apesar de não ser tão valorizada, é fundamental para a saúde como um todo. Por isso, campanhas como a Nursing Now fazem toda a diferença em empoderar cada vez mais esse setor e para fazer com que seja reconhecido pelos líderes mundiais e se torne a Enfermagem do futuro.

Esperamos que este texto tenha ajudado você a entender a importância da Enfermagem e como a Nursing Now está ajudando a mudar o pensamento sobre a categoria. Quer continuar recebendo textos como este? Então, assine nossa newsletter agora!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário