O que é e como funciona a nota de corte do Enem?

outubro 25, 2019
nota de corte do enem

Após a criação do Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, o sistema de ingresso ao ensino superior mudou bastante. O resultado da avaliação é usado nos mais diversos processos seletivos, por isso é tão importante ficar ligado na nota de corte do Enem.

Porém, é preciso entender que ela pode variar de acordo com a instituição e curso pretendido, bem como conforme a seleção — Sisu, Prouni ou vestibular. Mas o importante é que o Enem pode garantir o seu acesso à sonhada faculdade, mesmo aquelas com nota do MEC mais altas.

Para você entender de vez como sua nota é calculada e como funcionam todas essas notas de corte, elaboramos este post. Acompanhe!

Como funciona a nota de corte do Enem?

Por definição, nota de corte, em qualquer processo seletivo, é a nota de mínima para ser aprovado. Na prática, é a nota do último candidato que entra, ou seja, a nota mais baixa entre o número de vagas.

Tanto no Enem quanto nos vestibulares tradicionais, essa nota serve como um parâmetro para o estudante saber a quantidade de pontos que precisa obter na prova para conseguir a aprovação no curso que deseja. No entanto, ela não é nenhuma garantia, pois podem variar bastante de uma edição para a outra, entre as instituições de ensino superior e processos seletivos.

Prouni

A nota do Enem serve para que o candidato participe em diversos processos seletivos, por exemplo, o Prouni – Programa Universidade para Todos, oferecido pelo Governo Federal, que distribui bolsas de estudo para o ingresso em faculdades particulares do todo o país.

Conseguir uma bolsa requer a comprovação de alguns requisitos, inclusive a comprovação da baixa renda, além de escolaridade e ter realizado a última edição do Enem, tendo obtido pelo menos 450 pontos.

Entretanto, essa não é necessariamente a nota de corte, uma vez que alguns cursos são extremamente concorridos, como Medicina, em que o candidato que preenche a última vaga chega a ter feito 800 pontos. Em média, podemos dizer que com 600 pontos é possível conseguir uma bolsa para diversos cursos.

Vale mencionar que, além da pontuação mínima, o aluno não pode tirar nota zero em redação, caso contrário é automaticamente desclassificado do processo. As inscrições, que são feitas pela internet, são gratuitas e ocorrem sempre após a divulgação do Sisu, duas vezes por ano.

Sisu

Esse é, sem dúvida, o processo seletivo mais concorrido do país. O Sistema de Seleção Unificada classifica os estudantes para ingressar nas universidades públicas a partir da nota do Enem. Assim como no Prouni, é obrigatório ter participado do exame no ano anterior e não ter zerado a redação.

Nesse caso, o sistema recebe as notas de todos os candidatos que fizeram a prova e desejam aproveitar o resultado para tentar uma vaga em alguma universidade pública. A grande diferença é que o ranking é específico para cada combinação de opções, ou seja, instituição, localidade, curso, turno e modalidade. Assim, cada aluno concorre apenas com quem fez a mesma opção que ele.

Assim, o sistema calcula as notas com base no peso de cada instituição e ranqueia os maiores resultados de acordo com o número de vagas disponível. Todos os dias a nota de corte é atualizada e o estudante pode monitorar a procura por uma vaga específica e suas chances de ingresso, porém, só com o encerramento das inscrições é divulgada a nota de corte final.