Biomedicina

Microbiologia dos alimentos: entenda como é a atuação do Biomédico

maio 10, 2021

Quando se fala da produção alimentícia, existem os microrganismos que podem ter ações benéficas nessa produção, e outros, uma ação maléfica, quando ocorrem alterações químicas que prejudicam a saúde. É dentro desse contexto que o biomédico pode atuar, mais especificamente no ramo da microbiologia dos alimentos.

Esse ramo envolve pesquisa, produção, conservação, processamento, desenvolvimento e melhoramento dos alimentos, para que seja possível entender as causas, comportamentos, métodos de controle e prevenção dos microrganismos. 

Pensando em responder as principais dúvidas desse ramo de atuação, preparamos este post para você. Confira!

Como é a atuação do biomédico na microbiologia de alimentos?

Um profissional de biomedicina pode atuar em diversas áreas. No caso da microbiologia, que envolve o estudo da influência de microrganismos de alimentos, o biomédico atua com genética, análises clínicas, pesquisa e microbiologia, ao mesmo tempo.

Para isso, é preciso seguir uma constante rotina que envolve o acompanhamento e avaliação dos microrganismos, para garantir o controle adequado, desde a matéria-prima entregue em uma fábrica, por exemplo, até o produto final. 

E ainda, faz parte das atribuições desse profissional a certificação de que os alimentos liberados para consumo tenham a qualidade necessária e não apresentam riscos de contaminação. Como essa análise também depende do tempo e de condições específicas, a paciência, curiosidade e atenção são virtudes indispensáveis na área. 

Como está o mercado de trabalho para a microbiologia de alimentos?

A microbiologia de alimentos ganha cada vez mais espaço, especialmente, por conta do aumento da resistência de agentes contaminantes aos tratamentos, e do aparecimento de linhas de pesquisas desenvolvidas na intenção de combater os possíveis microrganismos nocivos à saúde. 

Dentro desse contexto, a análise microbiológica se mostra com mais oportunidades de espaço. Além disso, a microbiologia forense, que se associa também a outras áreas, como genética, biologia molecular, bioquímica e paleontologia, se apresentam como campos promissores quando o assunto é mercado de trabalho.

Onde o biomédico de microbiologia de alimentos pode atuar?

Conforme mencionado, as indústrias alimentícias são uma das opções de trabalho do biomédico, já que elas são responsáveis pela produção de novos alimentos e processamento de produtos tradicionais, o que exige a fiscalização quanto à qualidade desses itens.

E ainda, existe a possibilidade de atuação em centros de pesquisas que desenvolvem produtos com o intuito de obter uma melhoria na qualidade de vida — é o caso dos prebióticos e probióticos — e na seleção de microrganismos capazes de otimizar a produção de alimentos, como as leveduras que produzem vinho, pães e outros elementos.

Quais características o biomédico deve ter para trabalhar com microbiologia de alimentos?

Além das já mencionadas características, como paciência, cuidado e curiosidade, se dedicar e conhecer legislações específicas e o funcionamento de indústrias, também podem trazer resultados positivos para quem quer trabalhar na área.

Por fim, lembre-se que optar por uma formação de qualidade, como a oferecida pela Faculdade da Polícia Militar – FPM, é sempre indispensável para que você adquira expertise no assunto e a capacidade necessária para atuar na área.

Quer saber mais sobre o curso de Biomedicina e a Faculdade? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.