Dicas sobre carreira

Como aplicar a metodologia SMART para alcançar seus objetivos

agosto 1, 2019
metodologia smart
Tempo de leitura 5 min

Você conhece a metodologia SMART e a sua importância para a sua vida profissional? Como estamos sempre bastante ocupados, muitas vezes nossos objetivos pessoais e profissionais acabam sendo adiados, em nome de uma urgência cada vez maior de atender às demandas de nosso dia a dia.

Entretanto, seguir uma rotina puramente operacional pode prejudicar seus resultados a longo prazo. É aí que entra a metodologia SMART, que ajuda você a definir metas e trabalhar na direção delas. Não se trata de mágica: tudo dependerá da mudança de atitude que você estiver disposto a aplicar, em nome da sua evolução em termos gerais.

Se você deseja entender melhor como funciona a metodologia SMART e por que ela é tão importante, acompanhe abaixo nosso artigo especial sobre o assunto.

Por que definir metas é importante?

Uma vida sem propósito, com o tempo, se torna vazia e desmotivadora. As metas são uma espécie de combustível, que nos move em busca dos nossos objetivos e do desenvolvimento em termos gerais. Elas traçam o caminho da vida e se tornam a razão pela qual nos levantamos da cama todos os dias.

Você quer ser mais feliz? Deseja traçar uma carreira profissional brilhante? Quer um salário alto? Tudo o que você quiser pode se tornar possível, basta programar o seu subconsciente para acreditar e trabalhar em prol disso.

Aliás, está aí uma questão importantíssima: trabalho! Só seremos capazes de alcançar nossas metas se estivermos dispostos a trabalhar por elas. E esse trabalho não deve se tornar maçante, afinal, traçar ações que o ajudarão a conquistar seus objetivos deve ser enxergado como um caminho prazeroso e importante.

O que é a metodologia SMART?

Desenvolvida pelo guru de negócios Peter Drucker (ainda há algumas controvérsias sobre essa autoria), trata-se de uma adoção de critérios para refinar seus objetivos e ações que o ajudarão a chegar até eles. O nome SMART vem da abreviação dos princípios que envolvem a metodologia. Vamos entender melhor!

Specific — Específico

Suas metas precisam ser específicas. Vamos imaginar que você quer ganhar mais. Quanto mais? Um aumento salarial pode ser de R$ 10 ou chegar a milhões. Entendeu a amplitude da questão? Pois bem, quanto mais específico você for na hora de determinar suas metas, melhor.

Measurable — Mensurável

Você precisa acompanhar o quão próximo da sua meta você está. Traçar um objetivo grande, a longo prazo, pode desmotivá-lo. Afinal, você vai trabalhar e continuar com a impressão de que ele ainda não foi alcançado. O ideal é traçar pequenos objetivos ao longo da carreira. Dessa forma, você consegue mensurar suas pequenas evoluções e se mantém motivado para ir até o fim.

Attainable — Alcançável

É claro que suas metas precisam ser possíveis. Traçar objetivos impossíveis ou difíceis demais de ser alcançados só fará com que você sinta, mais uma vez, que fracassou. Por isso, o ideal é trabalhar com metas reais e alcançáveis. Se sentir que o que você deseja levará muito tempo, você pode “quebrar” esse objetivo em outros menores, mais facilmente alcançáveis.

Relevant — Relevante

Você sabe o quanto a sua meta é relevante para você? O que você acha que vai mudar em sua vida — e na vida das pessoas ao seu redor — quando você alcançá-la? Para nos comprometermos com um objetivo, é imprescindível que entendamos a sua importância. Sendo assim, se sentir que alcançar sua meta não mudará nada, é melhor repensá-la.

Time-related — Temporal

Em quanto tempo é possível atingir sua meta? Se você não colocar prazos e avaliar se está conseguindo cumpri-los, você pode acabar caindo na armadilha do adiamento, que o afastará cada vez mais da sua meta.

Como usar a metodologia SMART?

metodologia smart

Pode ser que, a essa hora, você esteja se perguntando como aplicar todos esses princípios à sua rotina. Trata-se de um trabalho diário, que pode ser conseguido com algumas mudanças de atitude simples.

O primeiro passo é cuidar da sua disciplina. Comprometer-se consigo mesmo talvez seja uma das mudanças mais difíceis, mas quanto mais detalhes você definir para a sua meta, mais plausível a disciplina se tornará.

Desenvolver um planejamento também é importante. Muitas pessoas funcionam melhor quando têm uma sequência a seguir, um passo a passo que precisa ser executado. Isso pode se aplicar aos seus estudos, à preparação para a carreira e a uma série de outras áreas da vida.

Quais os benefícios da metodologia?

Entender os benefícios da metodologia é uma forma de justificativa para aplicá-la. Sendo assim, para ajudá-lo com a motivação inicial, listamos abaixo os principais.

Aumento da disciplina

Seguir uma metodologia específica certamente fará com que você se torne uma pessoa mais disciplinada. É necessário entender o que está acontecendo que o seu dia a dia não rende os resultados esperados. Se você tem a impressão de estar “remando contra a maré” e não vê resultados em seus esforços, talvez um pouco mais de disciplina vai ajudá-lo a se tornar mais efetivo.

Planejamento da carreira

Nada melhor que planejar a sua carreira, não é mesmo? Afinal, por mais que o seu sonho seja tornar-se gerente em um departamento específico de uma renomada empresa, você certamente não vai entrar direto nesse cargo. Talvez seja necessário começar como vendedor ou auxiliar administrativo.

Você também não vai sair da faculdade já empreendendo. Por mais que essa seja a sua vontade, será necessário trabalhar para conhecer o mercado. Em qualquer desses casos, o mais importante é planejar cada passo.

Definição de marcos

À medida que você caminha em direção ao seu objetivo e avalia os resultados já conseguidos, é possível definir alguns marcos. O seu objetivo principal não será a única conquista importante: você terá pequenos avanços ao longo do caminho que farão toda a diferença. Conhecê-los ajuda você a entender o seu potencial e se manter firme na caminhada.

Percebeu como a metodologia SMART pode ser fundamental no alcance dos seus objetivos? Começar a aplicá-la certamente vai interferir de maneira positiva nos seus resultados a longo prazo.

Este post foi útil para você? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário