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Aumente a produtividade nos estudos com o Método GTD!

dezembro 27, 2019
Método GTD
Tempo de leitura 6 min

Encontrar boas técnicas de concentração é uma ótima forma de aumentar a produtividade nos estudos. Com todas as tarefas da rotina, muitas vezes os estudantes sentem dificuldade em manter um bom rendimento. Para auxiliar, vale a pena conhecer o Método GTD — de Getting Things Done, em inglês.

Você sabe como ele funciona? Neste conteúdo, explicamos o que é esse método, quais são seus benefícios e como você pode aplicar essa técnica para melhorar a produtividade nos estudos. Confira!

O que é o método GTD? 

Essa é uma metodologia criada por David Allen no livro “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity”, que tem como objetivo auxiliar as pessoas a conseguir organizar a rotina e ser mais eficiente em suas tarefas, como trabalho ou estudos.

Com um bom planejamento das atividades, a pessoa reduz o estresse e a ansiedade no dia a dia. Isso diminui o tempo perdido por não saber qual tarefa cumprir ou por não conseguir se concentrar devido às preocupações. Para isso, o método classifica as atividades do dia a dia de três formas diferentes. Veja só:

  • atividades não planejadas: imprevistos e urgências;
  • atividades pré-definidas: o que você já tem na agenda ou em sua lista de projetos;
  • atividades a serem definidas: é o tempo que você leva para organizar suas listas e definir as outras tarefas.

O segredo é saber como distribuí-las ao longo do dia para cumprir os objetivos. Também é importante saber como funciona o método e como colocá-lo em prática.

Como funciona o método?

O Método GTD é aplicado em 5 etapas que são adaptadas de acordo com as metas de cada um. Para quem planeja melhorar o desempenho nos estudos, é preciso seguir estes passos.

Capturar

Consiste em anotar tudo o que deve ser feito, como ler, fazer exercícios ou assistir às aulas. A ideia é que isso não fique apenas na mente, pois há mais riscos de se esquecer de alguma tarefa. Assim, criar uma lista com todas as tarefas tira essas informações da mente e traz mais tranquilidade.

Estabelecer

Em seguida, é hora de determinar quais são as prioridades para saber o que é urgente e o que pode esperar. Com o volume de tarefas, saber estabelecer o que precisa ser feito primeiro é essencial para aproveitar bem o tempo.

Também é importante saber descartar tarefas quando identificar que elas não são necessárias no momento e separar aquelas que não têm um prazo definido em outra lista. Desse modo, é mais fácil focar nas atividades que realmente interessam.

Organizar

Com base na classificação das tarefas por prioridade, é hora de definir a ordem em que serão realizadas, de acordo com o tempo disponível. Obviamente, a urgência é um fator importante, mas também considere os horários em que serão executadas para garantir os resultados desejados.

Essa organização pode considerar diferentes períodos: dias, semanas ou meses. O importante é que todas as atividades sejam incluídas no seu planejamento para que o método funcione.

Revisar

Para não errar, confira a organização para ver se não faltou algum item. Repasse as anotações feitas, verifique os horários em que poderá estudar e veja se não se esqueceu de nada. Caso seja necessário, faça os ajustes no planejamento e revise-o periodicamente para garantir que ele se mantenha adequado para as suas necessidades.

Executar

Finalmente, coloque o planejamento em prática. Com tudo organizado, você saberá qual tarefa deve ser feita e não precisará se distrair pensando em qual será a próxima atividade, nem com preocupações sobre ter esquecido alguma coisa. Com tudo sob controle, você terá mais tranquilidade durante os estudos e conseguirá ter um rendimento maior.

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Quais as vantagens do método GTD?

método gtd

Se você ainda não sabe quais os benefícios que o método proporciona, continue a leitura e confira os principais!

Organização

Tanto na preparação para o vestibular quando no decorrer da graduação, o volume de conteúdos que devem ser estudados é grande. O Método GTD permite que você organize seu tempo de estudos de modo a revisar todas as matérias necessárias.

Eficiência

Quando tudo está planejado, você evita começar e interromper atividades para iniciar outras tarefas. Isso também reduz a procrastinação e permite que você faça mais tarefas em menos tempo, aumentando a eficiência dos estudos.

Produtividade

Com tudo organizado, você conseguirá aproveitar o seu tempo da melhor forma para focar nas atividades em andamento. Como resultado, o tempo de estudo terá um rendimento maior e, provavelmente, você conseguirá ler mais matérias ou aumentar os períodos de descanso após se dedicar.

Vale lembrar que esse método pode ser aplicado em diversas questões: trabalho, planejamento de viagens e organização de outros objetivos que você deseja conquistar. Assim, os benefícios não se limitam aos estudos, mas a todos os aspectos da sua vida.

Como aplicar a técnica?

Com tantas vantagens, com certeza você quer saber como aplicar a técnica. Mesmo conhecendo as etapas, é normal que surjam dúvidas sobre como colocar tudo em prática. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar, acompanhe!

Controle a agenda

O controle da agenda é o primeiro passo, já que você precisa se planejar considerando os outros compromissos do dia a dia. Não adianta se organizar para fazer leituras em uma tarde quando existem outras atividades que devem ser feitas.

Além disso, sempre que surgir um novo objetivo ou tarefa, atualize a agenda. Isso poupará tempo no momento de cumprir a etapa de captura e evita que você esqueça algum item.

Crie planos de ação

Nem sempre saber o que é preciso fazer é suficiente, muitas vezes é necessário entender como cumprir essa tarefa. Portanto, sempre tenha planos de ação bem definidos para conseguir colocar o planejamento em prática.

Caso contrário, você corre o risco de perder um tempo precioso enquanto descobre o modo ideal de cumprir a atividade ou busca os itens necessários. Por exemplo, se você planeja estudar, o plano de ação envolve separar todos os materiais necessários para revisar os conteúdos.

Conte com ferramentas de apoio

A tecnologia ajuda a aplicar o método e simplifica os processos de organização da rotina de estudos, permitindo a inclusão de compromissos e enviando lembretes das atividades. Algumas opções são:

Pronto! Agora que você já sabe como funciona o Método GTD, organize-se para aplicá-lo na sua rotina. Após se acostumar com a técnica, com certeza você perceberá o melhor aproveitamento do tempo e o aumento da produtividade nos estudos.

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