Dicas sobre carreira

Saiba mais sobre como está o mercado de trabalho em Goiânia

abril 26, 2019
mercado de trabalho em Goiânia
Tempo de leitura 5 min
Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Especialmente em tempos de crise, é comum que as pessoas busquem alternativas para colocar-se no mercado de trabalho. Há quem pense que partir para um local do qual pouco se ouve falar, pode ser uma oportunidade de conhecer um mercado menos concorrido e até mesmo surpreendente em alguns pontos. Você já se perguntou como está o mercado de trabalho em Goiânia?

Buscar boas oportunidades profissionais pressupõe uma abertura a mudanças, sejam elas relacionadas à localização geográfica ou mesmo área de atuação. Para isso, é necessário libertar-se de conceitos preestabelecidos. Um grande erro é acreditar que determinado mercado “está ruim”, sem conhecê-lo, de fato.

Para ajudá-lo a quebrar o preconceito que muitas vezes existe sobre o mercado profissional da região centro-oeste, preparamos este post, que fala a respeito do de Goiânia.

Como é o mercado de trabalho em Goiânia?

Podemos considerar que o Estado de Goiás está entre os que mais geram emprego com carteira assinada. No ano passado, a região fechou com saldo positivo, no que diz respeito à empregabilidade de sua população. Tal característica pode ser considerada realmente surpreendente, no atual contexto em que vivemos em nosso país.

Mesmo em meio ao caos da empregabilidade, Goiânia busca manter seus padrões de ensino na formação universitária e criação de postos de trabalho. O futuro no mercado de trabalho é uma grande preocupação para os jovens em idade universitária, mas Goiânia trabalha para trazer uma nova esperança para essas pessoas.

Como conquistar uma boa oportunidade de trabalho?

Ainda que o mercado de trabalho esteja aquecido, para conquistar uma boa oportunidade de emprego, onde quer que seja, é necessário se preparar. O curso superior continua sendo indispensável para ter acesso aos melhores cargos oferecidos. Trata-se de um diferencial que faz toda a diferença no mercado de trabalho.

É importante também buscar uma instituição de ensino superior de qualidade para obter essa formação. Faculdades com base na disciplina militar são um exemplo de instituições que buscam preparar, de fato, nossos jovens para o mercado de trabalho. Embora as oportunidades existam, as melhores estão reservadas àqueles que obtiveram uma formação realmente adequada para ocupá-las. Enquadrar-se nesse grupo é uma escolha que depende de você.

Quais as melhores áreas para atuar em Goiânia?

Entre as oportunidades oferecidas na cidade, algumas áreas merecem destaque. É claro que a formação escolhida precisa ser condizente com o seu perfil e objetivos de carreira. Entretanto, saber o que está em alta pode ajudá-lo a conciliar o seu desejo profissional com a necessidade do mercado.

Para isso, listamos abaixo algumas das áreas que merecem destaque na região. Acompanhe:

Agropecuária

mercado de trabalho em Goiânia

Trata-se de um dos setores que mais gera empregos formais no Estado de Goiás. As fazendas e a área rural existentes na região seriam as responsáveis por essas oportunidades. Para quem gosta de conviver com a natureza, está aí uma ótima oportunidade de fazer disso uma profissão e ainda contar com boas oportunidades para manter-se ativo no mercado de trabalho.

Um curso universitário de Engenharia Agronômica busca formar um profissional capaz de analisar os fatores naturais, humanos e evolutivos. Além disso, também busca colocá-los sempre a favor da produtividade agropecuária, levando em conta a biodiversidade vegetal e animal, bem como a sustentabilidade no uso de recursos naturais.

Construção civil

A construção civil também é um dos setores que mais emprega em Goiânia. Por essa razão, estudantes formados em Engenharia Civil são candidatos a ter acesso a grandes oportunidades na cidade. Para atuar no setor, especialmente em posições de liderança, é necessário estar apto a fiscalizar, orientar e acompanhar todas as etapas do processo de construção de edifícios, bem como gerenciar os resíduos gerados.

O diferencial de um profissional qualificado na área está relacionado tanto à segurança no uso futuro dos empreendimentos construídos quanto à integridade dos profissionais que atuam no processo de construção e respeito ao meio ambiente. São todos esses fatores, em conjunto, que determinam um profissional realmente preparado.

Saúde

Está aí um setor que tende a estar sempre em alta. Desde sempre, o ser humano está sujeito a doenças, acidentes e outras adversidades no que diz respeito à saúde e é importantíssimo contar com bons profissionais para tratamento durante esses eventos. Atuar na área da saúde em Goiânia é quase uma garantia de empregabilidade.

Entretanto, é preciso ter consciência de que, quando lidamos com a vida e a saúde das pessoas, é necessário sabermos exatamente o que estamos fazendo. Por essa razão, escolher uma faculdade de qualidade para formação é fundamental. Cursos como biomedicina, enfermagem e educação física são oferecidos pela Faculdade da PM, uma das mais bem conceituadas da região.

Educação

A educação é mais um dos setores que oferecem mais oportunidades na região. Entretanto, se é importante estar bem preparado para atuar em qualquer profissão, o estudo se faz ainda mais necessário quando falamos no profissional que forma outros profissionais. Sendo assim, escolher uma boa instituição de ensino superior para formar-se é fundamental.

Para quem se identifica com a área da educação, entretanto, a pedagogia ou letras não são os únicos caminhos que se pode trilhar. Há profissionais que se formam em diversas outras áreas de atuação e, a partir de mestrados e doutorados, se preparam para tornar-se professores universitários de disciplinas correlacionadas. É importante lembrar, entretanto, que esse mercado é mais restrito — em qualquer região.

Informática

Seja nos sistemas de informação, que visam a automação de processos ou em mídias digitais, o profissional de informática sempre terá seu lugar garantido no mercado de trabalho. Uma das vantagens da área é que ela está presente em praticamente todas as empresas, de todos os setores.

Para quem simpatiza com os computadores, trata-se de uma oportunidade para atuar em diferentes contextos. Está aí mais um exemplo de profissional que precisa de uma boa formação universitária para estar pronto a trabalhar. Entretanto, trata-se de uma carreira com muitos degraus a serem galgados.

Como se pode ver, o mercado de trabalho em Goiânia é rico e surpreendente. Mas também, requer profissionais cuja qualificação esteja a altura da excelência dos serviços que presta.

Se o que você deseja é construir uma carreira de sucesso, entre em contato conosco e conheça nossos cursos.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário