Dicas sobre carreira

O que significa ter maturidade profissional? Entenda no post

março 24, 2020
maturidade profissional
Tempo de leitura 6 min

Alcançar a maturidade profissional é um desafio, porém as gratificações pessoais e profissionais serão o resultado dessa meta. Todavia, ter equilíbrio na profissão que abraçou não significa somente ter anos de dedicação à prática ou muitos conhecimento teóricos.

A maturidade profissional está relacionada a diversos contextos, oportunidades, formas de decisão, respeito às escolhas e capacidade para modificar as atitudes mediante críticas e aconselhamentos — e não ter medo ou apreensão para inovar diante das dificuldades.

Sendo assim, uma das grandes vantagens de alcançar essa fase da profissão é sentir-se seguro com as opções que fez, mas estar em constante evolução para as novas demandas do mercado.

Por isso, se você quer saber o que significa maturidade profissional, não deixe de ler nosso post e descubra sobre isso!

O que é maturidade profissional?

Escolher uma profissão nos dias de hoje não é fácil. Muitos estudantes optam por manter as profissões da família, principalmente se já existirem negócios e empreendimentos no ramo. Outros escolhem um curso de graduação por afinidade com as disciplinas relacionadas, mas, quando ingressam na faculdade, decepcionam-se com a realidade da profissão, enxergando principalmente os desafios e as limitações.

Porém, os que levam adiante o curso e se graduam ainda demonstram receio com o mercado de trabalho, mesmo que suas afinidades estejam significativamente relacionadas com a demanda.

Diante disso, sentem-se frustrados, ansiosos, preocupados e pouco motivados com a profissão, uma vez que ainda não alcançaram a plena realização com o curso escolhido e não procuram alternativas para modificar a situação.

Sendo assim, o que se denomina como maturidade profissional é o indivíduo se realizar na modalidade que escolheu, considerando todos os percalços e vitórias para chegar ao patamar conquistado.

Isso significa que o profissional está seguro de si, de suas escolhas, conhece suas limitações e está trabalhando para melhorá-las, reconhece as oportunidades que lhes são oferecidas bem como recusa aquelas que não agregarão valor aos seus objetivos.

Também desenvolve as competências profissionais e as soft skills e hard skills, está antenado ao que ocorre no mundo e nas profissões e está preparado para novos desafios dentro de sua especialidade, além de saber da importância da transformação digital na vida.

O profissional maduro é aquele que está satisfeito com sua realidade, consegue quitar suas despesas e ganha um extra também, mas não se acomoda diante dessa situação e sempre procura por desafios.

Quais são as características de alguém com maturidade profissional?

Excetuando-se aqueles adultos que desde criança sonham como uma profissão específica, a maioria dos indivíduos ainda sofre pelas escolhas profissionais e estão apreensivos como futuro na carreira.

Por isso, aquele que já alcançou a maturidade profissional está apto a seguir adiante com seus planos, fazer parcerias de sucesso, monitorar seus resultados e tornar a jornada clara e objetiva para todos ao seu redor.

Isso significa que o indivíduo com maturidade profissional já definiu sua trajetória, que pode envolver abrir um negócio próprio, passar no concurso ou empreender em serviços diferenciados, assim como pode ser aquele indivíduo que resolveu fazer outra graduação ou pós graduação, está convicto da sua mudança e se prepara para modificar sua carreira.

Outras características são notórias nesses indivíduos. Veja mais!

Powered by Rock Convert

Capacidade de decisão

Enquanto os recém-formados ou graduados mais inseguros não se sentem à vontade para tomar decisões, o indivíduo com maturidade profissional já toma o primeiro passo que foi previamente planejado.

Certamente que a tomada de decisão desse indivíduo envolveu uma programação entre as vantagens e desvantagens do ato, os custos envolvidos e tantas outras perdas. No entanto, os indivíduos com essa maturidade não terão medo de ousar ou se arriscar no mercado, desde que estejam respaldados.

Além disso, após tomar a decisão, esses profissionais têm a habilidade para entender se a situação será favorável ou demandará novas atitudes a fim de não comprometer o resultado final.

Resiliência

Resiliência é a competência para lidar com os obstáculos da vida e saber tirar um proveito positivo da situação. As pessoas resilientes são mais confiantes, comprometidas e não se abalam facilmente.

Por isso, resiliência tem sido o motor propulsor dos profissionais que alcançam a maturidade, principalmente devido às experiências positivas e negativas que constituem fatores de mudança para essas eles.

Sendo assim, pessoas resilientes estão dispostas a começar novamente, traçar novos rumos, reconhecer passos ineficientes e elaborar mecanismos para aprender com os fracassos e tristezas e aprimorar as atividades eficazes.

Lidar com feedbacks

Feedbacks são aconselhamentos provenientes de uma situação vivenciada pelas pessoas que estão no mercado de trabalho. Podem envolver tanto questões pessoais quanto profissionais e impactar a postura do indivíduo frente a elas.

Lidar com os retornos significa aproveitar os conselhos mais relevantes, que não tenham cunho pessoal ou de intrigas e que possam ser relevantes para a forma de trabalhar nas mais diversas situações.

Então, o graduado que está em processo de amadurecimento profissional deve filtrar os comentários e posicionamento dos colegas de trabalho, agir quando necessário e manter-se firme em suas convicções.

Porém, é importante encontrar a flexibilidade nas ações diante de um contexto para facilitar o convívio com os colaboradores e colegas de profissão. Dessa forma, buscar esse equilíbrio é uma tarefa árdua, mas que será amenizada com os anos de profissão e de amadurecimento pessoal.

Proatividade

A iniciativa para resolver ou antever problemas é uma das virtudes de quem já alcançou a maturidade profissional e está relacionada aos anos vividos, ao estudo da situação ou de conhecimento científicos.

Por isso, é fundamental ser proativo em momentos que exijam medidas rápidas e objetivas ou naquelas situações em que existe um perigo iminente ou a possibilidade de receber infrações de órgãos fiscalizadores.

A proatividade é uma habilidade que se desenvolve rapidamente e requer atitudes energéticas dos profissionais, embasamento para execução das ações e esclarecimentos das complicações que foram evitadas.

Ter maturidade profissional é uma virtude que deve ser desenvolvida pelos indivíduos a fim de se destacarem no mercado de trabalho, aproveitarem as boas oportunidades e serem reconhecidos na proatividade, destreza, eficiência, boas relações pessoais, competência, entre outros comportamentos diante dos funcionários, da sociedade e dos demais colegas de profissão. Sendo assim, a mudança depende daquele que almeja esse patamar para a longa vida profissional.

Agora que já entendeu o que significa maturidade profissional, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de assuntos interessantes? 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário