Outros

LGPD na saúde: quais os principais desafios?

março 15, 2021

Você sabe como se aplica a LGPD na saúde? A Lei Geral de Proteção de Dados visa garantir a segurança de informações sobre o paciente. O vazamento de dados pode expor as pessoas a golpistas e outros criminosos, e é por isso que é tão importante mantê-los protegidos a partir de alguns mecanismos tecnológicos ou mesmo devido à escolha das ferramentas certas para armazenamento.

A lei consiste em uma série de medidas de segurança que devem ser implementadas em toda empresa que lida com dados de pessoas, inclusive estabelecimentos ligados à saúde, como hospitais e laboratórios. Seu não cumprimento, deixa o responsável sujeito a multas e outras sanções legais previstas.

Quer entender melhor os impactos da LGPD na saúde? Acompanhe nosso artigo especial sobre o tema.

Quais as principais medidas para implementar a LGPD na saúde?

Dados de pacientes são considerados sensíveis e invioláveis e, portanto, requerem um tratamento muitas vezes mais rigoroso do que em outros setores. Assim, a coleta e armazenamento precisam estar atrelados à ciência e autorização do paciente. Além disso, é importante escolher os softwares certos, aqueles que contam com mecanismos de criptografia e segurança para evitar incidentes.

Quais os principais desafios nessa adaptação?

Como se trata de uma adaptação, ela traz consigo alguns desafios. Dentre os principais, podemos citar:

Esforço técnico

É claro que a proteção de dados exige algumas adaptações do ponto de vista técnico. Assim, pode ser que você precise trocar ou adaptar o seu sistema, ou mesmo escolher novas ferramentas. Tudo isso vai demandar um esforço dos responsáveis pela parte técnica do seu estabelecimento, mas que, quando bem direcionado, certamente será recompensado.

Investimentos

Implantar novas tecnologias também é sinônimo de investir. Você precisará de uma nova infraestrutura e, muitas vezes, de serviços profissionais em sua instalação. Trata-se de todo um caminho a ser percorrido, com o auxílio de profissionais nessa parte mais técnica. O importante é não encarar tal questão como custo, mas, sim, como investimento.

Mudanças na cultura

Muitas vezes, não basta mudar os softwares de gestão de dados. Será necessário mudar também algumas coisas na cultura da empresa. Assim, todos os envolvidos precisam estar cientes da importância da proteção de dados e aptos a lidar com os mecanismos necessários para implementá-la.

Como se adaptar a esse cenário?

Pode ser que você ainda tenha dúvidas quanto ao que precisa fazer para se adaptar a essa nova realidade. Como pontos principais, podemos abordar:

Elaboração de termo de consentimento

Para evitar problemas futuros, você pode elaborar, desde já, um termo de consentimento, para que seus pacientes fiquem a par das formas pelas quais você trata e armazena seus dados. Assim, ainda que com toda a segurança necessária algo aconteça, você está legalmente respaldado de que fez o que deveria fazer.

Uso de tecnologias

Implantar sistemas de gestão que já contêm, por si só, mecanismos de proteção, é uma forma inteligente de otimizar o seu trabalho nesse sentido. Assim, você pode escolher ferramentas que permitam criptografia e outras barreiras que impeçam o acesso aos dados armazenados.

Treinamentos de equipe

Sua equipe precisa, entretanto, saber lidar com tais ferramentas. Para isso, é importante oferecer treinamentos direcionados e estar sempre atento a possíveis falhas humanas no processo. Um time alinhado quanto ao objetivo de proteção é, sem dúvidas, item fundamental nesse procedimento.

Como se pode ver, a LGPD na saúde vem com o objetivo de garantir sigilo e integridade dos pacientes. Implantá-la corretamente é uma forma de tratamento mais humanizado e consciente, além de ser também uma adequação às leis inerentes ao assunto.

Gostou do artigo? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ter acesso também a outros conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.