Linhas Paralelas

Ler também é uma Arte

agosto 4, 2020
Tempo de leitura 4 min

VOCÊ SABE LER?

Ler bem é uma arte, é bem mais que apenas interpretar letras ou palavras, mas descobrir o mundo e a razão de ser através da leitura. Ler uma placa ou um post na internet é bem diferente de ler e decodificar uma obra clássica.

Existem determinados textos, difícil de serem entendidos, que parecem estar escritos em um dialeto desconhecido. Mas, por que isso acontece? A leitura verdadeira é aquela que se decodifica a mensagem nas entrelinhas de qualquer conteúdo escrito, ou seja, é investigar e descobrir o ensinamento que o escritor quis passar adiante, isto é, descrever com outras palavras o pensamento daquele que o escreveu.

Quem sabe ler, também sabe falar e escrever, por se tratar de ações intrinsecamente interligadas. Mas, isso não quer dizer que a solução seja começar a ler obras sem o devido direcionamento. A princípio, temos que perguntar a nós mesmos antes de uma leitura, o que queremos saber, quais nossas dúvidas, onde queremos chegar.

CONHECER, É PODER

A educação, por exemplo, não se trata apenas de obter diplomas, inclusive muitos acadêmicos doutores e pós-doutores, vislumbraram um conhecimento maior, após fazerem da leitura um hábito, o que tornou a produção científica bem mais fácil para eles. Significa dizer que titulação não basta para o desabrochar de ideias. Ler os bons livros, é uma das formas mais eficientes para educar a si mesmo. Como referência disso, temos personagens célebres de nossa história, tais como, José Bonifácio, Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, entre outros.

Ler é um exercício diário, tal e qual a atividade física, ou seja, para se obter um corpo saudável e em forma, a prática contínua é imprescindível. Requer esforço, perseverança e persistência. Um ou outro, muitas vezes se torna um ato penoso, desgastante, porém, o resultado sempre é positivo.

Um calhamaço de papel, cheio de letrinhas miúdas, algumas vezes até assusta, porém quando o leitor considera que o objeto à sua frente é produto de estudos detalhados de um autor, muitas das vezes, pesquisas de uma vida inteira, e que está ali, disponível através de algumas páginas, bastando apenas lê-las, o enfado pode até se tornar menor, afinal a dificuldade nesse caso, foi bem maior para quem o produziu.

Geralmente, muitas pessoas buscam ler apenas conteúdo específico às suas áreas de estudos, por não considerarem outros assuntos importantes, por não terem tempo para aprender outras coisas, ou ainda se outros temas contrariam suas convicções. Para se ter argumentos e real embasamento sobre determinadas matérias, se faz necessário, antes de qualquer coisa, conhecer e se apropriar delas, mesmo que discordando do que está exposto. Divergir, sem o devido conhecimento, apenas por ter ouvido alguém falar disso ou daquilo, pode acarretar o vexame e o constrangimento em algumas situações. Conhecer, é poder!

Os bons livros não são meros enfeite em prateleiras, sejam físicas ou digitais, são o guia que nos leva a caminhos desconhecidos, são o diálogo entre o autor e o leitor, são a descoberta do verdadeiro conhecimento. Os que procuram uma resposta aos mistérios da vida, devem ler os clássicos, que passaram pelo teste do tempo e ainda influenciam e instruem na atualidade.

A leitura também não precisa ser individual, pode ser um evento social, como era feito no passado, e pouco usual nos tempos atuais. A leitura feita de forma coletiva proporciona a discussão, a eclosão de ideias, a variedade de percepções e a tão ansiada conclusão, de acordo com o entendimento de cada um.

VOCÊ QUER SABER?

Entre pessoas consideradas letradas no real sentido da palavra, está Rafael Nogueira, Presidente da Biblioteca Nacional, professor de História, Filosofia, autoridade em José Bonifácio e membro da Brasil Paralelo, onde compartilha seu conhecimento por meio de um Núcleo de Formação. Para tanto, estão disponíveis gratuitamente no Canal Youtube, duas de suas aulas, abertas ao público sobre o tema Titãs da Civilização Ocidental, conforme links abaixo:

Para a devida compreensão do tema em questão (Titãs da Civilização Ocidental), se faz necessário saber ler, o que explica a Parte I (Ler é uma tarefa muito mais difícil do que parece).

“Mediante a leitura de grandes livros, é possível desenvolver uma grande personalidade e uma cultura extraordinária.” (Rafael Nogueira, Historiador, Presidente da Biblioteca Nacional)

Enfim, seja individual ou social, a leitura proporciona algo definitivamente prazeroso: o Aprendizado!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário