Dicas sobre carreira

Conquiste o sucesso na jornada acadêmica com estas 6 dicas

março 13, 2020
jornada acadêmica
Tempo de leitura 5 min

O ensino superior se diferencia da escola básica por diferentes fatores, seja em relação aos conteúdos, seja quanto à postura do estudante. Nesse segundo caso, o amadurecimento é essencial para manter a rotina e conseguir ter bons resultados na jornada acadêmica. 

A produtividade nos estudos depende diretamente da organização e dedicação do estudante, já que os conteúdos, de maneira geral, são mais específicos e também são mais exigentes em relação aos do ensino médio. 

São variados os fatores determinantes para que o futuro profissional obtenha sucesso na jornada acadêmica — termo entendido aqui como o trajeto, o percurso do estudante quando ingressa na faculdade. Neste post, vamos mostrar 6 dicas para você obter êxito nesta nova fase da vida. Continue a leitura e confira!

1. Tenha iniciativa

Diferentemente do período escolar, em que o professor está sempre cobrando e conversando com os alunos sobre seu desempenho, na faculdade a autonomia é uma característica básica para o sucesso na jornada. Por isso, não fique esperando que as oportunidades sejam oferecidas, vá atrás delas!

Iniciativa para atividades extracurriculares, participação em eventos, escrita de artigos para a publicação em periódicos: tudo isso pode, e deve, partir de você. Em qualquer curso, várias áreas são expostas para os estudantes logo no início, momento importante para focar naquilo que mais lhe interessa. 

Diante dessa decisão, é possível participar de grupos de pesquisa, encontrar eventos específicos da área, conversar com profissionais para conhecer melhor a atuação no ramo, entre outras atitudes que dependem exclusivamente da sua iniciativa.

2. Estimule o pensamento crítico

O ambiente acadêmico é propício para estimular ainda mais o pensamento crítico. Não se deve começar a jornada universitária com ideias fechadas, é necessário ser flexível e se adaptar às mudanças para garantir o sucesso nesse período da vida, pois o maior objetivo é a formação de um profissional qualificado e preparado para o mercado de trabalho.

Uma dica para manter a criticidade é a leitura. Ler é uma ação comum no ambiente acadêmico, tanto artigos, quanto livros da área, mas também é importante manter o contato com outros tipos de leitura, como romances e obras de ficção. Assim, você consegue manter a mente ativa e, ainda, conhece outros mundos da imaginação.

3. Considere adquirir experiência profissional

Você já pode começar a ter experiência profissional ainda durante a faculdade. Para isso, busque manter contato com pessoas que já atuam na área e converse com os professores sobre as oportunidades de atuação. 

Outra possibilidade é a busca pelo estágio. Em alguns cursos, essa é uma atividade obrigatória nos últimos anos de estudo, porém, nada impede que você a procure ainda no início da vida acadêmica.

Quando a atuação começa desde cedo, aumentam as chances de você escolher o melhor caminho e de conhecer na prática a rotina da área. Desse modo, possíveis mudanças na carreira serão resultados da experiência profissional, o que pode ser mais complexo quando acontece depois de formado.

Powered by Rock Convert

4. Não faça somente aquilo que lhe pedem

É muito fácil, com a rotina de trabalho e estudo, por exemplo, o estudante se acomodar diante das escolhas profissionais ainda na faculdade. Com isso, você acaba fazendo só aquilo que é “obrigatório”, não buscando experimentar nenhuma das dicas abordadas até aqui.

Quando há a conscientização dessas necessidades, fica bem mais fácil alcançá-las. Ou seja, não se deve ficar apenas na zona de conforto durante a jornada acadêmica, esperando que tudo seja entregue de bandeja, pois, quanto mais você busca por conhecimento, melhores serão suas chances na hora de concorrer às vagas no mercado de trabalho. Aliás, proatividade e capacidade de liderança são valores apreciados pelos empregadores.

São várias as atividades que você pode oferecer dentro mesmo da sua faculdade, como monitorias e aulas particulares. Em outras palavras, faça mais do que é solicitado, porém, não se esqueça de que aquilo que é requisitado precisa ser bem feito!

5. Forme grupos de estudo

Sempre tem aquela matéria em que alguns colegas têm mais dificuldade do que outros. Esse é um momento de propor a criação de grupo de estudos, que podem ser específicos para certas disciplinas, com uma abordagem mais geral do curso ou, ainda, para tratar de conteúdos extracurriculares essenciais à formação.

Nesse sentido, nem sempre é possível ver na graduação a amplitude de uma área acadêmica, e é por isso que os grupos de estudos são uma brecha para trazer esses assuntos para pauta. Um exemplo: você e seus colegas podem aproveitar os encontros para discutir as perspectivas da carreira.

6. Estude todos os dias

Uma coisa é certa: durante a faculdade, não se deve deixar acumular conteúdo. Nesse ambiente, as leituras são mais complexas e envolvem livros técnicos e teóricos, por isso, quando os estudos são diários, fica mais fácil manter-se atualizado com as aulas e, consequentemente, as atividades avaliativas são feitas com mais segurança — culminando em boas notas.

Você não precisa separar muitas horas do dia, mas é essencial conseguir, no mínimo, rever os conteúdos da última aula. Também é muito importante fazer as atividades e as leituras, assim você não fica perdido e se organiza para manter a jornada acadêmica equilibrada.

Geralmente, um problema enfrentado por muitos estudantes é conciliar a rotina de estudos com o trabalho ou o estágio, por isso, uma dica valiosa é aproveitar todos os momentos disponíveis, como os minutos na sala de espera de um consultório médico ou horas no transporte público. 

Contudo, não deixe de manter um espaço na sua rotina para o descanso e o lazer, pois nada disso que abordamos neste post é possível se a saúde mental e a física não estiverem em dia!

Mesmo com uma rotina repleta de atividades, é possível manter o equilíbrio entre a jornada acadêmica e a vida social. Como vimos, organização e disciplina são os ingredientes essenciais para dar conta de tudo.

Gostou deste artigo sobre a manutenção da jornada acadêmica? Quer saber mais sobre o assunto e garantir o sucesso neste período importante da sua vida? Entenda agora mesmo como conciliar trabalho e faculdade

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário