Dicas sobre carreira

Entenda a importância de fazer um bom networking

abril 22, 2021

Saber a importância do networking atualmente garante oportunidades no mercado de trabalho, novas parcerias e até mesmo amizades de longa data. Todavia, existe uma linha tênue entre o networking bem feito e o desastre nas relações profissionais.

O networking pode ser considerado uma estratégia para facilitar as relações de trabalho, identificar oportunidades de crescimento na carreira ou para ingressar em novas frentes de atuação, por meio da ampliação da rede de contatos.

Então, se você quer entender a importância do networking, não perca tempo e leia o conteúdo abaixo!

Afinal, o que é networking?

Se a tradução for feita de forma literal, significa redes. Mas no contexto que se adquiriu no Brasil, trata-se de estreitar, fortalecer e ampliar as redes de contatos, com ou sem intenção de buscar novas oportunidades profissionais.

Isso significa que, é possível que um profissional entre em contato com especialistas em determinadas áreas, envie mensagens a professores renomados, relatando seu interesse em alguma linha de pesquisa ou se oferecendo como candidato para alguma vaga de trabalho.

Também é possível fazer networking em ambientes educacionais, cursos de pós-graduação ou em qualquer lugar em que existam interesses comuns a serem compartilhados ou complementados, a partir da experiência de cada um.

O ponto crucial de um networking bem feito é evitar exposições ou contatos virtuais e presenciais excessivos com a pessoa de interesse, ou utilizar de meios pouco éticos para obter uma parceria.

Qual é a importância do networking?

A importância do networking se observa em vantagens para ambos os interessados. Isso porque favorece a troca de relatos e aprendizados, suscitam novas oportunidades de negócios, entre outras possibilidades.

Além disso, contribui para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo, pois, em algumas situações, pode ser o pontapé inicial para se desenvolver na carreira ou dar uma guinada para algo inesperado.

O networking é importante para firmar novas parcerias, ampliar os horizontes profissionais com propostas mais inovadoras e conhecer pessoas com diferentes experiências, para agregar nos novos processos.

Outro ponto importante é como o networking reflete na carreira. O fato de conhecer pessoas que são referência em determinado assunto ou experientes em um negócio, e que estejam dispostos a compartilhar seus ensinamentos, são excelentes oportunidades de aprendizado.

Por isso, é interessante que o estudante esteja atento às novas demandas de mercado, procure estabelecer conexões com profissionais renomados, mostrando seu conhecimento, sua vontade de aprender e, principalmente, comprometimento nessa relação.

Dependendo da área de atuação e do contexto em que se desenvolverá o networking, é interessante buscar métodos eficientes para uma interação com a “celebridade” profissional. Nos ambientes de saúde, é comum que o estudante participe de congressos, formule perguntas e aborde o profissional ao final da apresentação.

Entender a importância do networking é crucial para se destacar no mercado de trabalho, aproveitando as oportunidades que são oferecidas aos profissionais competentes, que foram indicados por pessoas renomadas. No entanto, na maioria dos casos, uma indicação traz a responsabilidade do estudante em atender às expectativas depositadas nele, para que o trabalho seja reconhecido.

E você, como tem feito seu networking? Quer ficar por dentro de novas postagens a respeito desse e de outros assuntos para estudantes da área da saúde? Então, acompanhe nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.