Enfermagem

Você sabe a importância da Enfermagem em períodos de pandemia?

julho 28, 2020
importância da enfermagem
Tempo de leitura 6 min

Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas a promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem nesse contexto.

As atribuições dos enfermeiros alcançam diversos parâmetros como, prevenção, reabilitação da saúde e outras práticas e têm a incumbência de realizar os primeiros socorros à pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade.

É o enfermeiro que realiza a anamnese (coleta informações do paciente por meio de uma entrevista/conversa), obtém os sinais vitais (afere a pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), temperatura), encaminha para exames preliminares, faz controle de infecção hospitalar, entre outras funções.

Neste artigo vamos mostrar a importância do profissional da enfermagem em período de pandemia. Confira!

Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica. Além disso, ele é o profissional que tem participação marcante antes, durante e após qualquer procedimento cirúrgico. Por esses motivos são profissionais indispensáveis ao serviço público e para a sociedade como um todo.

O papel do enfermeiro para a sociedade

O enfermeiro é o profissional que está presente em todas as unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas. A atuação desse trabalhador é bem extensa, ele pode contribuir no Serviço de Assistência à Saúde da Família atendendo a crianças, jovens e adultos. Atende à Política Nacional de atendimento integral à saúde da mulher e da criança. Porém, existem alguns mitos que precisam ser desmistificados.

O enfermeiro possui dezenas de áreas de atuação, veja algumas:

Atenção às gestantes: realiza o pré-natal, acompanhando o crescimento e desenvolvimento feto, bem como, orientando a gestante sobre os cuidados indispensáveis antes e após o parto.

Atenção básica à saúde da criança: realiza assistência do acompanhamento de crescimento, avalia o desenvolvimento da criança, acompanha, orienta e realiza a vacinação;

Atenção à saúde da mulher: o profissional de enfermagem presta atendimento às mulheres no que se refere à prevenção do câncer da mama, útero, doenças sexualmente transmissíveis;  

A atuação da enfermagem na Covid-19

Nos períodos de grande incidência de doenças ou problemas de saúde com a sociedade, como a Pandemia causada pela Covid-19, os enfermeiros são os profissionais que estão na linha de frente, promovendo saúde e bem-estar aos infectados.

ACovid-19 é uma doença extremamente agressivae com uma celeridade muito alta de contágio, que debilita o organismo com muita rapidez, por isso, levou o sistema de saúde ao caos por falta de respiradores nos hospitais, leitos, medicamentos e, até mesmo EPI’s para os profissionais da saúde. Como consequência à falta de reconhecimento dos governantes pela profissão, o Brasil foi o país onde houve mais mortes de enfermeiros causados pelo novo Coronavírus.

E mais, além de todas essas problemáticas, a maior gravidade é a descoberta de que o vírus é desconhecido, sabe-se pouco sobre as suas características, como ele age e quais as sequelas que ele deixa. Por isso, o tratamento tornou-se um desafio para todos os envolvidos na área da saúde. E diante de todos os entraves, os enfermeiros permaneceram firmes em sua profissão.

O profissional de enfermagem é a pessoa que está à frente de todos os quadros que se apresentavam por consequência do novo coronavírus. Muitos tiram plantões consecutivos para substituir o amigo de trabalho que foi contaminado e, estes com pouco tempo de recuperados têm a necessidade de retornar para prestar a sua contribuição, devido à carência de profissionais.

Por consequência da agressão do covid-19, muitos pacientes apresentam quadro respiratório grave e precisam ser encaminhados com urgência para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Neste setor, o profissional da enfermagem tem uma atuação efetiva, a assistência empenhada nesse local é integral e qualificada para atender aos pacientes em estado extremamente preocupantes.

Devido às diversas situações que o enfermeiro precisa acompanhar é necessário que ele esteja sempre qualificando, pois a complexidade de muitos casos precisa de profissionais bem alinhados com a área e oferecendo atendimento cada vez mais humanizado.

A importância da valorização profissional dos profissionais de Enfermagem

Os profissionais de enfermagem devido a toda formação que cursaram, em um período aproximado de 4 anos ou mais, entendem muito bem a responsabilidade da sua profissão e todas as atribuições que estão voltadas integralmente para a vida humana.

Após a graduação são mais anos de especialização, outras complementações com cursos de capacitação especifica, reuniões informativas, pesquisas e uma diversidade de meios de servir melhor à sociedade.

Nos dias atuais a enfermagem passou a ser extremamentevalorizada e reconhecida na potencialidade que deveria ser. A maioria dos membros da sociedade compreenderam as funções e importância de um enfermeiro, por isso a cada dia que se passa nessa pandemia, esses profissionais estão cada vez mais valorizados. No entanto, ainda a muito a que se conquistar em termos de valorização profissional.

Diante do contexto crítico causado pela Covid-19, em que muitos profissionais da saúde se desdobravam para salvar vidas e, alguns foram a óbito, os governantes não se preocupavam, intensivamente, com os cuidados a proteção, a saúde e a vida desses profissionais.

Em busca da valorização do profissional da enfermagem, ocorreu em Porto Alegre o 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em que o tema apresentado foi “Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário”. O congresso deixou a compreensão de que os próprios profissionais deveriam buscar o seu valor para serem reconhecidos pela sociedade.

O ano de 2020 é considerado o Ano internacional da enfermagem, por esse motivo, em 24 de abril de 2019 foi lançada no Brasil a Campanha Nursing Now que tem objetivo de conscientizar os líderes e governantes de 30 países para o reconhecimento, importância e valorização do profissional da enfermagem.

Por tudo que foi exposto, o mínimo que os membros da sociedade podem ter pelos profissionais da enfermagem é gratidão, admiração, respeito e tantos outros adjetivos que se pode manifestar por uma profissão que faz a diferença entre a vida e a morte e que permanece se dedicando a salvar vidas humanas.

Enfim, percebemos a importância da enfermagem no contexto social da saúde. Ademais, as suas atribuições vão muito além dos atendimentos de urgência e emergência. O enfermeiro planeja, supervisiona e coordena os grupos de enfermagem, atualiza prontuários médicos, orienta preparação para intubação, desfibrilação etc. A enfermagem é uma profissão que salva vidas humanas e que precisa de mais adeptos para virem somar com esse time de sucesso.

O que sentiu ao conhecer a importância da enfermagem? Conheça um pouco mais sobre essa linda profissão. Leia sobre a enfermagem do futuro. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário