Dicas sobre carreira

Como o grupo de estudo pode ser útil e como formar um?

fevereiro 4, 2020
grupo de estudo
Tempo de leitura 5 min

Você já deve ter ouvido falar sobre grupo de estudos e pode ser até que já tenha participado de alguns durante sua trajetória escolar. Mas você sabia que o estudo em conjunto pode ser um forte aliado em sua preparação para a graduação?

É isso mesmo! O excesso de conteúdo, a pressão para tirar uma boa nota nas provas e até mesmo a falta de produtividade podem ser resolvidas ao contar com uma rede de apoio, nesse caso, que também conta com você.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto? Nas próximas linhas, você vai entender a utilidade do estudo em conjunto e como você pode formar seu próprio grupo (ou encontrar um), seja ele presencial ou não. Vamos lá?

Benefícios do grupo de estudos

Quando nos juntamos a outras pessoas que estão passando pelos mesmos desafios que a gente, fica mais fácil compartilhar ideias, sanar dúvidas e até aumentar a motivação nos momentos mais difíceis. Só que os benefícios não param por aí, olha só!

Melhorar resumos e anotações

Ao estudar um conteúdo extenso, é bem comum que o aluno crie fichas e materiais extras com os pontos mais importantes abordados na matéria. Só que, nem sempre, esse resumo preenche as lacunas necessárias para uma boa revisão.

E é aí que os colegas de estudo entram em ação!

Ao juntar e analisar as anotações feitas pelos colegas, pode-se avaliar quais pontos você pode ter deixado de lado e que, ainda assim, seriam importantes no momento do estudo.

Cria-se então uma nova ficha, agora com as partes mais relevantes não só para você como para todos os envolvidos.

Compartilhar ideias e conhecimento

Nas reuniões de um grupo de estudo, também é comum e muito bem-vindo que haja um momento de troca de ideias e conhecimento. Com isso, há um aumento considerável no nível cultural dos membros.

Isso pode ajudar bastante nas provas que envolvem conhecimentos gerais e atualidades e na redação.

Aumentar a motivação e a produtividade

Quem estuda sabe que nem sempre a motivação está tão presente, não é verdade? Ter uma rede de apoio pode fazer toda a diferença nesses momentos mais desafiadores. Essa mesma rede pode atuar no aumento da produtividade dos envolvidos.

É possível criar um cronograma no qual, a cada dia, um dos membros ficaria responsável por enviar uma mensagem ou lembrete aos demais, por exemplo.

Compartilhar dúvidas, ajudar e receber ajuda

Quando a dúvida aparece, a quem você recorre? Em um grupo de estudos, você tem com quem contar.

Surgiu uma questão de difícil resolução em História, por exemplo, e você sabe que um dos membros sabe muito dessa matéria, já sabe para quem pedir ajuda.

O contrário também acontece. Se alguém estiver precisando de apoio em alguma matéria específica e você não tem problemas com ela, quem oferece a ajuda é você.

Powered by Rock Convert

Passos para criar um grupo de estudo

grupo de estudo

Agora que você já conhece os benefícios do grupo de estudo, vamos apresentar o passo a passo para criar um. Acompanhe!

Definir o tema que será estudado

Antes de qualquer coisa, é importante definir um tema para seu grupo de estudos. O que será estudado? Qual o objetivo? Essa etapa é muito importante para que vocês não acabem misturando assuntos desnecessários e que podem atrapalhar o grupo.

Escolher os moderadores do grupo

Ter pelo menos duas pessoas responsáveis pelo bom andamento dos estudos e pela organização dos assuntos mais técnicos do grupo é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Ter disciplina faz toda a diferença!

Seleção dos membros participantes

Selecionar previamente os membros que estejam realmente dispostos a estudar e se dedicar também é de extrema importância. Procurar por pessoas que estejam dispostas a agregar valor e ter essa mesma disposição permite que o grupo avance cada vez mais.

Definir local e horário dos encontros

Ter data, horário e local específico para as reuniões do grupo garante que todos estejam presentes ou que a taxa de ausência seja mínima. De nada adianta ter um grupo que nunca consegue se reunir. Presença é pré-requisito para continuar no grupo (dica extra!).

Grupos de estudo online

Também é possível criar ou participar de grupos de estudos online. Em alguns casos, nem é necessário conhecer pessoalmente os membros do grupo. Abaixo, você vai conhecer alguns sites e aplicativos que permitem que essa interação aconteça.

GoConqr

O GoConqr permite criar e configurar grupos de estudo que podem ser públicos ou privados, além de oferecer diversas ferramentas para auxiliar os estudos e a interação dos membros.

Uma dessas ferramentas é a biblioteca comunitária que fica hospedada na plataforma com apresentações criadas pelos participantes.

Meetup

O Meetup é um aplicativo que reúne pessoas com o mesmo objetivo. Ou seja, ainda que você não conheça ninguém disposto a criar um grupo de estudos, é possível encontrar pessoas dispostas a estudar e interagir com você.

Os temas encontrados no site são os mais diversos e vão de gastronomia à ficção científica, por exemplo. Nesse caso, os grupos podem ser online ou não.

Redes sociais

Também é possível criar grupos de estudos nas redes sociais que você já utiliza ou em aplicativos de mensagem instantânea, como WhatsApp ou Telegram. Ou seja, não tem mais desculpa para não estudar!

Criar um grupo de estudos é fácil, gratuito e pode ajudar muito a conquistar aquela vaga tão esperada na graduação. Sem contar os inúmeros benefícios que essa interação proporciona: mais conhecimento, bagagem cultural etc.

Você pode reunir seus amigos, solicitar ajuda aos professores ou até se juntar a pessoas que têm o mesmo objetivo que você nas redes sociais, sites e aplicativos de suporte.

Além disso, ter uma rede de apoio com a qual contar nos momentos de indecisão, falta de produtividade e até mesmo para uma revisão da sua rotina de estudos pode fazer toda a diferença na aprendizagem e em seus resultados acadêmicos.

Gostou da dica e já está pensando em quem vai chamar para o seu grupo de estudos? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e espalhe essa ideia!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário