Enfermagem

Gestão em Enfermagem: como funciona?

março 5, 2021

Enfermeiros com visão de liderança, mais precisamente, com capacidade para exercer uma gestão em Enfermagem é uma tendência promissora na área de saúde pública e privada. Afinal, coordenar equipes e organizar escalas dos profissionais não é necessariamente um cargo destinado apenas para médicos. Nesse sentido, um enfermeiro padrão pode muito bem ter essa responsabilidade e organizar o setor na saúde.

A gestão em Enfermagem é muito importante para a administração da empresa, seja ela um hospital, clínica, entre outros, mas principalmente para os profissionais e pacientes. Sendo assim, o (a) profissional de enfermagem gestor (a) vai garantir que o serviço aconteça da maneira que deve ser, por isso destacaremos mais detalhes sobre essa função ao longo da leitura.

Portanto, se você pretende seguir na área da saúde como gestor (a) em Enfermagem, leia este post para entender tudo sobre essa oportunidade.

O que fazer para atuar na área?

O primeiro passo é ter a graduação em Enfermagem. Afinal, o profissional precisa ter conhecimento, bem como experiência prática, das funções inerentes à profissão. Na sequência, é relevante ter uma pós-graduação com foco na gestão, pois a matriz curricular é composta com uma visão gestora.

Contudo, se engana quem pensa que um enfermeiro não precisa buscar atualizações. A saúde, constantemente, sofre impactos positivos da tecnologia e de outras áreas que podem melhorar o funcionamento do serviço hospitalar, por exemplo.

Recursos como softwares ajudam na organização de prontuários e, consequentemente, garantem mais segurança para pacientes e profissionais de enfermagem. Essa praticidade facilita a comunicação e o entendimento do histórico de um paciente quando acontecem as trocas de turnos de trabalho. Dessa forma, evitam-se erros de administração de medicamentos ou demora para diagnósticos.

Mesmo depois de uma pós-graduação, é importante buscar cursos de extensão em outras áreas, tais como:

  • urgência e emergência;
  • maternidade e neonatal;
  • diagnósticos;
  • terapia intensiva;
  • saúde da família;
  • saúde do idoso.

Entenda a gestão em Enfermagem

Portanto, além das citadas acima, o enfermeiro deve ter uma especialização em gestão voltadas à saúde, para, assim, poder entrar em cargos de chefia e coordenar as equipes. É relevante que o profissional tenha habilidade com liderança, visão estratégica e curiosidade em buscar melhorias.

Nesse sentido, o enfermeiro gestor deverá:

  • organizar escalas;
  • identificar possíveis profissionais produtivos, ociosos e sobrecarregados;
  • certificar que os procedimentos estão sendo seguidos;
  • ter relatórios de uso racional de materiais e medicamentos;
  • buscar ferramentas para melhorar a produtividade do serviço;
  • propor estratégias para diminuir a demora de atendimento;
  • atuar na gestão da qualidade dos serviços prestados.

Como está o mercado para gestão em Enfermagem?

O enfermeiro é o profissional que mais tem contato com o paciente. Nesse sentido, com a quantidade crescente de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas unidades particulares, é cada vez mais necessário dividir a gestão de equipes entre médicos e enfermeiros.

Portanto, o enfermeiro que faz uma gestão voltada à área de saúde, tem uma contribuição mais acentuada, devido ao conhecimento das operações da saúde e da rotina da instituição em que trabalha. Dessa forma, com os investimentos na saúde pública e privada, essa função se torna ainda mais relevante e promissora para os profissionais.

Se você tem interesse em seguir uma carreira em Enfermagem, entre em contato conosco para conhecer mais detalhes da nossa graduação e instituição.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.