Enfermagem

COMO FUNCIONA A GESTÃO EM ENFERMAGEM

outubro 11, 2021

Enfermeiros com visão de liderança, mais precisamente, com capacidade para exercer uma gestão em Enfermagem é uma tendência promissora na área de saúde pública e privada. Afinal, coordenar equipes e organizar escalas dos profissionais não é necessariamente um cargo destinado apenas para médicos. Nesse sentido, um enfermeiro padrão pode muito bem ter essa responsabilidade e organizar o setor na saúde.

A gestão em Enfermagem é muito importante para a administração da empresa, seja ela um hospital, clínica, entre outros, mas principalmente para os profissionais e pacientes. Sendo assim, o profissional de enfermagem, gestor, vai garantir que o serviço aconteça da maneira que deve ser, por isso destacaremos mais detalhes sobre essa função ao longo do conteúdo.

Portanto, se você pretende seguir na área da saúde como gestor (a) em Enfermagem, leia este post para entender tudo sobre essa área de atuação.

Quais são as competências de um gestor em Enfermagem?

Algumas das habilidades essenciais para um gestor em Enfermagem, são:

  • conhecimento na gestão e rotina hospitalar ou clínica;
  • preocupação com os pacientes;
  • boas habilidades de liderança;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ter boa capacidade de comunicação;
  • ter paciência;
  • ser determinado;
  • saber resolver problemas de forma rápida;
  • ter um bom raciocínio lógico.

Lembrando que, todas essas competências são trabalhadas tanto ao longo da graduação em Enfermagem, quanto na realização de especializações voltadas ao segmento de gestão. Por isso, não se preocupe, mas leve o curso a sério e se dedique ao máximo!

O que fazer para atuar na área?

O primeiro passo é ter a graduação em Enfermagem, afinal, o profissional precisa ter conhecimento, bem como experiência prática das funções inerentes à profissão. Na sequência, é relevante ter uma pós-graduação com foco na gestão, pois a matriz curricular é composta para uma visão gestora.

Contudo, se engana quem pensa que um enfermeiro não precisa buscar atualizações. A saúde, constantemente, sofre impactos positivos da tecnologia e de outras áreas que podem melhorar o funcionamento do serviço hospitalar, por exemplo.

Recursos, como softwares, ajudam na organização de prontuários e, consequentemente, garantem mais segurança para pacientes e profissionais de enfermagem. Essa praticidade facilita a comunicação e o entendimento do histórico de um paciente, quando acontecem as trocas de turnos de trabalho. Dessa forma, evitam-se erros de administração de medicamentos ou demora para diagnósticos.

Mesmo depois de uma pós-graduação, é importante buscar cursos de extensão, tais como:

  • urgência e emergência;
  • maternidade e neonatal;
  • diagnósticos;
  • terapia intensiva;
  • saúde da família;
  • saúde do idoso.

Como funciona a gestão em Enfermagem?

Portanto, além das citadas acima, o enfermeiro deve ter uma especialização em gestão voltada à saúde, para, assim, poder entrar em cargos de chefia e coordenar as equipes. É relevante que o profissional tenha habilidade com liderança, visão estratégica e curiosidade em buscar melhorias.

Nesse sentido, o enfermeiro gestor deverá:

  • organizar escalas;
  • identificar possíveis profissionais produtivos, ociosos e sobrecarregados;
  • certificar que os procedimentos estão sendo seguidos;
  • ter relatórios de uso racional de materiais e medicamentos;
  • buscar ferramentas para melhorar a produtividade do serviço;
  • propor estratégias para diminuir a demora de atendimento;
  • atuar na gestão da qualidade dos serviços prestados.

Quais são as tendências desse setor?

Agora, é hora de conhecermos algumas das tendências da Gestão em Enfermagem. Vamos lá?

Coaching como estratégia

A ideia do coaching é orientar as pessoas a lidarem melhor com suas emoções e a traçarem planos e estratégias para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na Gestão em Enfermagem, a aplicação desse conceito tem se mostrado muito vantajosa, fazendo com que o planejamento seja muito mais eficiente no setor.

Uso da Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação está atualmente presente em muitos segmentos da sociedade, sendo também essencial na área da saúde. Conceitos como Big Data e Inteligência Artificial, servem para facilitar o dia a dia na gestão e torná-lo bem mais eficiente.

Implementação de inovação e tecnologia

O uso da tecnologia vai muito além dos conceitos de TI, ou seja, pode estar presente na implementação de softwares que facilitem a organização, otimizando processos e fazendo com que a experiência do paciente seja mais rápida e agradável. Assim, o clima organizacional é completamente revolucionado.

Valorização das especializações

As especializações são fundamentais para a gestão, já que as mudanças não param de surgir no setor e é fundamental que os profissionais estejam sempre alinhados a essas tendências. Sendo assim, se programe para se atualizar constantemente, caso o sucesso seja seu objetivo!

Humanização e desenvolvimento

Por fim, uma das tendências mais importantes é a humanização do atendimento, que não deve se restringir aos cuidados diretos com o paciente. É importante trabalhar questões como a empatia e o respeito desde a gestão, a fim de garantir processos que coloquem os pacientes sempre em primeiro lugar.

Como está o mercado para gestão em Enfermagem?

O enfermeiro é o profissional que mais tem contato com o paciente. Nesse sentido, com a quantidade crescente de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas unidades particulares, é cada vez mais necessário dividir a gestão de equipes entre médicos e enfermeiros.

Dessa forma, é possível dizer que a Gestão em Enfermagem é uma das profissões do futuro. Sem esses gestores, seria praticamente impossível organizar a rotina hospitalar ou clínica de maneira eficiente, o que geraria um verdadeiro caos nos atendimentos e na experiência do paciente.

Assim, essa é uma profissão que traz muitas oportunidades, especialmente para os profissionais que se dedicam a cursar especializações ao longo da carreira.

Por que fazer especializações?

Com as especializações, é possível se manter sempre competitivo em sua carreira. Novos profissionais continuarão se graduando e é importante que o seu conhecimento seja tão atualizado quanto o deles, não é mesmo?

Além disso, as especializações permitem que você possa abrir mais portas em sua carreira. Podem, por exemplo, envolver nichos específicos e ajudá-lo a atuar em uma área particular de interesse. Há vagas e colocações que são oferecidas apenas aos especialistas em um determinado assunto.

Portanto, o enfermeiro que faz uma gestão voltada à área de saúde, tem uma contribuição mais acentuada, devido ao conhecimento das operações da saúde e da rotina da instituição em que trabalha. Dessa forma, com os investimentos na saúde pública e privada, essa função se torna ainda mais relevante e promissora para os profissionais.

Se você tem interesse em seguir a carreira em Enfermagem, dê uma olhada em nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter) e fique por dentro de todas as novidades!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.