Passar no vestibular não é fácil. Exige muita dedicação e até alguns sacrifícios. No entanto, com uma gestão de tempo eficaz, é possível se preparar melhor, conseguir mais eficiência no aprendizado e até mesmo aproveitar a vida social.
Mas o que é gestão de tempo? É conseguir empregar melhor o horário para cumprir um maior número de tarefas. Ou seja, administrar o tempo para alcançar melhores resultados e otimizar seu rendimento. Para quem vai prestar o vestibular, essa é uma capacidade essencial para aumentar as chances de sucesso.
Hoje, com cada vez mais conteúdo, concorrência acirrada, como também as dúvidas e medos do aluno, é preciso conseguir se preparar para a competição e garantir sua vaga no curso escolhido. Por isso, veja, na continuação de nosso artigo, 6 excelentes dicas de como administrar melhor seu tempo e render mais nos estudos!
1. Trabalhe com o método Pomodoro
Uma das técnicas de gestão de tempo mais conhecidas e eficazes é o método Pomodoro. Essa forma de otimização do tempo foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final da década de 1980 e ficou famosa por ajudar na concentração aliada a descanso, com mais disciplina.
Na prática, consiste em usar um cronômetro para dividir a atividade em períodos de 25 minutos de concentração e dedicação, com intervalo de 5-10 min de descanso. Segundo o idealizador da técnica Pomodoro, o tempo de 25 minutos é ideal para manter a devida concentração em uma única tarefa e o intervalo ajuda a fixar o conhecimento na mente.
Assim, é possível otimizar os estudos e garantir melhores resultados na retenção do conteúdo. Outra dica dentro desse método para estudantes é alternar as matérias para obter melhores resultados.
2. Faça mapas mentais
Uma segunda técnica muito útil para a gestão de tempo nos estudos é fazer mapas mentais do conteúdo. Isso ajuda a fixar a matéria e também serve como um bom guia nas revisões. Com um mapa mental, é possível estabelecer também conexões mais claras entre os conhecimentos.
Para fazer um mapa mental, é preciso construir uma sequência de informações condensadas em tópicos, que se conectam umas com as outras, elucidando e mostrando uma conjectura lógica. Isso ativa a memória com mais facilidade e agiliza os processos de estudo e revisão de conteúdo.
3. Crie listas de prioridades
Outra técnica muito importante e comum de gestão de tempo é utilizar a lista de prioridades com base na urgência e importância da atividade. Para isso, é preciso categorizar as matérias, exercícios e atividades de estudo em urgentes, ou seja, que precisam ser vistas o mais rápido possível, e as importantes, que são mais relevantes para o conjunto.
Em uma tabela, indica-se nas linhas urgente e importante, assim como nas colunas. Isso formará 4 interseções: urgente e urgente; urgente e importante; importante e urgente e importante e importante, o que nos cria, em última análise 3 categorias de fato, visto que a segunda e terceira interseção são idênticas.
Assim, as tarefas que são urgentes e importantes devem ter prioridade máxima. Em seguida, as tarefas que são urgentes devem ser resolvidas, embora o ideal seja que não existam tarefas apenas urgentes. Por fim, deve-se dar atenção às tarefas importantes.
A lista de prioridades ajuda na visualização do que deve ser feito e a ordem em que essas tarefas precisam ser realizadas; por conseguinte, é uma ferramenta de planejamento muito útil para quem precisa se organizar melhor.
4. Estabeleça metas
Uma das mais importantes dicas para uma gestão de tempo eficiente é estabelecer boas metas. Isso ajuda muito a direcionar os estudos e ter em mente o tempo que será preciso para alcançá-las. Esse tipo de foco é muito importante para quem deseja passar no vestibular.
Uma meta não pode ser simplesmente uma frase genérica como “passar no vestibular”. Isso é a expectativa de todos. Objetivos devem ser específicos, determinados, com prazo e plano de execução. Assim sendo, uma boa meta seria “dominar as equações de primeiro, segundo e biquadradas em um mês”, por exemplo.
Portanto, escrever as metas das matérias a serem estudadas e revisadas pode ser uma ótima estratégia para ter consciência do esforço que deverá ser realizado e como manejar o horário para cumpri-las.
5. Organize os horários
Para uma gestão do tempo eficaz, é preciso ter horários organizados e uma rotina de estudos. Isso significa dividir o tempo para cada atividade, incluindo aqui os períodos de descanso, relaxamento e atividades físicas, por exemplo. Delimitar os horários de estudo é muito importante para se organizar e conseguir cumprir todo o conteúdo. Inclusive, a tecnologia e os apps podem ser grandes aliados nisso.
Duas dicas excepcionais e pouco exploradas quanto à organização de horário são:
- deixar janelas em branco para imprevistos;
- não extrapolar o horário de um dia para compensar o de outro.
Assim, deixar uma janela curinga de uma ou duas horas por dia para lidar com eventualidades pode ser uma boa maneira de se preparar para o imprevisível. E caso não seja possível cumprir todo o conteúdo de um dia, é mais produtivo usar a janela do dia seguinte do que fazer horas extras de estudo, que apenas servirão para gerar mais cansaço e ansiedade.
6. Tenha períodos de descanso
Tão importante quanto determinar o tempo de estudo é separar um tempo para descanso, exercícios físicos e lazer. Muito importantes para os estudos, ajudam no rendimento como um todo e na melhoria da retenção de conhecimento.
Uma recomendação geral é estudar de segunda a sábado e deixar o domingo como um dia livre. Estabelecer também, durante a semana, uma ou duas noites de folga, para fazer coisas relaxantes como ver Netflix, pode ser uma boa ideia. Além disso, adequar o horário para incluir uma rotina de exercícios físicos é essencial para manter o equilíbrio do corpo como um todo.
Passar no vestibular exige uma grande dedicação por parte do aluno. É preciso pensar estrategicamente, escolher o curso correto, programar os estudos e revisões das matérias e se organizar para conseguir dar conta de tudo isso. Logo, a gestão de tempo é uma habilidade primordial para qualquer estudante, para conseguir otimizar o rendimento.
Tem alguma outra dica de gestão de tempo? Ou ficou com alguma dúvida sobre as que mostramos? Converse conosco, deixe seu comentário abaixo!
No Comments