Todos fomos pegos de surpresa pela pandemia de Covid-19. De uma hora para a outra, todo o mundo parou e começou a passar por momentos difíceis, tanto em relação à doença e às perdas de milhares de vidas quanto à adaptação em inúmeros setores, incluindo a educação.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a vacinação já permitiu que algumas escolas e instituições de ensino superior voltassem a funcionar. E agora? O que esperar do futuro da educação? Quais foram os impactos da pandemia no ensino?
Essa dúvida será respondida ao longo das próximas linhas. Por isso, continue a leitura e saiba o que esperar da educação nos próximos anos. Vamos lá?
Quais foram as principais mudanças na educação com a pandemia?
Com o aumento dos casos de Covid-19, a educação se viu frente a um impasse: continuar as aulas e expor professores, funcionários e alunos ao risco de contágio ou iniciar um regime de aulas remotas?
Evidentemente, a última alternativa foi a escolhida. No entanto, por ser um processo emergencial e sem planejamento, acarretou muitos problemas e dificuldades ao longo do caminho.
No segundo ano de pandemia, a situação se tornou um pouco mais estável, e tanto os professores, quanto os alunos e as instituições passaram a trabalhar com mais segurança e planejamento. No entanto, por mais de um ano, a educação foi remota em boa parte do país.
O que aprendemos nesse período?
Algumas lições desse período, para o futuro da educação, mostram que:
- é preciso ter um planejamento voltado para situações atípicas;
- o uso da tecnologia no ensino deve ser algo constante, a fim de evitar estranhamento em situações fora do comum;
- a tecnologia é benéfica e pode ser utilizada para promover ótimos resultados, mesmo nos cursos presenciais;
- é fundamental trabalhar o letramento digital dos alunos, ou seja, o seu contato com as plataformas digitais;
- educadores também precisam estar atentos às tendências tecnológicas;
- a educação envolve, também, empatia e respeito às diversidades, inclusive no que se refere ao acesso à internet e dispositivos digitais;
- o ensino remoto pode funcionar, desde que seja bem planejado. Ele traz, inclusive, muitos benefícios, como o aumento da flexibilidade, da autonomia e do autoconhecimento dos estudantes.
O que podemos esperar do futuro da educação pós-pandemia?
Agora, vamos conferir algumas possíveis tendências para o futuro da educação. Veja!
Uso da tecnologia
Ao que tudo indica, o uso da tecnologia se tornará uma constante na educação nos próximos anos, mesmo em cursos que trabalhem exclusivamente o conteúdo presencialmente.
Educação voltada ao digital
A educação também trará um foco maior no âmbito digital, preparando os estudantes, desde cedo, a lidar com os conceitos tecnológicos.
Valorização do EAD
A educação a distância se fortificou ao longo da pandemia, mostrando que veio para ficar e que é uma alternativa viável para um ensino de qualidade.
Desenvolvimento de soft skills
Soft skills são competências socioemocionais, como a empatia, a habilidade de trabalhar em equipe e muito mais. São cada vez mais relevantes para os empregadores, e desenvolvê-las também faz parte do ensino.
Como podemos ver, o futuro da educação reserva muitas novidades. Com a pandemia, descobrimos que precisamos estar sempre atentos às tendências e constantemente trabalhando a capacidade de adaptação. Assim, estaremos prontos para enfrentar qualquer obstáculo que surgir pelo caminho.
Para continuar por dentro das novidades da educação e não perder nenhuma informação, siga a FPM nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn. Aguardamos a sua visita!
No Comments