Dicas sobre carreira, Enfermagem

Filmes sobre enfermagem que todo futuro profissional deve assistir

agosto 6, 2019
filmes sobre enfermagem
Tempo de leitura 6 min

Você está pensando em seguir a área da saúde nos estudos? Alguns filmes sobre enfermagem podem ajudar a desvendar mitos da profissão e entender melhor como é o trabalho feito. Hoje mostraremos 8 películas que tratam de diferentes temas, mas que apresentam pontos principais para quem pensa em ser enfermeiro ou enfermeira.

Cuidado com o próximo, atenção a situações familiares e sociais, auxílio para o bem-estar e saúde — tudo isso é necessário para formar um profissional completo da enfermagem. Quando for assistir aos filmes, tente utilizar o aprendizado baseado em problemas para compreender como é a dinâmica exigida nesse trabalho.

Vamos para o cineminha em casa? Prepare a pipoca e boa leitura!

Filmes sobre enfermagem: veja a nossa lista inspiradora

filmes sobre enfermagem

Rain man

  • Ano: 1988;
  • Direção: Barry Levinson.

Se você não assistiu a esse filme, com certeza já ouviu falar. Trata-se de dois irmãos que se conhecem só na idade adulta em meio à disputa pela herança do pai. Tom Cruise interpreta o filho que nunca se relacionou bem com seu progenitor e acaba descobrindo um irmão autista, vivido por Dustin Hoffman.

No meio de uma viagem muito conturbada, ambos passam a se conhecer melhor, assim como a compreender mais sobre o mundo do outro. A história nos mostra como as pessoas podem ser diferentes, mas ainda assim buscarem pelas mesmas coisas, como afeto e aceitação. O papel do enfermeiro é fundamental como interventor e intermediário nessa busca para pacientes autistas.

Patch Adams

  • Ano: 1998;
  • Direção: Tom Shadyac.

Esse filme é emocionante e conta a história real de um médico irreverente e que decidiu inovar no tratamento de seus pacientes. O Dr. Hunter Doherty “Patch” Adams foi um dos pioneiros a afirmar que profissionais da saúde não deveriam apenas tratar as doenças, mas as pessoas.

Distribuindo amor e arrancando sorrisos, o filme nos mostra como é estar de ambos os lados de instituições psiquiátricas. Além disso, a história nos lembra como a saúde não lida apenas com o físico, com aquilo que vemos, mas com outras coisas mais complexas para o ser humano, como a alma, as emoções e nossa mente.

Bicho de sete cabeças

  • Ano: 2001;
  • Direção: Laís Bodanzky.

Esse filme brasileiro tem Rodrigo Santoro como protagonista. A película conta a história de um relacionamento familiar conturbado e que culmina com a internação involuntária do personagem principal. A trajetória mostra como é o papel dos profissionais da saúde nesse tipo de intervenção e como os enfermeiros vão além de meros cuidadores, ajudando a dissolver conflitos.

Apesar de o filme ter quase 20 anos, a temática ainda é recente, visto que nesse ano de 2019 foi restaurada a política de internações involuntárias para dependentes químicos.

Mar adentro

  • Ano: 2004;
  • Direção: Alejandro Amenábar.

O filme conta a história de Ramón Sampedro (Javier Bardem), um homem que está tetraplégico há 28 anos e luta pelo direito de terminar a própria vida. A narrativa é cheia de lágrimas e momentos inspiradores: um ótimo filme sobre enfermagem para quem deseja embarcar nessa jornada de auxílio ao próximo.

Além de mostrar os cuidados necessários com pacientes deficientes físicos, mostra o lado da família e da sociedade. Sendo uma discussão bem ampla sobre um tema polêmico, Mar adentro mostra um panorama da enfermagem que pouco conseguimos ver por aí.

Mãos talentosas

  • Ano: 2009;
  • Direção: Thomas Carter II.

Este filme é muito inspirador para os estudantes de Enfermagem, pois mostra a história real do Dr. Ben Carson. A película nos mostra desde quando Ben era criança e tirava notas baixas na escola, desmotivado por problemas familiares e pobreza, até sua aposta no Ensino Superior e a chegada à direção do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, EUA.

Mediante determinação e disciplina nos estudos, o filme conta como é a trajetória para sair de um ambiente não tão favorável e ir ao encontro da realização dos seus sonhos. Observe como a experiência de vida do Dr. Ben também ajudou a formar o renomado profissional que ele se tornou.

Intocáveis

  • Ano: 2011;
  • Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache.

Muitas pessoas descobrem seu perfil profissional colocando a mão na massa, literalmente. É exatamente o que esse filme nos mostra, ao contar a história de um imigrante senegalês que é contratado como enfermeiro cuidador de um paciente com deficiência física. Mesmo sem formação, o personagem Driss (Omar Sy) se empenha para fazer o melhor e trazer bem-estar para Philippe (François Cluzet).

O principal ponto que chama atenção é que os cuidados necessários com os pacientes vão além de remédios, exames e controle da saúde. O bem-estar físico só é completo com o envolvimento real entre as pessoas. A cura pela palavra, pelo amor e pelo trato médico é uma lição valiosa desse filme sobre enfermagem.

Terapia de risco

  • Ano: 2013;
  • Direção: Steven Soderbergh.

Esse filme sobre enfermagem é um pouco mais denso que os anteriores e traz a história de Mara (Emily Taylor), uma mulher ansiosa e que tenta controlar os sintomas com remédios. O abuso de substâncias e o cuidado pontual do profissional da saúde no combate à dependência química e no equilíbrio emocional dos pacientes são mostrados de maneira única.

A enfermagem exige muita ética, aprendida na educação superior, e o filme consegue mostrar exatamente como é a dinâmica real dessa qualidade com as necessidades e conflitos que os pacientes apresentam. Nem sempre o que é melhor ou bom para os outros deve ser feito apenas por esse motivo. Na área da saúde, é essencial seguir preceitos e procedimentos para promover o bem-estar a longo prazo.

É interessante fazer uma reflexão do que você observa nesse filme e com o que outros do mesmo tema nos mostram, como Patch Adams. Você acha que um profissional da saúde, como Patch, seria a melhor opção para a personagem Mara, de Terapia de risco? Independentemente da sua resposta, entender as diferentes necessidades dos pacientes é a chave de tudo.

Para sempre Alice

  • Ano: 2014;
  • Direção: Richard Glatzer e Wash Westmoreland.

Com interpretação principal de Julianne Moore, o filme mostra como a personagem lida com a descoberta do Alzheimer em si mesma. É possível ver como isso impacta a família, além de como uma professora de Linguística passa por essa transição entre “ter uma boa memória” e precisar de cuidados para não ficar sozinha em casa.

O papel dos cuidadores e enfermeiros no tratamento do Alzheimer é crucial para o bem-estar dos pacientes. Tente observar como é o trato com questões sensíveis e que vão além da saúde, como as medicações. A enfermagem é uma carreira completa que trata de várias gamas do indivíduo, como o fator familiar, exigindo inteligência social do profissional.

Trabalhar na área da saúde requer de muitas habilidades aprendidas na faculdade. Esses filmes sobre enfermagem nos mostram várias dessas habilidades entrando em sincronia para trazer bem-estar e saúde para os pacientes — muitas vezes por métodos nada tradicionais. A ideia principal é ser um porto seguro para quem confia a própria integridade nas mãos desses profissionais, mesmo que seja com um sorriso.

Se você está pensando em abraçar essa profissão, saiba que existem muitas formas de trabalhar com a Enfermagem! Conheça a carreira militar para enfermeiros e enfermeiras!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário