O momento de ingressar em um curso superior é muito especial. Afinal, essa é uma fase completamente nova da vida do estudante, em que ele viverá experiências únicas. No entanto, esse é também um período recheado de dúvidas e uma das mais frequentes é: escolher uma Instituição pública ou particular?
Não há uma resposta certa para essa pergunta. A verdade é que essa é uma escolha bem particular, mas que pode ser vantajosa em ambas as situações. Tudo depende do estudante, dos seus objetivos e das suas necessidades!
Então, vamos descobrir como funciona cada uma delas? Assim, você poderá fazer uma escolha muito mais acertada para o seu futuro. Boa leitura!
Como funcionam as instituições pública e particular?
A universidade pública é um tipo de instituição, cujas mensalidades não são pagas. O ingresso para esses cursos é feito a partir de vestibulares, podendo ser pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou provas da própria instituição.
No caso das universidades particulares, as mensalidades são pagas. No entanto, a grande maioria das instituições oferece bolsas parciais ou até mesmo integrais para ajudar os alunos a se manterem. Muitas delas são até mesmo concedidas a partir da realização do Enem, como é o caso do Prouni, programa governamental.
Quais são as suas vantagens e desvantagens?
Boa parte das instituições públicas traz uma educação de muita qualidade, com excelência no ensino e nas pesquisas, mas isso não acontece em todas elas. Algumas se encontram sucateadas por conta da falta de investimentos e não seguem as tendências educacionais da maneira adequada.
Outra desvantagem é a concorrência para ingressar nesse tipo de instituição. As vagas não são suficientes para a quantidade de candidatos, o que faz com que muitas vezes o estudante precise fazer anos de cursinho preparatório, algo que pesa no bolso.
Seja em universidade pública ou particular, o funcionamento é o mesmo. Há instituições boas, as que não seguem as tendências da educação e aquelas que se dedicam a investir em tecnologia, inovação e qualidade no ensino. É importante saber filtrar e encontrar as que trazem mais diferenciais para o currículo e para o aprendizado.
Quando falamos sobre boas instituições, as vantagens são:
- uma excelente qualificação;
- reconhecimento no currículo;
- mais flexibilidade nos horários;
- possibilidade de estudar à distância, entre outros.
Investir em uma instituição pública ou particular?
Como podemos ver, há ótimas instituições, tanto no âmbito público quanto no particular. Com as faculdades privadas, você consegue controlar melhor a própria rotina, conciliar os estudos e, ainda assim, ter uma educação de qualidade.
Se estiver buscando uma faculdade em Goiânia, considere estudar na Faculdade da Polícia Militar – FPM! Alguns de seus diferenciais são:
- ensino de qualidade;
- corpo docente preparado;
- investimento em inovação e tecnologia;
- matriz curricular aliada às principais tendências dos cursos;
- valores como a disciplina, o respeito, a cidadania e a ética.
Gostou de saber mais sobre os tipos de organizações acadêmicas? E aí, qual vai ser: instituição pública ou particular? Caso opte por uma graduação em instituição de ensino superior privada, não hesite em falar com a gente. Somos uma instituição com muitos diferenciais.
Se ficou interessado ou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo nessa nova fase de sua vida!
No Comments