Dicas sobre carreira

Vale a pena fazer uma faculdade a distância?

agosto 20, 2019
faculdade a distância
Tempo de leitura 5 min

Depois de decidir o curso superior, é hora de escolher em qual instituição estudar. Nesse momento, você vai se deparar com a possibilidade de fazer uma faculdade a distância. Essa modalidade traz diversos benefícios para os estudantes, que terão mais facilidade para conciliar a rotina e contarão com mais opções de cursos.

Você já conhece esse tipo de curso? Apesar de bastante comum, muitas pessoas ficam com dúvidas se vale a pena investir nessa modalidade de ensino ou se é melhor optar pelas faculdades presenciais.

Para esclarecer o assunto, preparamos este post explicando como funciona a educação a distância (EAD) e as vantagens que esse tipo de curso proporciona. Acompanhe!

Qual é a proposta da educação a distância?

A faculdade a distância é bastante semelhante às opções presenciais: ela segue a mesma matriz curricular e deve obedecer às exigências de carga horária definida pelo Ministério da Educação (MEC).

O grande diferencial é que o curso é feito online, sem exigir que o aluno compareça às instalações da universidade para acompanhar as aulas. Os professores disponibilizam as lições e os materiais por meio de uma plataforma da faculdade. Porém, as provas e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) podem exigir a presença do aluno para sua realização, dependendo das regras das universidades.

Quais são as vantagens de estudar na modalidade EAD?

Antes de decidir se vale a pena fazer um curso a distância, é preciso entender como essa modalidade de ensino funciona e as vantagens que proporciona aos estudantes. A seguir, explicamos as principais.

Qualificação profissional

Ter um curso superior é um grande diferencial para o mercado de trabalho e ajuda a desenvolver habilidades profissionais importantes. Além disso, o diploma da faculdade é um requisito obrigatório para diversas carreiras.

Muitas vezes, encontrar um curso próximo de onde você mora não é fácil, então a modalidade a distância é uma forma de aproximar as faculdades dos estudantes, aumentando as oportunidades para conseguir a qualificação profissional desejada.

Flexibilidade nos estudos

Sem dúvidas, essa é uma das principais vantagens da faculdade a distância. Como não é preciso comparecer às aulas presenciais, o estudante tem flexibilidade para organizar os horários de estudo da melhor forma, conciliando com o trabalho e outras atividades da sua rotina.

Se em uma semana você tiver problemas para se dedicar, poderá repor no fim de semana ou nas semanas seguintes, não tem problema. Basta seguir o cronograma de atividades fornecido pela universidade no início do período e ter atenção aos prazos.

Validade do diploma

Uma das principais dúvidas entre os estudantes trata da validade do diploma do ensino a distância ou se optar por essa modalidade trará algum prejuízo para o currículo ou para a carreira.

Como esses cursos têm o reconhecimento do MEC, não há diferença entre os diplomas emitidos no ensino presencial ou a distância. Você poderá usar seu diploma para montar o currículo, matricular-se em pós-graduações ou comprovar o cumprimento de requisitos para assumir cargos por meio de concursos, por exemplo.

Comodidade para se dedicar

faculdade a distância

Quem gosta de conforto e praticidade também verá vantagens na faculdade a distância. As aulas podem ser vistas em qualquer lugar: nas pausas do trabalho, em uma biblioteca ou na sua casa. Basta que você tenha acesso à internet para acompanhar todos os conteúdos.

Vale lembrar que, muitas vezes, a faculdade fica distante de casa, exigindo longas horas de deslocamento ou, até mesmo, a mudança do estudante. Esses são fatores influenciam no tempo disponível e na qualidade de vida do aluno. Quando você não precisa se preocupar em cumprir horários para a faculdade, fica bem mais fácil manter a tranquilidade e lidar com todos os compromissos.

Produtividade

A liberdade e a autonomia proporcionadas por essa modalidade de ensino permitem que você aumente a produtividade nos estudos. Cada aluno tem um ritmo de aprendizado, que pode variar de acordo com cada conteúdo. No entanto, em sala de aula, os professores devem repassar as matérias de modo que todos consigam acompanhar.

Ou seja, é comum se deparar com aulas que parecem mais longas que o necessário, enquanto o tempo poderia ser aproveitado em outras matérias. No ensino a distância, isso não é um problema. Tudo fica disponível online e o aluno acompanha os materiais de acordo com o seu ritmo, o que permite o aumento da produtividade e a otimização do tempo de estudos.

Custo-benefício

Como as aulas são repassadas por meio das plataformas online, reduzindo os custos envolvidos com infraestrutura e contratações, a faculdade consegue ofertar esses cursos por valores mais atrativos, sem que isso afete a qualidade do ensino.

Além de encontrar mensalidades acessíveis, você não precisará perder tempo ou investir dinheiro com o transporte, por exemplo. Como consequência, essa modalidade permite que o estudante reduza as despesas relacionadas aos estudos e proporciona um ótimo custo-benefício.

Como ter sucesso no ensino a distância?

Como o curso não conta com aulas presenciais e proporciona mais liberdade para o aluno organizar a rotina de estudos, é importante ter disciplina e fazer uma boa gestão do tempo para acompanhar todos os conteúdos e cumprir os prazos propostos para as atividades.

Quem deseja ter sucesso precisa organizar a rotina, definindo horários de estudo para acompanhar todas as aulas e ler os materiais indicados pelos professores. Apesar de não existir um controle de presença, ao deixar de acompanhar os conteúdos o aluno não conseguirá apresentar bons resultados nas avaliações.

Uma dica para ajudar com a rotina é montar um cronograma de estudos, organizando todas as aulas e atividades da faculdade, conforme a sua disponibilidade. Fazendo isso, você controla o seu desempenho e mantém o foco nas obrigações relacionadas ao curso.

Como vimos, a faculdade a distância é uma boa alternativa para quem deseja fazer um curso superior; porém, antes de optar por essa modalidade de ensino, é preciso avaliar todas as características com atenção para ver se ela é realmente adequada ao seu perfil.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar outros materiais como este, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog por e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário