Dicas sobre carreira

Procurando estágio remunerado? Descubra como conquistar uma vaga!

abril 10, 2020
estágio remunerado
Tempo de leitura 6 min

Saiba que para aprender, na prática, a profissão que você sempre quis seguir, é preciso investir em um estágio remunerado. A oportunidade profissional é a chance ideal para explorar habilidades, descobrir competências e começar a desenvolver-se no mercado de trabalho.

Sabemos o quanto essa questão é essencial para a formação dos jovens. Por isso, preparamos um artigo especial para que você entenda por que estagiar durante a faculdade é importante e ainda como é possível conquistar essa oportunidade. Ao final, você descobre em qual momento deve buscar essa experiência.

Acompanhe agora mesmo!

Por que é importante estagiar durante a faculdade?

Acredita que existem jovens que pensam que estagiar é uma bobagem? A verdade é que o estágio remunerado, como dissemos, é a oportunidade perfeita para que alunos possam desenvolver competências profissionais e vivenciar, na prática, tudo aquilo que é apreendido em sala de aula.

A oportunidade de fazer networking na faculdade prepara os jovens para os mais diversos desafios do mercado de trabalho, além de ajudá-los a evitar erros do início de carreira, sabia? Mas, os benefícios não param por aí. Confira, a seguir, outras vantagens de apostar no estágio remunerado:

  • desenvolvimento da maturidade profissional e pessoal;
  • ajuda na confirmação da escolha profissional;
  • promove independência financeira;
  • possibilita o conhecimento do funcionamento de uma empresa;
  • auxilia na inserção no mercado de trabalho;
  • possibilita a efetivação em uma empresa.

Como conseguir um estágio remunerado?

Agora que você já conhece as vantagens do estágio remunerado, chegou o momento de saber como conquistar essa oportunidade profissional. Vamos lá?

O mercado de trabalho transformou-se bastante nos últimos anos e, a cada dia mais, apresenta novos desafios e uma concorrência inegável. Por isso, é preciso garantir vantagens competitivas desde cedo para destacar-se e encarar a carreira que você sempre quis.

Veja, abaixo, como preparar-se para conseguir um estágio remunerado!

Faça networking

Embora o estágio remunerado promova networking, para conquistar a oportunidade profissional será imperativo investir nessa questão antes mesmo da contratação. Para tal, vale a pena conversar primeiramente com seus professores, coordenadores e até colegas de classe, pois eles podem indicar você para alguma vaga.

Lembre-se de que, na verdade, eles são a primeira rede de contato profissional que você conhecerá. Assim, é altamente recomendável iniciar um relacionamento saudável com eles desde cedo, tudo bem? Ademais, aposte no LinkedIn e em sites convencionais de anúncios de vagas e estágios.

Domine um segundo idioma

Dominar um segundo idioma é imperativo para garantir qualquer tipo de vaga no mercado profissional atualmente, independentemente do setor. Então, com um estágio remunerado não poderia ser diferente! O inglês ainda é a língua estrangeira mais requerida por recrutadores, seguido do espanhol.

Mas, antes de mergulhar nos estudos de outra linguagem, responda sinceramente: você domina plenamente o português? Saiba que diversos jovens ainda escorregam na comunicação escrita e interpretação de textos, além de cometer alguns erros gramaticais. Antes de dominar outra língua, será fundamental aperfeiçoar o português!

Powered by Rock Convert

Fale a verdade sempre

Mentir nunca é legal, especialmente se você está em um processo seletivo para um estágio remunerado. É por isso que sugerimos que sempre fale a verdade, afinal de contas, o recrutador checará todas as informações que você fornecer durante a entrevista. Nada de dourar a pílula ou inventar experiências profissionais: fale com honestidade para não se prejudicar no futuro e perder uma chance incrível. 

Desenvolva habilidades emocionais

Outra dica essencial é o desenvolvimento de habilidades emocionais requeridas pelo mercado profissional, como comunicação, resiliência, criatividade, comprometimento, trabalho em equipe e postura interdisciplinar.

A boa notícia é que todas elas podem ser facilmente trabalhadas durante a faculdade, enquanto você participa de atividades extracurriculares e, claro, dedica-se com afinco àquelas corriqueiras do seu curso. Bom, não é?

Elabore um bom currículo

Um bom currículo deve ser conciso e objetivo. A clareza das informações, na verdade, é um ponto fundamental para que o documento não seja descartado por recrutadores. Assim, recomendamos que inicie o currículo com seus dados pessoais, como telefone, e-mail, endereço etc.

Após, inclua seus objetivos e um resumo das suas qualificações e experiências profissionais, se tiver. Para deixar o documento mais atrativo, aposte em uma língua estrangeira, como dissemos, e em cursos complementares, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e até uma iniciação científica.

Faça uma iniciação científica

Falando em iniciação científica, você sabia que o programa permite que alunos da graduação tenham um primeiro contato com a pesquisa acadêmica? Além de enriquecer o currículo, ele incita o interesse de estudantes por técnicas e métodos científicos e é ideal para quem vislumbra seguir a carreira de professor universitário e/ou pesquisador. 

Descubra tudo sobre a empresa

Antes da entrevista, procure informações sobre a empresa que está oferecendo o estágio remunerado, como o ano de fundação, o ramo de atuação e ainda detalhes sobre a cultura organizacional. Essa é uma forma bem bacana de mostrar que você tem interesse em fazer parte do quadro de colaboradores do local.

Confira outras vantagens em apostar na iniciação científica:

  • mais embasamento para efetuar o TCC;
  • contato com docentes que orientam todo o processo do programa;
  • possibilidade de adquirir bolsas de auxílio e incentivo à pesquisa;
  • mais preparação para o mercado de trabalho;
  • melhora no rendimento acadêmico. 

Tenha um foco

Por fim, antes de sair distribuindo seus currículos, respire fundo e mantenha a calma. Não adianta enviar o documento para todo o tipo de empresa! Antes de qualquer coisa, é preciso relacionar seus interesses, verificar objetivos e buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil.

Talvez, seja interessante apostar um pouquinho em autoconhecimento nesse primeiro momento para entender onde você quer chegar. Com isso, você evita perder tempo com vagas que não têm nada a ver com você. Ir com calma é uma estratégia sábia para que você comece a se preparar para aquilo que realmente vale a pena. 

Quando buscar um estágio remunerado?

A resposta para essa pergunta é muito simples: quanto antes melhor! O estágio remunerado, como comentamos, é indispensável para que você aprenda na prática tudo aquilo que foi visto em sala de aula. Então, você pode, sim, buscar oportunidades desde o primeiro semestre, com o intuito de colher bons frutos tanto no futuro, como nos últimos períodos da faculdade.

Essas foram as nossas dicas para que você conquiste um estágio remunerado! Depois de entender mais sobre o assunto, ficou claro que a oportunidade é fundamental para preparar você para o mercado de trabalho e para a carreira dos seus sonhos, não é mesmo? 

Se você gostou do conteúdo, aproveite para seguir a Faculdade da Polícia Militar nas redes sociais e conferir outras dicas sobre carreira! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário