Se você quer entrar em uma faculdade, certamente já deve ter ouvido falar — ou, pelo menos, vai ouvir muito — sobre o estágio curricular obrigatório. Ele funciona como uma disciplina que o aluno deve cumprir em sua matriz curricular para se formar. Por isso, na maioria das vezes, conta-se com uma avaliação de bom desempenho desse estágio obrigatório.
A atividade é cumprida nos últimos semestres de um curso, e não é remunerada. Em suma, Estágio Curricular Obrigatório é aquele estabelecido no projeto pedagógico de curso (PPC), e sua carga horária é condição fundamental para a integralização do currículo do curso.
Quer saber mais sobre estágio curricular obrigatório e entender a sua importância para a carreira? Então, siga a leitura!
Por que o estágio curricular obrigatório é importante?
Na faculdade, o aluno terá contato com o conhecimento teórico e prático do curso escolhido. Porém, é diferente de uma rotina profissional e da vivência dos desafios que surgem no mercado de trabalho. O estágio curricular obrigatório aproxima o aluno das atividades comuns que ele vai encontrar no dia a dia da sua profissão.
Além disso, é uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, colocando em prática o aprendizado adquirido. Tudo isso, sob o acompanhamento de um professor e um profissional supervisor de estágio, aptos a conduzir o aluno durante as atividades, proporcionando o devido entendimento das particularidades da profissão.
Como o estágio curricular obrigatório prepara o aluno para o mercado?
Dada a importância do estágio curricular obrigatório para formação do estudante, justificando a sua essência para a conclusão do curso, não podemos deixar de citar o quão essa disciplina na matriz curricular é fundamental para preparar o aluno para o mercado de trabalho. Muitas empresas costumam dar preferência de vagas para quem já tem experiência. Por isso, uma das vantagens do estágio curricular obrigatório é formar o aluno com vivência profissional.
Além disso, outro benefício é permitir ao estudante conhecer na prática como é a atuação de cada área dentro da profissão escolhida. Isso facilita para o aluno conhecer diferentes ocupações para depois entender em qual especialidade prefere trabalhar, bem como ganhar prática na ocupação atual, caso já esteja atuando na área que deseja seguir.
O estágio curricular obrigatório, foi estabelecido pela Lei nº 11.788, de 25/09/2008, também conhecida como Lei do Estágio. Por isso, as Instituições de Ensino Superior firmam convênios com órgãos públicos ou privados, para realização do estágio curricular obrigatório, para a integralização do currículo do estudante no curso.
O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (Lei nº 11.788, Art. 1º, § 2º)
Por isso, a escolha de uma boa faculdade influencia não somente na formação, mas também na colocação no mercado de trabalho, junto a boas oportunidades profissionais.
Gostou do artigo? Então, você pode se interessar em saber como investir na sua carreira profissional, desde o início da sua graduação!
No Comments